Depois de muito nos informarmos sobre o processo de casamento, fomos hoje até à conservatória dar início ao processo.
De acordo com as
informações, levavamos as certidões de nascimento e os BI, pagavamos, assinavamos e era afixado o edital.
Na nan nan!
Afinal é assim: vamos lá um dia dizer que queremos casar,mostramos os BI e ficam já lá as nossas certidões. E marcam-nos um dia (daqui por um mês) para lá voltarmos a uma determinada hora e assinarmos os papéis. (bem que achei estranho quando
li aqui que havia hora certa para ir à conservatória...) E pagar claro*.
E só depois é afixado o edital.
Ok... expliquem-me lá para ver se eu percebo. Porque não se podem assinar os papéis no mesmo dia? Será que os papéis ficam a fermentar durante um mês e exactamente áquela hora saltam cá para fora para os assinarmos?
Estou curiosissima para ver o dito papel que leva um mês para poder ser assinado. Deve ser feito em pergaminho pintado à mão por um frade da prússia.
A título de curiosidade, quando perguntei porque demorava tanto tempo responderam-me que era porque já haviam marcações...
Este tipo de coisa faz-me sempre lembrar o dia em que pedi um certificado qualquer lá na faculdade. Disseram-me que levava 2 a 3 semanas a ficar pronto. Eu que ia com esperanças que fosse só 2 ou 3 dias fiquei ultra desiludida. Nisto a senhora da secretaria pergunta-me assim: "Tem o dinheiro certo?" Eu tinha. Ela fez na hora o certificado em menos de 5 minutos.
*e o pagamento também não é bem o que estavamos à espera. É assim tipo... o dobro!Etiquetas: burocracia, casamento