Lilypie 1st Birthday Ticker

segunda-feira, abril 16, 2007

39 semanas | 9 meses

39semanas

Antes de engravidar informei-me muito e muito sobre gravidez, mesmo assim não estava preparada para o que aí vinha. Vi as minhas amigas passarem por gravidezes sem grandes problemas e achei que não havia de ser muito diferente.
Sempre idealizei trabalhar até ao último momento, ser uma grávida cheia de energia e ter o parto por volta das 38 semanas.

O primeiro trimestre foi dos mais felizes e dos mais ansiosos. O tempo custava muito a passar, o cansaço extremo marcou este período, nunca enjoei, mas também não suportava o cheiro a comida. E as dores nas costas que eu achava serem exclusivas do fim da gravidez, apareceram logo às 5 semanas.

Foi por volta das 11 semanas que comecei a pintar o quarto do gabriel. Muitos acharam que era muito cedo para o fazer, como é que podes pintar o quarto quando nem sabes se é menino ou menina? Mas não foi nada cedo, foi precisamente na altura certa. Umas semanas mais tarde e teria sido impossível fazê-lo.

O segundo trimestre tantas vezes apelidado de "estado de graça" foi a pior altura da gravidez. Às 18 semanas fui internada com uma infecção no rim direito e passei cerca de um mês em casa. Mas foi igualmente no dia que fui às urgências, o primeiro dia que senti o gabriel a mexer.

Depois de passar várias semanas a trabalhar alguns dias a partir de casa, com a chegada do 3º trimestre vim definitivamente para casa. Continuei a trabalhar mais algumas semanas até à semana 33 que marcou o início da "baixa". Sentia-me muito cansada e as dores nas costas eram cada vez mais insuportáveis.

Começaram a aparecer esporadicamente umas dores no rim esquerdo e eram exactamente iguais às dores de cólica renal da infecção às 18 semanas. Quando as dores pioraram lá fomos novamente às urgências e apesar das análises não revelarem nada tomei à mesma o antibiótico. Haviam várias teorias, podia ser um princípio de infecção ou serem contracções. Depois de me ter quase convencido de que eram contracções agora acho que se tratava mesmo do início de mais uma infecção no rim. As dores no rim já praticamente desapareceram e quando aparecem já é só uma moinha muito leve. E seria muito estranho serem contracções só do lado esquerdo.

Enfim, chegamos às 39 semanas, e eu nunca pensei chegar aqui. A palavra de ordem é "colo fechado". O gabriel sente-se bem na piscina privativa e não quer nascer. E eu começo a ouvir uma das palavras que eu não queria ouvir na gravidez: indução.

O miúdo tem mais uns dias para se decidir a sair sózinho, e eu tenho mais uns dias para me mentalizar de que vou provavelmente fazer a indução, com tudo a que isso dá direito: soro desde o princípio, mais dor, vários reforços de epidural, mais demorado. E se por um lado as mexidelas constantes do gabriel são bastante tranquilizadoras, uma placenta já em grau 3 não é (mesmo o médico dizendo que é normal para este tempo de gravidez).

Nas próximas semanas já vou ter o meu bebé cá fora, mas preferia mesmo que ele saisse sozinho em vez de termos de efectuar a ordem de despejo. Por isso, vê lá se te decides miúdo!

miminho

Etiquetas: , ,

16 Comments:

Blogger luvster said...

Só por curiosidade, porquê que já se fala de indução se o término do prazo é só daqui a uma semana?

Não é suposto a data prevista poder ser 15 dias antes ou 15 dias depois?

Se for a título de prevenção (para informar a grávida), acho bem falar-se nisso, se não não!

É à custa das induções que há tantos partos que acabam em cesariana....

ps- tenho uma amiga que não foi nessa cantiga e foi mesmo nos 15 dias depois que nasceu (até lá foi obviamente monitorizada e seguida pelos médicos). ;)

4/16/2007 01:29:00 da tarde  
Blogger li@ said...

éstava a ver que o gabriel já tinha nascido e tu não dizias nada!! ui, que coisas lindas! está quase, quase, quase ;9... estamos todos ansiosos
beijos
li@ e luís

4/16/2007 01:39:00 da tarde  
Blogger Mãe Pimpolha said...

Seja como for, o que interesa é que o Gabriel esteja bem e venha com muita saúde. Isso é o mais importante. Ficamos a aguardar novidades, beijinhos.

4/16/2007 02:16:00 da tarde  
Blogger Gatinha said...

Vai ver que vai correr tudo bem. A foto com a tua gatinha está linda! Os animais são mesmo inteligentes. Bjocas

4/16/2007 02:54:00 da tarde  
Blogger inesn said...

atrasa a indução o mais que puderes (se estiver tudo bem com o bebé, claro)...eu estou tão arrependida de não ter conseguido mais uns dias quando foi do diogo :(

seja como for, o importante é que está quase e que, com ou sem indução, estás prestes a viver o momento mais mágico da tua vida :)

força!! :D

4/16/2007 04:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O importante é o bebé estar bem e agora é uma questão de pouco tempo, vais ver que tudo vai correr pelo melhor:)
A foto do gatito(a) q está ctg é de uma ternura sem limite:)
Beijinhos.

4/16/2007 04:53:00 da tarde  
Blogger Carla said...

A barriga está linda e calma que o Gabriel ainda pode decidir vir por ele próprio.

Fiz todas as minhas ecografias na Maternus e na última, um mês antes do Pedro nascer, a estimativa de peso era de 2,980. O Pedro nasceu com 2,800.

Beijos e espero que seja tudo bem rápido e não como estás a pensar que poderá ser.

4/16/2007 05:04:00 da tarde  
Blogger Pat said...

Já percebi que os passeios na praia também não resultam...que chatice...O que interessa é que corra tudo bem, e pelo melhor..podes ser que tenha um parto «de gata» - rapidinho e indolor.
Estamos ansiosos pela chegada dele.

4/16/2007 05:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Gira,

sem stresses!

Eu, o Fred e a Ana ó saímos do "bandulho" materno ao "pontapé"!!!! Se estamos tão bem lá dentro...para quê sair?!!!Estamos cá todos com saúde e correu sempre tudo bem!
Apesar de tudo, de ceretza que deves confiar no médico que te acompanha, portanto: BE COOL!

Beijinhos
Inês

(achei que já tinha nascido e que, por isso, é que não dizias nada:))

4/16/2007 05:08:00 da tarde  
Blogger Rita said...

desejo-te uma hora bem pequenina, e que o parto seja o mais natural possivel.


bjs

4/16/2007 05:28:00 da tarde  
Blogger O mundo ao contrário said...

vais ver que corre tudo bem e quando menos esperares já tens o teu gabriel cá fora...

boa sorte e uma hora pequenina (como se costuma dizer)

beijinhos

carina

4/16/2007 06:00:00 da tarde  
Blogger Martinha said...

Estás com uma barriga linda, a pintura do quarto está fenomenal. Já falta pouco para conheceres o teu filhote. Espero que corra tudo naturalmente e sem complicações.

4/16/2007 07:54:00 da tarde  
Blogger Eva Lima said...

Barrigudinha linda,
vai correr tudo bem e...depressa. Tenta dormir o mais possível até lá para estares com as forças retemperadas.

1 beijo

4/16/2007 11:48:00 da tarde  
Blogger )0( said...

Ficaram bem os três na foto :)

Induzido ou não, só te desejo uma horita bem curtinha.

Beijocas ansiosas
(vou passando por aqui...)

4/16/2007 11:56:00 da tarde  
Blogger Ana Rita said...

Gabrieeeeeelll, faz lá uma forcinha e anda ver o mundo, está tudo à tua espera, não preocupes a mãe, ouviste? ;) Mãe: vai correr tudo bem! O tranquilidade do parto vai compensar a gravidez atribulada, vais ver!*

4/17/2007 10:47:00 da tarde  
Blogger Pedro Custódio said...

GABRIEL!GABRIEL!GABRIEL!GABRIEL!

Como é? A malta tá toda à tua espera!
A passadeira está lançada? Como é?

Vá.....
um, dois, três!

A malta até faz claque de novo....

GABRIEL!GABRIEL!GABRIEL!GABRIEL!

4/18/2007 11:16:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home