Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, agosto 24, 2007

o meu leite

Não me interessam todos os factos e argumentos sobre a produção de leite, aqui o que interessa é apenas esta mãe e filho e as mamas da primeira.
Tal como cada bebé é único e até têm umas vezes mais fome outras menos, cada mãe também é única e o seu corpo e produção de leite únicas também.

Eu acordo TODOS os dias (TODOS!!!) com as mamas carregadinhas de leite. Estão tão cheias que é desconfortável e às vezes até um pouco doloroso.
É tanto leite que na primeira madada o Gabriel demora entre 30min a 40min a esvaziar uma só mama. Depois ainda lhe ofereço a outra que está ali à espera a latejar de tão cheia. Só mama uns 5 minutos e chega-lhe. Fico com uma mama vazia e outra mantém-se a rebentar.
Finalmente chega a segunda mamada do dia, finalmente aquela mama é esvaziada. O bebé bebe dum lado e do outro e eu lá fico mais confortável com as mamas equilibradas.
Terceira mamada do dia - mama dos dois lados, geralmente 20min dum lado mais 10min do outro. Quarta mamada igual à terceira mas já menos demorada, muitas vezes é 10min mais 10min.
Chegamos à quinta, ele agarra-se ao mamilo e ao fim de 5min a 10min deslarga e faz um choradinho. Volto a colocá-lo na mesma mama. Ou tenta sugar mais qualquer coisa e lá fica 1min ou 2min ou deslarga imediatamente e o choradinho torna-se em irritação maior. Passa para a segunda mama. Lá fica uns 10min, deslarga e irritação grande. Isto é fome, isto são mamas vazias e bebé com fome.
Na sexta mamada a cena repete-se. Agora depende se o bebé já estava a dormir ou não. Se estava acordado vai ficar ainda mais irritado pela falta de leite. Se já estava a dormir, ele quer é dormir e o pouco que estiver na mama chega-lhe.

Eu não vou dar leite de lata ao puto enquanto houver leite na mama. O bebé é um indivíduo e tem direito a estar chateado, irritado e aborrecido e isso não ter nada a ver com fome.
Da mesma forma eu também não vou deixar o meu bebé a chorar de fome enquanto espero que a mama encha mais qualquer coisinha.

Sim, eu sei que quanto mais a mama for estimulada e vazia, teoricamente produz mais leite. Isso não está a acontecer. Não só o bebé não suga por muito tempo na mama vazia, como a experiência do tirar leite com a bomba também não resulta.

Eu comecei a tirar leite para guardar para levar para a creche. Se acordava com as mamas tão cheias é porque tinha leite suficiente para guardar. Aliava o útil ao agradável e já não aguentava as mamas a rebentar tanto tempo.
Só que quando tiro leite chego à quarta mamada do dia e o bebé esvazia a mama e chora com fome. Isto é porque o meu corpo não produziu mais apesar de ter sido estimulado a produzir pela bomba. E se calhar eu até posso estar a fazer qualquer coisa mal, mas se estou não sei o que é e eu faço o melhor que posso.

Acredito que isto tenha a ver com o facto do bebé estar a demonstrar estar preparado para se iniciar nos sólidos e ao começar a substituir mamadas por uma refeição de sopa, por exemplo, o meu leite já será suficiente para o dia do bebé, e já não será necessário o suplemento.

Apesar da OMS recomendar o aleitamento materno em exclusivo até aos 6 meses eu acredito que é o bebé que nos mostra quando está pronto a passar para a fase seguinte. Seja isso quando ele tem 4 meses, ou 5, ou 6.


E finalmente, o meu bebé não tem horários. Ele acorda de manhã à hora que quiser e depois costuma fazer um intervalo entre 3h30 a 4h e depois faz intervalos geralmente de 3h e ocasionalmente de 2h30. Se até às 21h só tiver mamado 5 vezes e adormecer eu acordo-o às 23h, antes de me deitar, para ele mamar mais uma vez. Faço isto porque já notei que se ele não mamar esta sexta vez no dia ele acorda um pouco mais cedo e já a chorar de fome (e também o ouço a lamuriar-se sem acordar).
Quando acorda de manhã ele está sempre bem disposto a sorrir, nunca acorda a chorar.

Etiquetas: , , ,

8 Comments:

Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

8/24/2007 02:30:00 da tarde  
Blogger Ana said...

Pois eh, o Gabriel deve de ser um bom "garfo" e quase com 4 mesinhos ja esta a "pedir" comidinha solida, a minha filha comecou a comer fruta e farinhas com 4 meses, eh mais ou menos a idade que os pediatras aconselham.
Leitinho da mama eh bom, mas as vezes fica-se com um ratinho na barriga.

8/24/2007 02:34:00 da tarde  
Blogger IandU said...

Fiquei com uma dúvida, se me poderes tirar ;)
Porque é que na primeira mamada, não alternas de mama e deixas esvaziar uma e depois é que ofereces a outra?
Obrigado

P.s. também sou a favor do leite materno, mamei até aos 2 anos ;)

8/24/2007 03:28:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tu é que és a mãe e tu é que que sabes como o teu corpo funciona. Cada um só pode falar da experiência que tem.

Da minha te digo que o Tiago faz mais mamadas ao longo do dia e que foi só quando eu comecei a fazer isso é que a produção de leite aumentou, ele começou a aumentar a sério de peso e a deixar de chorar tanto e a dormir mais.

Antes disso era basicamente o que tu descreves, mas mais uma vez, lá por se passar assim comigo não quer dizer que o teu caso seja igual. São só trocas de experiências.

Beijos

8/24/2007 03:59:00 da tarde  
Blogger morgy said...

i&u: se leres bem vais perceber que primeiro o puto esvazia uma mama e depois ofereço a outra - ele mama o que quer, é por isso que já não esvazia a SEGUNDA mama.

8/24/2007 04:31:00 da tarde  
Blogger Mia said...

Respira «melher»..segue o teu instinto..é isso mesmo!! És a melhor mamã do mundo inteiro para o teu Gabriel..és linda!!

beijocas grandes
(qualquer coisa estamos cá;)

8/24/2007 11:42:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu estou com a i&u, podias interrompe-lo na "mama" da manha e passá-lo á outra para esvaziares ambas e ficares mais confortavel... é certo que ele chega ao leitinho bom e não só à aguadilha inicial fazendo assim. Seja como for tambem não vejo gravidade nenhuma em dares uma mamada suplemento (a da noite). Assim aos poucos tambem o habituas a novos paladares e libertas-te um bocadinho. É certo que o leite materno é o melhor mas nao acho normal deixar a criança a resmungar com fome... e o suplemento é um alimento completo! Eu e os meus irmaos nunca mamámos porque a minha mãe na altura teve muitos problemas com a subida do leite e naquele tempo não ajudavam nada as mulheres nessas coisas... mas a verdade verdadinha é que nunca tivemos colicas nem doenças, e estamos aqui os 3, adultos feitos e saudaveis. posso ate acrescentar que o meu irmao é inteligentíssimo, portanto imagino que se tivesse bebido leite materno seria o einstein, hehehe!

8/25/2007 09:42:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

http://violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt/55344.html

8/27/2007 01:54:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home