Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, agosto 17, 2007

o lado lunar

Eu tento não escrever no blog em dias maus, dias de gritaria sem fim, dias em que os sorrisos se contam pelos dedos da mão e os berros fazem muita dor de cabeça, já para não falar em muitas dores de alma.
Eu tento, mas estes dias também fazem parte e também devem ficar registados porque ser mãe não são só sorrisos, e não é maravilhoso como diz a sogra. Vai ser, mas é daqui por uns tempos quando o mau estiver esquecido e só ficarem os sorrisos.

Não sei o que fazer, aliás não sei o que ando aqui a fazer. O puto grita e berra o dia todo. Ri um segundo e berra durante o minuto seguinte. Berra porque está aborrecido, berra porque está cansado, berra porque tem fome, berra porque está farto daquela maminha, berra porque quer arrotar, berra porque se bolsou, berra porque está mijado, berra porque se cagou todo, berra porque tem a roupa molhada de tanto se babar, berra porque tem sono, mas só adormece depois de berrar até à exaustão e acorda 20 minutos depois a berrar...
Sinto-me totalmente incompetente de cada vez que leio em mais algum sítio que as mães aprendem a diferenciar os choros do bebé. Ele está quase a fazer 4 meses e para mim é tudo igual - palra em desagrado, grita e berra.

As avós não compreendem... "tu não choravas assim", "ele é um menino tão lindo, ele não chora, pois não?", "vai ver, ele agora dorme muito bem, está tão cansado". A piada é que depois ainda ouço a história da vez que vieram as visitas não sei de onde e o bebé não dormiu durante dois dias e duas noites e que se afligem é quando ficam todos vermelhos. Isso para mim acontece todos os dias, todo o dia. Até tenho vergonha de o dizer, mas há alturas em que estou desejosa que ele vá para a creche.

P1000349

Etiquetas: , ,

10 Comments:

Blogger Sofia Quintela said...

Ai minha linda...nem sei o que te dizer, porque o Rodrigo agora está muito mais calmo (graças a Deus, senão já tinha enlouquicido) e olha agora é um bebé come e dorme, acreditas? nem parece a mesma criança. è mesmo como me diziam que aos 3 meses tudo melhorava e connosco foi mesmo assim, será que não há alguma coisa que incomoda o gabriel? Olha sabes o que eu comecei a fazer? comecei a criar rotinas e parece que funcionou lindamente. Anatigamenteeu andava meia perdida e não fazia nada igaul e nem á mesma hora, e eles precisam muito de rotinas. O meu é assim Quando acorda á primeira hora do dia mudo fralda e come. Está um bocadinho a brincar comigo e a seguir começa logo a ficar com sono, eu deito-o na caminha dele, ligo o mobile com luz e musica e ele adormece ao som daquela coisa. Se fica muito tempo para adormcere pego nele e adormecço-o ao colo, mas dorme sempre a seguir a comer. Depois vai sendo sempre assim, brinco um bocadinho com ele, canso-o e ele dorme a seguir. Ontem por exemplo passou muito tempo seguido acordado e um pouco birrinhas, foi comigo para a cozinha na espreguiçadeira com os bonecos para se distrair e sempre com a chucha posta. Quando a chucha cai morde as mãos ou os bonecos que tem á frente.
Quando esta muito birrinhas meto-o na cama dele e ligo o mobile é reedio santo, o puto adora ver aquilo rodar.ou entao eu sei que é mau, mas quando esta histerico ponho-o em frente a televisão e não é que acalma? e depois sempre a tentar fazer rotina, olha qu isso dos horarios certos e das mesmas coisas ajuda muito!!!

8/17/2007 07:22:00 da tarde  
Blogger morgy said...

Sofia, o Gabriel tem a rotina certinha todos os dias, só varia ligeiramente se temos visitas ou se vamos a algum lado, eu noto com ele que a disposição piora à medida que o dia avança, está muito bem às 6 da manhã, continua bem disposto às 10h e depois fica chateado para o resto do dia.
Eu tenho de tal forma uma rotina certa que às vezes nem gosto de sair de casa porque me vai alterar a rotina...
O gabriel começa a acusar sinais de cansaço mas nota-se que não quer dormir, se o deixo sózinho ele fica ainda mais desperto e grita com mais fúria e fica cada vez mais exausto.
Não sei mesmo o que fazer. Mas há dias piores e dias melhores, ontem nem sei como dormiu quase 2h à tarde.

8/17/2007 07:52:00 da tarde  
Blogger InêsN said...

sabes que este post podia ter sido escrito por mim há 1 ano atrás, não sabes?

se já tens rotinas, se calhar o problema é mesmo ele ficar exausto. daquilo que li na altura, o mais importante é mesmo detectar os sinais de sono e deitá-lo assim que possível: a verdade é que quanto mais cansados mais difícil é depois pô-los a dormir.

sei que os conselhos e bitates são mais que muitos, sei que o desespero faz das suas...eu cheguei a passar dias quase inteiros com a sara ao colo já sem saber o que fazer mais!

acredita só numa coisa: vai melhorar!!

um beijinho cheio de compreensão!

8/17/2007 09:10:00 da tarde  
Blogger Paula said...

Amiga, infelizmente não te tenho podido dar a atenção que queria devido a uma série de problemas pessoais que tenho tido, mas não podia deixar de comentar este post, porque sei perfeitamente pelo que estás a passar.
E por saber tão bem, posso-te garantir que vai passar muito em breve. É uma fase a que tens de sobreviver da melhor forma que conseguires. Há bebés fáceis, há bebés mais ou menos e tb há bebés mto difíceis. Mas isso não diminui o amor que as mães sentem por eles, cria é um desafio que às vezes julgamos que não vamos conseguir superar. Ter um bebé menos fácil não faz de ti uma pior mãe. Diria até que é o contrário...
A única sugestão que te posso dar é seguires à risca as técnicas da Tracy Hogg e não deixares NINGUÉM quebrá-las.
Dentro em breve tudo será muito, muito mais fácil!
Um bjs mto grande!
Paula

8/17/2007 09:17:00 da tarde  
Blogger Mariah said...

Olá Morgy, tenho acompanhado o teu blog, mas é a primeira vez que comento, porque tal como escreve a Inêsn eu também podia ter escrito este post, tal e qual... Quando os bebés são assim mais difíceis é muito complicado. O meu filho foi, e ainda é um bebé difícil. Mas não desanimes há dias bons, há outros piores... Gostava de escrever algo mais animador, mas hoje o dia foi dos maus!
Beijos

8/18/2007 12:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Tiago tem dias. Dias como o de hoje que foi um doce e como o de ontem que berrou o dia todo.

Cada bebé é diferente, eu ao meu já começo a perceber mais ou menos os humores e sei que a principal causa de choro nele é fome e sono (cansaço).

Há estudos que demonstram que todos os bebés choram mais ao final da tarde, parece que tem a ver com o acumular do stress e dos excessos de estímulos diários e também com o facto de a essa hora as mães que amamentam já não terem tanto leite para os saciar, daí que se recomende tirar leite de manhã e guardar para dar à noite ou ao final do dia. Eu faço isso quase sempre e quando não faço por qualquer motivo, temos berreiro certo.

Tu é que conheces o teu puto, mas eu diria que alguma coisa ele tem. Eu era uma bebé muito chorona e o médico disse à minha mãe que não há bebés maus, se eu chorava era por algum motivo (no meu caso era fome). Ele chora porque bolsa, será que tem refluxo gástrico? Será que é a questão do cansaço?

Quando o Tiago se cansa muito e já não consegue dormir, o colo resulta muito, mas só o meu colo, numa determinada posição que ele gosta e depois de se ter debatido nos meus braços como tu descreves, com a cabeça toda para trás, às vezes durante um belo bocado.

Às vezes em desespero de causa deixo-o na cama um bocado a chorar para ele sentir a diferença entre estar ali e ao colo e quando lhe volto a pegar noto alguma diferença, mas não é sempre, é como eu te dizia, tem dias. Isto nem sempre é fácil.

Beijos e calma (eles também sentem o nosso cansaço)

8/18/2007 12:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Estive a ler os outros comentários e reparei que disseste que ele está muito bem disposto às 6 e às 10, mas que vai piorando no resto do dia. Fiquei a pensar que talvez seja também fome (a produção de leite diminuí ao longo do dia).

Questão melindrosa, eu sei, eu também estou a amamentar em exclusivo e sei como é. Mas até que pode ser isso sim, embora só tu possas avaliar, melhor do que ninguém. Quando ele chora ofereces-lhe o peito, mesmo que ele tenha mamado há uma hora?

Por exemplo, o Tiago mama às 23, uma hora depois começa a resmungar e dou-lhe o leite que tirei de manhã (de 60 a 100 ml) e muitas vezes nem duas horas depois tem mais fome e volta a mamar.

Antes de fazer isso ele chorava até ficar vermelho, roxo que fazia impressão. Agora já não.

Se já fazes isto, ignora, senão experimenta, para além de não custar nada e se o problema for mesmo esse, ainda aumentas a produção de leite e, muito importante, o puto acalma-se.

Eu imagino que já devas estar farta de tantos palpites, mas acredita, não é por mal, é mesmo por solidariedade, estamos todas no mesmo barco.

:)

8/18/2007 02:58:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Lindinha, é mesmo assim.

Essa história de se conseguir distinguir os choros..... não sei, mas comigo não funcionava. Ia-se lá por tentativa/erro. Estás a berrar? Deixa lá ver, não tens a fralda suja, portanto não é isso, mamaste imenso há meia hora atrás, não deve ser isso, estás bem agasalhado, não é frio. Se calhar queres é mimo. Mimo será.

Eu nunca descobri essa história do choro xpto para dizer isto e do choro zbroing para dizer aquilo. Pode ser que o problema tenha sido meu.

Quanto às leituras, se há coisa que eu fiz a mais foi certamente ler. Grávida, devorava livros. Sabia exactamente o que é que podia e devia acontecer, como, quando e porquê. 2 meses depois do puto nascer, deixei-me disso. Demasiada informação, alguma contraditória. Guiei-me pelo melhor indicador. O puto. Está a crescer? Sim? Óptimo.

É uma experiência de aprendizagem. Ele aprende e tu aprendes. Não é sempre fácil (aliás, ao início, quase nunca é fácil), mas com o passar do tempo a coisa melhora. Não passa a ser exclusivamente maravilhoso, só mudam os problemas, mas ganhamos experiência (e paciência) para nos adaptarmos.

Não leias tanto, presumo que tenhas um pediatra em quem confies, não ligues a quem te dá conselhos (incluindo este :) e segue o teu senso comum.

8/18/2007 11:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

vai passar e vais sobreviver,custa muito,todas sabemos mas vai passar,quando deres por ti já passou um ano e tudo corre às maravilhas:)
(ás vezes lol:))

p.s.IMPORTANTE!!!!sentido de humor,se deres por ti a chorar começa a pensar em rir:)

8/20/2007 08:50:00 da manhã  
Blogger Mia said...

Os conselhos são mais que muitos..eu não aconselho nada! Respira mulher..respira :)
Deve ser difícil, há dias que dá vontade de chorar com eles e o meu é calmito!

beijocas grandes

8/21/2007 11:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home