Lilypie 1st Birthday Ticker

quinta-feira, abril 26, 2007

O Capitãozinho de Abril




18h24m, dia 25 de Abril de 2007... Gabriel nasce com 3,450 Kg e 50 Cm de altura.


Podia contar simplesmente a história toda desde o início de como começou a saga do parto, mas não quero privar a mãe de o fazer. Já Tiago não sou... sou o pai de um Capitãozinho de Abril (apelidado por um colega meu de trabalho) que se chama Gabriel.


A Mãe está ainda a recuperar (muito bem por sinal) da cesariana a que foi sujeita. O bébé é um gordo que tem muita fome e muito sono (Espantoso não é?). É muito parecido com a mãe quando ela era bébé e segundo alguns é da mãe acima do nariz e do pai para baixo. O Nariz esse é meu. E ninguém me o tira.


Espera-se que este fim-de-semana o Gabriel venha para casa conhecer os manos Lyra e Astra. Até lá desculpo-me com cansaço e falta de tempo deixando-vos a todos com um doce para já... algumas fotos da criança: http://www.flickr.com/photos/celta/


Abraços e Beijinhos para todos do Gabriel.


terça-feira, abril 24, 2007

40 semanas (e 1 dia)


40 semanas
Originally uploaded by Morgy.

Hummm, será o rolhão a sair?

If you pass the mucus plug that blocks the cervix, labour could be imminent - or it could be several days away. Still, it's a sign that things are moving along.

Ando mais gulosa que nunca :D Ontem o lanche foi assim:

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, abril 20, 2007

mais bolos

Mais do que a geração babyblog de que fala a sónia, os nossos filhos são os sortudos da geração "bolos da célia".
Depois de uma vida inteirinha cheia de bolos de aniversário sem jeitinho nenhum, sem sabor e com aquelas coberturas horrorosas, agora a vida é muito mais doce com aqueles bolos lindos e maravilhosos.
Será que ainda chegamos ao aniversário do andré? Cátia, se por acaso já não formos tens que guardar uma fatia para mim e para o gabriel!

Etiquetas: , ,

depois da consulta

Volto muito mais contente. Um CTG fantástico com um miúdo cheio de vitalidade e nada de contracções, se bem que ao princípio se tenha posto a dormir. Estava a deixar-me ficar mal, ele que se irrita logo com as sondas pôs-se a dormir! Mas é compreensível, um badocha como ele depois de almoço tem mesmo é de dormir a sesta!
Com a ecografia tudo excelente e finalmente mais um daqueles toques violentos. Sangue, muito sangue. Colo fechado à chave* e a cabeça do miúdo lá muito em cima (e eu a subir pela marquesa).
Temos um novo prazo para o gabriel se decidir**, como tal ainda vamos aqui andar mais umas semaninhas. E vimos com a recomendação de muito sexo para os próximos dias, vamos lá ver a festa que vai ser.
O médico também lá me tranquilizou um bocadinho em relação a coisas como o cordão à volta do pescoço. Também tenho que me seguir pela actividade do gabriel e já sei que se ele abrandar eu vou logo a correr para as urgências. A ver se agora deixo de estar sempre tão aborrecida e invento mais coisas para fazer.

*pois é mamã.kity nada de colo apagado, este miúdo só sai à força!
**tal como o médico disse ainda hoje, se o colo não estiver favorável é mais complicado fazer indução (eu já sabia, mas fiquei muito contente de ele o dizer sem perguntarmos nada)

Etiquetas: ,

quinta-feira, abril 19, 2007

update aos bolos

Fui logo a seguir lanchar umas torradas com manteiga e doce de banana e passou-me o desejo :)

Etiquetas: , ,

o bolachudo pede-me bolos

Apetece-me uns donuts. Daqueles tradicionais com aquele molho transparente e pegajoso à volta. Ou uns donettes, pequeninos e com chocolate. Uma tarte de maçã, ou melhor ainda uma tarte tatin. Um mil folhas, uma bola de berlim com creme, um palmier recheado ou daqueles cobertos com creme.
Apetece-me um bolo cheio de creme e açucar, ou então com doce de xila (é xila ou gila? nunca sei!). Se for às compras agora já sei que como uma tarte de maçã inteira e um pacote de donuts sozinha, errrmm e uma embalagem inteirinha de sortido hungaro com geleia! E estou aqui a controlar-me a ver se me esqueço do desejo porque o puto já é gordo o suficiente...
(e ainda temos montes de chocolates cá em casa da páscoa, mas isso não me apetece)

E já agora uma adenda ao post ali de baixo. Eu não estou nervosa, nem ansiosa, nem nada que se pareça. Tou aborrecida, chateada, a ver as moscas pousar.

Etiquetas: , ,

tudo na mesma, como a lesma

Os dias começam a custar. Não é tanto a ansiedade de que toda a gente me fala, é o aborrecimento. Não acontece nada. Não aparece nenhum sinal de que alguma coisa possa acontecer. Nada de nada. Isto causa uma frustração tremenda.
Para ajudar à festa chegam os telefonemas preocupados e bem intencionados da família e amigos. Tenho que passar os dias a repetir ao telefone: não, ainda não nasceu, estou bem, não se passa nada. Nada, não se passa nada.

Continuo sem perceber o que são contracções, sejam elas de braxton hicks ou the real thing. Passo os dias a apalpar a barriga a tentar perceber se se passa alguma coisa. Agora está rijo, hummm mas se calhar não é rijo o suficiente, epá que peso, que pressão aqui, deve ser só o bebé... enfim, não se passa nada.
De rolhão mucoso também não vejo nada... é obrigatório que sai sempre antes?

Amanhã lá vamos para mais um CTG e consulta. Eu passo os dias dividida entre aceitar a data de indução proposta pelo médico ou tentar negociar outra, uns dias ou uma semana mais tarde. Dividida porque, se por um lado não quero fazer indução, por outro quero o gorducho cá fora. Por um lado pesam-me todos os pros e contras de uma indução, por outro um medo enorme que aconteça alguma coisa ao miúdo nestes últimos dias.

E depois ainda vem aquele sentimento de fracasso. Cheguei até aqui e agora não consigo pôr o miúdo cá fora... Tretas, tretas, fizemos um bochechudo tão giro aqui dentro da barriga, se for preciso obrigá-lo a sair, olha paciência. O importante é ele estar bem. Mas mesmo assim parece que o meu corpo não sabe o que é para fazer agora.

Na semana passada ainda fantasiava com a ideia de ir à consulta e descobrir-se que afinal o colo já estava não sei quantos dedos dilatado e que eu até já tinha contracções certinhas. Agora já estou sempre à espera do: colo fechado, nada de contracções. Nada. É que não se passa nada!

Etiquetas: , , ,

terça-feira, abril 17, 2007

3,5Kg

Ou para ser mais precisa 3487gr de peso estimado. UI!!!
Se por um lado a estimativa de peso pode ter um erro de +/- 870gr a cara ultra bochechuda que está dentro da minha barriga não engana ninguém.
Tenho aqui um badocha, um gôdo!

De resto tudo óptimo, bom líquido, perfil biofisico 8/8. A placenta está velha mas não há dúvida de que o alimenta muito bem.

PS. o pai pôs uma foto do bochechas lá no blog dele... ora ide lá espreitar!

Etiquetas: , ,

segunda-feira, abril 16, 2007

39 semanas | 9 meses

39semanas

Antes de engravidar informei-me muito e muito sobre gravidez, mesmo assim não estava preparada para o que aí vinha. Vi as minhas amigas passarem por gravidezes sem grandes problemas e achei que não havia de ser muito diferente.
Sempre idealizei trabalhar até ao último momento, ser uma grávida cheia de energia e ter o parto por volta das 38 semanas.

O primeiro trimestre foi dos mais felizes e dos mais ansiosos. O tempo custava muito a passar, o cansaço extremo marcou este período, nunca enjoei, mas também não suportava o cheiro a comida. E as dores nas costas que eu achava serem exclusivas do fim da gravidez, apareceram logo às 5 semanas.

Foi por volta das 11 semanas que comecei a pintar o quarto do gabriel. Muitos acharam que era muito cedo para o fazer, como é que podes pintar o quarto quando nem sabes se é menino ou menina? Mas não foi nada cedo, foi precisamente na altura certa. Umas semanas mais tarde e teria sido impossível fazê-lo.

O segundo trimestre tantas vezes apelidado de "estado de graça" foi a pior altura da gravidez. Às 18 semanas fui internada com uma infecção no rim direito e passei cerca de um mês em casa. Mas foi igualmente no dia que fui às urgências, o primeiro dia que senti o gabriel a mexer.

Depois de passar várias semanas a trabalhar alguns dias a partir de casa, com a chegada do 3º trimestre vim definitivamente para casa. Continuei a trabalhar mais algumas semanas até à semana 33 que marcou o início da "baixa". Sentia-me muito cansada e as dores nas costas eram cada vez mais insuportáveis.

Começaram a aparecer esporadicamente umas dores no rim esquerdo e eram exactamente iguais às dores de cólica renal da infecção às 18 semanas. Quando as dores pioraram lá fomos novamente às urgências e apesar das análises não revelarem nada tomei à mesma o antibiótico. Haviam várias teorias, podia ser um princípio de infecção ou serem contracções. Depois de me ter quase convencido de que eram contracções agora acho que se tratava mesmo do início de mais uma infecção no rim. As dores no rim já praticamente desapareceram e quando aparecem já é só uma moinha muito leve. E seria muito estranho serem contracções só do lado esquerdo.

Enfim, chegamos às 39 semanas, e eu nunca pensei chegar aqui. A palavra de ordem é "colo fechado". O gabriel sente-se bem na piscina privativa e não quer nascer. E eu começo a ouvir uma das palavras que eu não queria ouvir na gravidez: indução.

O miúdo tem mais uns dias para se decidir a sair sózinho, e eu tenho mais uns dias para me mentalizar de que vou provavelmente fazer a indução, com tudo a que isso dá direito: soro desde o princípio, mais dor, vários reforços de epidural, mais demorado. E se por um lado as mexidelas constantes do gabriel são bastante tranquilizadoras, uma placenta já em grau 3 não é (mesmo o médico dizendo que é normal para este tempo de gravidez).

Nas próximas semanas já vou ter o meu bebé cá fora, mas preferia mesmo que ele saisse sozinho em vez de termos de efectuar a ordem de despejo. Por isso, vê lá se te decides miúdo!

miminho

Etiquetas: , ,

Eco fora de tempo

Vamos hoje fazer uma ecografia à Clínica Maternus. O objectivo é ver bem o estado do bebé e ter uma estimativa do peso. O meu receio é que esteja muito grande, ou muito pequeno.
Muito grande porque como disse o médico, a barriga já é jeitosa e a mãe não é muito grande.
Muito pequeno porque desde que ouvi pela primeira vez "calcificações na placenta" que tenho medo que esteja envelhecida e não alimente o bebé como deve ser.
Mas considerando o tamanho da barriga e o peso que tenho aumentado, o miúdo deve estar mesmo a ficar enorme. Ui!

Etiquetas: , ,

segunda-feira, abril 09, 2007

Top Ten

Etiquetas: ,

38 semanas

Há umas semanas comecei a ter esporadicamente umas dores no rim. São tal e qual as dores de cólica renal, embora menos intensas e passam mais depressa. Mesmo assim, de vez em quando deixam-me de rastos. A médica já disse que podem ser contracções. Nos últimos dias aparecem mais vezes. Mais do que a dor intensa, o que realmente me incomoda é saber que a única forma de as aliviar é ficar sentada numa determinada posição quietinha. Comecei a perguntar às recém ex-grávidas que conheço onde e como eram as dores das contracções.

Hoje reli isto As contracções mantêm alguma periodicidade misturadas com dores intensas nos rins e na coluna. e lá se fez um pouco mais de luz. E também li isto Agora, continuo perplexa com a energia que tenho apesar das dores nos "rins", os esticões que me param a perna e as contracções "falsas" por causa dos movimentos violentos da T.. Agora que já me convenci de que devem ser mesmo contracções tenho um novo mantra: vá gabriel, para baixo, a saída é para baixo!

E ontem sonhei que dava de mamar ao Gabriel pela primeira vez, vá lá puto, já está tudo pronto à tua espera*, vê lá se descobres a saída :)

*Mas hoje ainda não ok? A mãe ainda tem de ir amanhã fazer a depilação ;)

Etiquetas: , ,

sexta-feira, abril 06, 2007

a barriga

Vejo-me ao espelho e vejo um ovo com cabeça, pernas e braços. Ao sentar-me no sofá, se me deixar cair para trás sinto-me como uma tartaruga virada ao contrário... a dar aos pés e braços a ver se se consegue virar. Olho para a barriga e vejo sempre uma bola :) a minha bolinha.
No início da gravidez via sempre uma barriga muito maior que a que todos os outros viam. Agora ao chegar ao fim, vejo-a muito mais pequena que os outros. Acho-a sempre pequenina, a minha bolinha.
No outro dia na fila do supermercado, estava atrás de mim uma senhora grávida e a filha praí com três anos: oh mãe, esta senhora também está grávida como tu? É que tem uma barriga muito maior que a tua!!!! ;)

Etiquetas: ,

quarta-feira, abril 04, 2007

37 semanas - CTG + consulta

O CTG
A enfermeira Filomena estava a ficar desesperada com o mexilhão que eu tenho dentro da barriga. Não havia forma de o apanhar! Lol! Chegou a andar com a sonda pela barriga toda e nada de coração do gabriel. Ela lá dizia: ai este dançarino!
Eventualmente comi uma barrita de cereais e tive de ficar muito quietinha numa posição altamente desconfortável para ver se o senhor gabriel não se mexia muito.

A Consulta
O CTG está óptimo, zero contracções* e o miúdo está muito bem.
A tensão está boa (110 / 77) e o peso idem (63,5Kg). Como entretanto já temos consulta combinada na CUF já só devo voltar à médica depois do parto (15 dias depois do parto).


*eu não dizia que o miúdo não está com vontade de sair?

Etiquetas: , , ,

37 semanas


37 semanas
Originally uploaded by Morgy.

E finalmente uma foto de jardineiras. Estas calças foram definitivamente a minha melhor compra na gravidez. Comprei-as estava com 6 semanas e continuam a servir-me perfeitamente. E como as ancas nem alargaram muito, nem sequer preciso apertar nos botões mais largos :D
Sinto-me como um humpty dumpty, um verdadeiro ovo ambulante. Hoje pela primeira vez notei que os meus pés começam a estar inchados. A minha mãe e o tiago já dizem que a barriga está descaída, a mim parece sempre na mesma, mas até a vizinha do lado ao encontrar-me no elevador me diz que a barriga já está descaída.
Hoje é dia de CTG e consulta, logo vemos quais serão as novidades, mas cá para mim isto ainda deve estar atrasado, tenho a sensação que o gabriel vai ser teimoso como o pai* e eu não quero nada ter de fazer uma indução :(
O gabriel tem andado muito inquieto, ou pode ser simplesmente falta de espaço e eu sinto uma revolução de cada vez que se mexe. Às vezes é até um bocado incomodativo, mas ele até podia estar a encher-me de nódoas negras que prefiro sempre isso a tê-lo quieto. Estou até já tão habituada às mexidelas constantes que se fica quieto um bocado começo logo a ficar preocupada e a querer que ele mexa.

*eu nasci às 38 semanas, mas o tiago só nasceu às 42!

Etiquetas: , ,

37 semanas II

Já há umas duas semanas que de vez em quando sentia uma dorzinhas em tudo igual às cólicas renais mas de baixa intensidade. O início das 37 semanas foi brindado com uma noite semi acordada com dores nos rins. Andei bem durante o dia, só com algumas moinhas, mas à noite voltaram as dores e acabamos por fazer uma viagem ao hospital. Acaso dos acasos estava de banco o "meu" médico e tudo. É uma sensação de segurança tão grande ter alguém conhecido a tratar de nós. Foi engraçado porque não sabiamos que o médico lá estava e depois ouvimos uma voz familiar a chamar "claudia". Afinal ainda não era para nós, mas era mesmo o "nosso" médico!
Fez-me mais um toque, daqueles que já se fica a sangrar, demorou imenso tempo na ecografia, tanto que já estava a ficar preocupada, e ainda me viu o colo do útero com a sonda. Tudo fechadinho e com óptimo aspecto. Os murrinhos da praxe nos rins nao foram lá muito conclusivos. Algumas dores do lado esquerdo (onde estou a sentir as dores), mas nem muito fortes, nem exactamente na zona renal. Ainda fizemos análises. As enfermeiras não sabem tirar sangue e foi um drama tremendo. Largos minutos com a agulha espetada no braço a escaranfunchar à procura da veia. As dores eram tantas e eu cada vez mais nervosa que às tantas já não saia sangue nenhum. Depois escaranfuncharam a mão... nada nem uma pinguinha, só muitas dores. A enfermeira novinha teve que ir chamar a chefe. A chefe mais parecia uma personagem dum filme, grandalhona e com ar de má. Lá me voltou a espetar a agulha pelo meio do braço e conseguiu tirar mais um bocadinho de sangue antes de as minhas veias voltarem a bloquear com o stress. Tenho quase a certeza que foi esta enfermeira que me colocou o soro quando estive internada e também foi ela que me tirou do ctg no outro dia.
Tivemos que ficar à espera pelo resultado das análises, depois o médico ainda me fez ecografia aos rins, mas para variar estavam óptimos, sem dilatação e sem pedras. E a enfermeira chefe aproveitou eu estar a jeito e pela calada espetou-me logo uma pica. É o que dá o tiago avisar que eu tenho medo de agulhas. Vamos lá esclarecer uma coisa, eu não tenho medo das agulhas. Podem dar-me injecções, vacinas, etc do que eu não gosto é de tirar sangue. E não gosto porque já sei que se a pessoa a fazê-lo não for muito experiente, não vai conseguir achar as minhas veias, e o que podia ser uma coisa de segundos, torna-se numa experiência traumática, dolorosa e muito demorada.
As análises não revelavam nada (what else is new?) comecei logo a tomar antibiótico e no dia seguinte voltei lá para fazer novamente análises. O médico ainda sugeriu eu ir ter ali e as enfermeiras tirarem mais sangue, eu perguntei logo senão podia antes ir ao laboratório!
Dia seguinte no laboratório e os técnicos que tiram sangue são todos novinhos, ai as minhas queridas senhoras do laboratório de análises que já fazem isto há anos e anos! A moçoila ainda teve de procurar um bocadinho, mas não me magoou muito e até foi relativamente rápida.
Resultado: onde eu costumo fazer análises nota 20, a moçoila do lab do hospital nota 14, as enfermeiras nota negativa!
As análises continuam todas normais, mas vamos continuar com o antibiótico e ir às urgências e ligar ao médico caso apareçam mais dores, ou febre ou coisas assim.
Depois do toque fiquei com o corrimento acastanhado, suponho que seja normal. O estranho é que também tenho um bocadinho de molhado com um cheiro muito estranho. Cheiro a sexo, enfim, a esperma! E agora fiquei com receio que sejam perdas de líquido amniotico. Logo vemos, já que de tarde vamos a ctg a consulta.

update pós ctg + consulta:
As dores até podem ser contracções, até porque é estranho serem sempre à noite. Quanto ao corrimento, é normal e pode já ser o rolhão mucoso de saída. Só vale a pena preocuparmo-nos se sair uma grande quantidade de líquido (e já o outro médico tinha dito a mesma coisa...).

update 2: não me parece que fosse o rolhão, primeiro não era muco, e segundo já parou há uns dias.

Etiquetas: , , , ,