Lilypie 1st Birthday Ticker

segunda-feira, outubro 30, 2006

da conversa com a médica

Boletim de grávida? Devia? Ah se calhar devia. Procurou nas gavetas todas mas de momento não havia.
Nota-se que não é coisa de muita importância, pelo menos não na opinião da minha médica. Para a próxima pode ser que já haja boletins.

Um grande ralhete por eu não tomar benuron para ajudar a constipação a passar. Ainda por cima calhou na conversa eu estar com uma dor de cabeça de todo o tamanho e uma pontinha de febre. Enfim, o benuron não faz mal nenhum! Tome benuron! (eu continuo reticente à toma de medicamentos, mesmo dos que "não faz mal nenhum")

Dores nas costas. Ai mas tenho más notícias para si, vai piorar!!! (olha a novidade...) E também lhe doi deitada? Ah pois, que passamos à fase de não conseguir dormir com dores, o melhor remédio continua a ser o banho de imersão quente.
Vai tomar vitamina B. Três vezes ao dia! Ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar. (entretanto eu começo a sentir-me como uma velhota com os medicamentos sempre a trás e a tomá-los a todas as refeições...)

Cintas. Isso ainda é muito cedo! Também me parecia que sim. Mas pode usar se quiser.

Miopia e parto. (devido a chegarem-me aos ouvidos diversos casos de miopia e necessidades de cesariana, resolvi tirar a dúvida) Miopia? Isso é com o glaucoma. Miopia só naqueles casos muito graves e sempre com glaucoma associado. É devido ao esforço do parto que cria descolamento da retina.

E esqueci-me de perguntar do peso... fica para a próxima pesagem a 15 de novembro.

Ah e para a semana vou fazer o rastreio bioquimico. Dizem que é fiável a partir das 15 semanas e tenho de o fazer num centro especializado em genética, chama-se joaquim qualquer coisa. Alguém fez o rastreio aqui?

Etiquetas: , , , , ,

9 Comments:

Blogger Mãe Pimpolha said...

Olá, engraçado o meu médico também procurou o tal boletim procurou, procurou e não achou. lol Quanto ao rastreio eu também queria fazer para ficar mais descansada, mas o médico disse-me que só me mandava fazer se na eco houve-se sinais de alarme, uma vez que ele é da opinião que nas ecos são eficazes e "esses exames complementares são mais algo comercial do que outra coisa". Ele diz que muitas das vezes dão resultados falsos e alarmam sem necessidade. Não sei que pensar, será que poderei fazer de forma particular, ou através do médico de familia?
Beijinhos

10/30/2006 12:23:00 da tarde  
Blogger morgy said...

Olha eu sempre pensei que se faziam por rotina a seguir à eco das 12 semanas e que era muito rápido. Afinal descubro que só é considerado fiável* a partir das 15 semanas e o resultado demora 3 semanas!
Suponho que possas pedir ao médico de família, mas não sei se não é um exame caro, felizmente tenho seguros.

*pelo menos é o que indicam os papéis de exame deste centro, também fazem de 1º trimestre mas só consideram fiável a partir da 15ª semana.

E já me lembrei do nome é Dr Joaquim Chaves.

10/30/2006 12:29:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Querida, espero que as dores passem. Felizmente, tive uma gravidez óptima nesse aspecto (caramba! No último dia, umas horas só antes do gustavo vir para este lado do mundo, subi e desci a 5 de outubro de uma ponta à outra, fui lanchar à sequeira e ponderámos ir ao cinema...), mas imagino que seja horrível. Alguém comentava, há algumas entradas atrás, que tens de te cuidar, pensar em ti e no bebé. Subscrevo. Se vires que é melhor, tenta falar com o médico e as chefias no sentido de ir para casa, trabalhar a partir de casa ou conseguires horário reduzido. Por causa do stress, o gustavo passou, no último trimestre de gravidez, de um percentil 75 para um 12. Foi assustador. Até porque, se alguma coisa tivesse corrido mal e ele tivesse nascido naquela altura, o cenário ia complicar-se. Fui para casa 2 meses antes, mas não devia ter esperado tanto. Não sei o que nos leva a fazer estas coisas. Um qualquer sentido de dever e responsabilidade?! Mas valerá a pena?! Garantidamente, os 2 meses que passei em casa são os de que guardo melhores recordações; foi quando comecei a preparar as coisas para receber o bebé, quando comecei a comprar roupinhas, quando lhe comecei a ler estórias. Os 2 meses em que me senti verdadeiramente grávida.

10/30/2006 02:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Joaquim Chaves, ao pé do antigo SAPO,em Miraflores.

5 Estrelas :)

10/30/2006 07:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

joaquim chaves, sim. também fiz em miraflores mas penso que á um centro aí!

10/30/2006 11:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ai que chatice essas dores que não passam. se achares que precisas mesmo de descansar não hesites em pedir baixa. primeiro estão vocês, tu e o bebé, e no final de contas no trabalho ninguém te agradece. Olha que eu trabalhei até às 41 semanas e sei do que falo.
eu fiz o rastreio no hospital, porque o meu médico trabalha lá apesar de eu ir ao consultório.
beijocas
ps: se eu fosse a ti "exigia" o boletim. Afinal estás grávida, não é?

10/31/2006 01:12:00 da manhã  
Blogger Repolha said...

Olá!!!
Primeiro, exige rapidamente o boletim. Se tiveres necessidade de ir a algum hospital e não tiveres boletim vais ouvir disparates desnecessários (acredita...).

Sobre o estares doentita e não tomares nada. Pensa assim: o benuron, de facto, não faz mal nenhum ao bebé. Há coisas que se podem tomar e outras que não. O importante é estarem ambos bem - se tu não estiveres bem, a moça ou o moço também não estará.

Eu fiz o rastreio bioquimico, mas não paguei nada - logo não vejo qual o interesse comercial da coisa, mas a médica lá sabe. Não foi no Joaquim Chaves. Foi no Urgilab, em Lisboa, e levei credencial médica.

Beijocas a ti e ao ser aí dentro :)

11/02/2006 01:27:00 da manhã  
Blogger Supertatas said...

as dores, ai ai, o agridoce da nossa condição!
felizmente não as tenho, mas ando feita uma enjoadinha, sem apetite, sensivel a todo o que é cheiro, cheiinha de nojinhus, a vomitar só de escovar os dentes, com uma soneira abismal, uma prisão de ventre sinistra :(
e tudo sem barriga nenhuma, sem mamas insolentes... anfan... sem nada que me denuncie o estado e que faça as pessoas entenderem-me na indisposição...hummm... a não ser a minha caderneta!!! passarei a trazê-la ao peito, sim sim \o/
9 semanas e meia, tenho eu, bonita data ein? :')

11/02/2006 11:24:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Curiosamente a médica onde fomos às 11 semanas (no centro de saúde) aconselhou a mãe a não tomar nada até às 14 semanas - inclusive o ben-u-ron. No caso tratava-se de uma constipação muito forte, nariz completamente obstruído e dores de cabeça, que foram tratados apenas com a cabeça enfiada numa panela de água bem quente para inalar o vapor.

11/15/2006 03:11:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home