Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, setembro 28, 2007

Plano de Alimentação - Diversificação Alimentar

Nos últimos tempos têm aparecido na caixa de comentários uma série de comentários dum tal (ou duma tal) de Anónimo. Este anónimo parece ser alguém que me conhece e aparentemente não gosta nada de mim. Descobriu este blog não há muito tempo e leu-o todinho em busca de todo e qualquer post onde pudesse fazer um comentário mais maldoso. Mas reparem o anónimo nem sequer é daqueles que vem para aqui dizer asneiras ou disparates, nota-se que é muito cauteloso e pensa bem antes de escrever o que quer que seja. O seu objectivo é claro, procurar qualquer coisa para me deitar abaixo. É no entanto alguém extremamente cobarde visto que nem é capaz de deixar um nome ou um contacto que indicie de quem se trata (não que isso interesse, apesar de ter uma ideia de quem é a criatura). Até agora tem sido tudo tão descabido que nem sequer me preocupo em arranjar resposta, mas agora sinceramente não resisto, até porque serve de explicação e referência para o futuro.

Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "sobre a sopa, ou será puré?":

isso, tira-lhe a água para fazer o puré que assim fica sem vitaminas nenhumas o que é mesmo bom! E junta-lhe a água de cozer o borrego que deve ser a coisa mais gordurosa que pode haver, altamente recomendado pelos pediatras, ainda para mais para um bebé tão pequeno!
pelos visto não andas a aprender muito com a carrada de informação teórica que lês...


Sobre a perda de vitaminas, é um facto que se perde sempre qualquer coisa, mas precisamente por isso ainda bem que eu cozinho os alimentos a vapor em vez de cozer!

Steaming also results in a more nutritious food than boiling because fewer nutrients are destroyed or leached away into the water (which is usually discarded). in Wikipedia

Sobre a carne de borrego, o anónimo certamente não tem filhos, senão já saberia que é geralmente a carne recomendada por quase todos os pediatras para introduzir na alimentação dos bebés. E se calhar até é por causa do tipo de gordura?

Qual a importância da carne?
A importância da carne reside principalmente no seu conteúdo de proteínas, com alto valor biológico, ou seja, com grande valor nutricional, garantindo que a criança tem os aminoácidos essenciais para o seu crescimento. Para além disso, a carne é uma importante fonte de ferro e de vitamina B12, elementos muito importantes para todos os sistemas do organismo, como o sangue ou o sistema imunológico.
A carne contém uma grande quantidade de ferro, fácil de absorver, e são também bons reservatórios de zinco, um mineral a que se dá cada vez mais importância pois a sua carência provoca atrasos de crescimento, má cicatrização e diminuição das respostas do sistema imunitário.
A carne deve ser iniciada com o primeiro puré: em pequenas quantidades diárias (cerca de 20 gramas, ou seja, uma almôndega pequena), cozida e triturada com os legumes.
in O Grande Livro do Bebé

Eu realmente não tinha aqui deixado o plano de alimentação indicado pela pediatra, falha minha porque quero manter um registo da introdução dos alimentos. Confesso que fiquei um pouco surpreendida com o plano que a pediatra me deu:
Semana 1 - papa ao almoço (Nutriben Primeira Papa)
Semana 2 - sopa ao almoço com Batata, Cenoura, Cebola e um fio de azeite e papa ao jantar
Semana 3 - à sopa anterior junta-se o caldo de borrego (150gr de borrego para uma semana) e papa ao jantar
Semana 4 - junta-se à sopa a carne de borrego moída e papa ao jantar
Semana 5 - a seguir à sopa, sobremesa de maçã ou pêra e papa ao jantar

Pergunta minha: a sopa não tem verdes?
Resposta da pediatra: Não. Agora é assim.
Pergunta minha: e a sopa é sempre ao almoço?
Resposta da pediatra: Sim. É ao almoço que se introduzem as novidades.

Por qualquer razão a pediatra achou importante introduzir a carne antes dos verdes. Ela certamente percebe mais disto que eu, que como ela diz: Vê-se logo que é o primeiro filho!

-----------------------------------------------

Ontem já fui comprar o borrego para o bebé. Andava um bocado baralhada com isto porque apesar de até comermos borrego muitas vezes em casa, comemos quase sempre o peito ou as costeletas. Tudo com muito osso e ultra gordura.
Lá estive a partilhar as minhas preocupações com o senhor do talho (até porque não queria trazer para casa 1kg de quartos de borrego que era o que estava embalado) e ele lá me recomendou uma fatia da perna. Quase não tem osso e é muito menos gorduroso, só carninha da boa!

Etiquetas: , , , , ,

20 Comments:

Blogger Ana Rute Oliveira Cavaco said...

mas ainda te pões com justificações.
manda o anónimo dar uma curva. a dor de cotovelo parece ser muito lixada.

beijinhos.

9/28/2007 01:58:00 da tarde  
Blogger moca said...

Ola

Não ligues ao anonimo. Quem acompanha o teu blog sabe bem que falas com conhecimento de causa.

Continua a ser a excelente mae que és.

Bjs

9/28/2007 02:03:00 da tarde  
Blogger Raquel said...

Eu por acaso nunca dei borrego aos meus...não suporto o cheiro. Comecei pelo frango e pelo perú. Mas sim, o borrego é sempre o 1º recomendado. E tu não ligues aos anónimos destructivos. Que estupidez. Ao menos informava-se antes de escrever barbaridades. Humpf!!

9/28/2007 02:38:00 da tarde  
Blogger Mafalda said...

Manda o anónimo dar uma curva.
E já gora o plano alimentar do Gabriel é tal e qual o que eu segui com a Maria. Sopa ao almoço e a primeira sopa de borrego só com a água de cozer o dito.
:)

9/28/2007 03:48:00 da tarde  
Blogger susana/diogo said...

Realmente, não dês importância. E já agora peço desculpa por ser uma desconhecida vossa a escrever aqui.
beijinhos
susana

9/28/2007 04:40:00 da tarde  
Blogger Ana Gaspar said...

É isso mesmo.... O mal da ignorância é que vai adquirindo confiança à medida que se prolonga.

Sem dúvida que é o que se passa com o anónimo.

Continua a desenvolver este blog porqueestáa seruma delicia acompanhar o Gabriel!

beijinhos

9/28/2007 05:11:00 da tarde  
Blogger sandra said...

Olha, estou desactualizada. Ela só comeu carne depois da introdução de todos os legumes, a cada três dias um legume novo e só depois a carne.

9/28/2007 06:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O plano do M. era semelhante, mas ele passou 2 dias sem fazer cocó e eu resolvi, por auto-recriação, adicionar o agrião antes da carne! Voltou a fazer cocó todos os dias! e a mim disseram-me para começar com o frango. Sabes que mais? Não há regras rígidas estabelecidas, há umas noções gerais que temos de respeitar e mais nada! E os Anónimos deste mundo deviam saber disso...
Estás a fazer um óptimo trabalho, continua assim!
Beijinhos

9/28/2007 10:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já vi que estas regras variam muito de pediatra para pediatra. Há uma data deles que recomenda a introdução dos verdes antes da carne, por isso acho estranho o que a tua te disse sobre seres mãe de primeira viagem e naturalíssima a tua pergunta, olha eu também pensava que era assim!

Em relação ao anónimo, fico sempre surpreendida quando me deparo com este tipo de comentários. Eu também tive uns assim jeitosos aqui há tempos, mas não tive a tua grandeza, apaguei-os simplesmente!

Beijos ao Gabriel

9/29/2007 02:37:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Cada pediatra tem o seu plano, o meu só falou nos legumes e nem sequer mencionou a carne (deve ficar para depois da próxima consulta daqui a um mês). Também me disse para eu só introduzir a fruta depois de ter experimentado todos os legumes de uma lista que ele deu. Mas como me vejo tão desesperada para que ele coma, já introduzi a pêra por minha auto-recriação e vou intervalando com a sopa para o enganar um bocadinho e assim sempre come melhor.
Em relação ao anónimo realmente o melhor que fazes é apagar e nem gastares energias com coisas parvas.

9/29/2007 03:40:00 da tarde  
Blogger Mariah said...

O plano é muito semelhante ao do meu filho. O comentário do tal anónimo é completamente descabido.
Beijos

9/29/2007 10:15:00 da tarde  
Blogger Sofia Quintela said...

Pois cada cabeça sua sentença, a minha pediatra alterou algumas coisinhas das que exp~~oes mas introduziu primeiro os verdes e a carne já para a semana.
Quanto ao desconhecido acho que nem te devias ter daos ao trabalho de escrever nada, estás dar-lhe demasiada importancia e é isso que ele quer atingir-te!!!
És uma super mãe porque dás o teu melhor e te manténs informada, tens a tua consciencia tranquila e é isso que importa!!!
Estive sem net por uns tempos mas agora estou de volta!!! hehehe

9/30/2007 10:41:00 da manhã  
Blogger Mia said...

Cada pediatra tem a sua teoria! Verdes ou caldo de carne primeiro ou depois, vitela ou borrego, nabiça ou cebola.. tantas diferenças!! O que importa é que os bébés estejam com saúde e contentes:)
Quanto ao anónimo..no coments!

beijocas grandes

10/01/2007 06:36:00 da tarde  
Blogger *Quicas* said...

Cada pediatra tem a sua maneira de agir. A Flor começou a sopa e a maçã cozida aos 4 meses; esta sopa era progressivamente "acrescentada" com legumes verdes. Aos 5 meses introduziu a pêra e as carnes. A introdução das carnes foi diferente da tua: a carne já era cozida na sopa, mas era tirada antes de ralar. Só passados uns dias é que era ralada na sopa. As carnes de início foram o borrego, o frango e o perú.
O azeite era sempre adicionado depois da sopa pronta, para não cozer.

Quanto ao anónimo...o blog é teu, o filho também. Fazes o que achas que é o melhor, o que te diz a intuição materna. É não tens que dar contas a mais ninguém!!

(desculpa a sinceridade, mas acho uma falta de respeito/moral questionar uma mãe em relação às escolhas que faz com o seu filho)

bjocas

10/01/2007 11:58:00 da tarde  
Blogger Happy Belly said...

Hum...
Será o anónimo sofredor de depressão pós parto???
Sofredor será certamente.

Mas pronto, o que realmente interessa é que o bebé está lindo e feliz!!! Isso sim é que conta.
Porque não interditas o teu blog a atónitos???
Quem não dá a cara, não tem vitaminas!!!???
:P

10/02/2007 06:23:00 da tarde  
Blogger CC said...

Minha querida, se não conseguires ser indiferente aos comentários desse anónimo, tens bom remédio: Bloqueias os comentários anónimos.

Na minha opinião, esse anónimo só aparece aqui com o objectivo de te incomodar e aumentar a insegurança normal de uma mãe de primeira viagem.

Não é propriamente isso que uma MÃE precisa nesta fase, e certamente que o anónimo tem bem consciência disso.

Portanto só vejo uma razão para os comentários que te escreve: INVEJA de uma qualidade de vida, familia feliz e unida, e de uma realização pessoal que TU TENS e ELE/A NÂO.

Na pior das hipóteses, o único sentimento que poderás sentir por essa pessoa é "PENA". Mas inteligente como és, tenho a certeza que vais optar pela "INDIFERENÇA".

Quanto ao plano de alimentação, há diversas opções/opiniões e geralmente tendemos a seguir as recomendações do pediatra.

O meu conselho é seguires as suas indicações vigiando as reacções do Gabriel.

Cada criança é uma criança, e nem sempre o que é bom para uns será igualmente bom para os outros.

Com o tempo vais sentir-te mais confiante porque vais aperceber-te do que ele gosta/não gosta, e conseguirás variar muito mais o seu plano alimentar.

Com a tua criatividade e como boa cozinheira que és, vais conquistar o apetite voraz do teu filhote. (tudo a seu tempo)

O Gabriel será mais um fã, tal como eu.

Beijocas

10/03/2007 10:05:00 da manhã  
Blogger Eva Lima said...

Manda o anónimo dar uma curva ao bilhar grande ao pé coxinho... como se diz na minha terra (perto da terra doa avós do Gabriel).

Confesso que fiquei surpreendida com a ementa da tua pediatra. Nunca os 2 pediatras que acompanharam e acompanham os meus filhos me indicaram dar carne tão cedo, muito menos antes da introdução dos verdes. Pelo que tenho lido, ultimamente tenta-se dar carne o mais tarde possível.

10/03/2007 10:56:00 da tarde  
Blogger James Black said...

EVA: O Mais tarde possível é o miúdo ser vegetariano! ;)

10/04/2007 09:36:00 da manhã  
Blogger Rita said...

Manda o gajo ou a gaja à fava.

10/04/2007 10:45:00 da manhã  
Blogger Eva Lima said...

Que bom que o pai celta ainda mantém o bom humor...;)
E sim, vegetariano, porque não?:)

10/04/2007 11:49:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home