Lilypie 1st Birthday Ticker

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

os mistérios da burocracia portuguesa

Depois de muito nos informarmos sobre o processo de casamento, fomos hoje até à conservatória dar início ao processo.
De acordo com as informações, levavamos as certidões de nascimento e os BI, pagavamos, assinavamos e era afixado o edital.
Na nan nan!
Afinal é assim: vamos lá um dia dizer que queremos casar,mostramos os BI e ficam já lá as nossas certidões. E marcam-nos um dia (daqui por um mês) para lá voltarmos a uma determinada hora e assinarmos os papéis. (bem que achei estranho quando li aqui que havia hora certa para ir à conservatória...) E pagar claro*.
E só depois é afixado o edital.

Ok... expliquem-me lá para ver se eu percebo. Porque não se podem assinar os papéis no mesmo dia? Será que os papéis ficam a fermentar durante um mês e exactamente áquela hora saltam cá para fora para os assinarmos?
Estou curiosissima para ver o dito papel que leva um mês para poder ser assinado. Deve ser feito em pergaminho pintado à mão por um frade da prússia.

A título de curiosidade, quando perguntei porque demorava tanto tempo responderam-me que era porque já haviam marcações...


Este tipo de coisa faz-me sempre lembrar o dia em que pedi um certificado qualquer lá na faculdade. Disseram-me que levava 2 a 3 semanas a ficar pronto. Eu que ia com esperanças que fosse só 2 ou 3 dias fiquei ultra desiludida. Nisto a senhora da secretaria pergunta-me assim: "Tem o dinheiro certo?" Eu tinha. Ela fez na hora o certificado em menos de 5 minutos.


*e o pagamento também não é bem o que estavamos à espera. É assim tipo... o dobro!

Etiquetas: ,

4 Comments:

Blogger 1gota said...

Mas, se não é perguntar demais...
Porque é que o casamento civil não foi no mesmo dia que o religioso (li que vais casar pela igreja, certo?)
O meu foi assim... Fui tratar da papelada ao registo civil (essa tal de entregar Bis etc e tal..) mas a assinatura em si foi no mesmo dia. Acho que para isso é preciso que a paróquia trate dessa papelada (não sei se no sítio onde te vais casar tratam...)

2/22/2006 06:42:00 da tarde  
Blogger morgy said...

gota, não sei como é que funciona a troca de papéis entre a conservatória e a paróquia, mas é um casamento religioso. É capaz é de haver burocraciazinhas diferentes entre conservatórias.

2/23/2006 09:36:00 da manhã  
Blogger 1gota said...

Sim...
Mas o meu foi religioso e foi a paróquia que tratou de quase tudo! E foram eles que sugeriram.
Deve depender realmente das paróquias!
Já agora parabéns! :-)

2/23/2006 10:44:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Para o meu casório (civil), só fui à conservatória uma vez, 23 dias antes da data marcada..tratamos dos papeis, pagamos tava a andar :)

2/24/2006 03:58:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home