Lilypie 1st Birthday Ticker

quarta-feira, março 14, 2007

grrrrrr.... detesto burocracias!

Pedir baixa quando se está grávida é um processo muito complicado. Parece que ninguém sabe informar do que é necessário fazer e dos documentos necessários. Só mesmo outras grávidas que já tenham passado por isso é que conseguem explicar este processo tão manhoso!
Geralmente entregam-se os papéis na segurança social onde nos dizem que está tudo bem e devemos receber dentro de 20 dias. Um mês mais tarde voltamos lá porque não recebemos nada e outra pessoa já diz que a informação anterior era uma barbaridade e que no minímo levará um mês e meio. Depois de um mês e meio continuamos sem receber nada e se tivermos sorte a segurança social escreve-nos para casa a dizer que faltam os documentos X e Y. Finalmente entregamos os ditos documentos em falta e um mês mais tarde, finalmente recebemos.

Documentos a pedir para uma licença de maternidade por risco clínico:
1. Requerimento de licença de maternidade por risco clínico devidamente preenchido e assinado pela entidade patronal
2. Declaração do médico para a razão da baixa
3. Declaração de um médico do Serviço Nacional de Saúde em como se trata de uma gravidez de risco e indicando a data prevista do parto
4. Certificados de Incapacidade Temporária ao Trabalho, também conhecidos por CIT para todo o período de baixa. Considerando que o primeiro CIT só pode ser passado por um período de 12 dias, preparem-se logo para voltar ao médico e pedir o segundo e subsequentes, sendo que muito provavelmente o médico só passa um CIT de cada vez.

Eu trabalho numa empresa grande, tão grande que têm departamentos para tudo e mais alguma coisa. Departamentos que só atendem o telefone entre as 9h30 e as 12h e só atendem pessoas entre as 13h e as 16h.
Eu tenho de pegar nos papelinhos todos que estão atrás e pedir que sejam assinados pela minha chefia. Depois pego nos papelinhos todos e tenho que os enviar para um departamento que vai inserir os dias em SAP. Só depois dos dias inseridos em SAP posso pedir a outro departamento que me assine o requerimento, para depois ir finalmente entregar os papelinhos todos na Segurança Social. Como o primeiro CIT só tem 12 dias o último departamento desta grande empresa só me assina o papel quando aparecerem inseridos em SAP os dias todos (até à data prevista do parto). Como tal... sem papel não se pode fazer o pedido na segurança social.
Está-me a parecer que já só consigo pedir a baixa ao mesmo tempo que for pedir a licença de maternidade depois do bebé nascer, e nos entretantos não há guito para ninguém!

E para ajudar à festa... já repararam em como 90% dos medicamentos/vitaminas receitados para a gravidez não têm comparticipação? Centrum não tem comparticipação e o IVA é 21%, Neurobion não tem comparticipação mas só pode ser comprado com receita médica e o IVA é 5%, o Magnésio novamente sem comparticipação e IVA a 21%. Com comparticipação só o ácido fólico e o ferro. Isto significa que por mês gastamos só em medicamentos a módica quantia de 65€. Começo a achar que só os ricos podem ter filhos...

Etiquetas: , ,

11 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Tanta burocracia! Tenho uma colega que também pediu essa baixa, mas não foi necessário nada disso, a médica de família tratou de tudo e ela limitou-se a enviar o papel para a segurança social. Será que as coisas entretanto foram alteradas? Que estranho! Bem, de qualquer das formas, boa sorte com a papelada! beijos

3/14/2007 04:24:00 da tarde  
Blogger onossopimpolho said...

Eu não accionei a minha baixa, porque pude continuar a trabalhar em casa, mas no hospital deram-me logo o tal CIT e a declaração com o risco da gravidez e a DPP, depois na seg social disseram-me que ea só preencher mais um requerimento e depois enviar tudo. Mas como não tratei de nada nao sei o tempo de espera nem se realmente era assim como me informaram.

Quanto aos medicamentos, eu não sei o que se passa, vejo os vossos blogs e todas estão a tomar alguma coisa, eu só tomei o ácido fólico, e durante o 1º trim. porque quiz, pelo médico tomava uma caixa que me durou para um mês antes e um mês e pouco depois e estava bem. Nunca mais me receitou nada. Só fiz analises no mês antes de engravidar e inicio do 5º mês, agora é que tenho novamente para fazer mas só o homograma, ao açucar ainda não fiz.. começo a desconfiar que ando a pagar a um médico particular mas não estou a ser muito bem assistida...

Desculpa o desabafo...

Beijinhos

3/14/2007 04:41:00 da tarde  
Blogger morgy said...

Sobre os medicamentos: acho que não vale a pena preocupares-te. Se não estás a tomar é porque muito provavelmente não precisas e ainda bem.
Eu tomei ácido fólico antes de engravidar e durante os primeiros meses. Depois passei a tomar o Centrum materna que tem as vitaminas todas incluindo o acido fólico que deixei de tomar.
O Neurobion é um conjunto de vitaminas do grupo B e foi-me receitado para minimizar as dores nas costas. Comecei com uma dose baixinha, mas agora já estou na dose máxima, que são 6 comprimidos por dia e isso contabiliza muitas caixas ao final do mês.
O ferro comecei a tomar mais tarde. Eu tenho uma anemia crónica e se juntarmos a isso a anemia típica da gravidez, o valor de ferro do centrum já não era suficiente e eu lá comecei a tomar ferro também.
O magnésio só me deram agora quando cai. O CTG tinha lá uns risquinhos que para a enfermeira eram umas contracções pequeninas e para o médico são irritabilidade do músculo do útero. Como tal, agora tomo também o magnésio.

3/14/2007 05:06:00 da tarde  
Blogger morgy said...

E quanto à baixa acho que tiveste imensa sorte. A mim nem no hospital de santa maria me podiam passar o CIT, mandaram-me sempre pedi-lo ao médico de família, coisa que eu nem tenho.

3/14/2007 05:08:00 da tarde  
Blogger Mãe M said...

Coincidentemente eu tb estou grávida de um rapaz e a minha data prevista do parto é proxima da tua, 20 de Abril. Também agora me encontro de baixa por gravidez de risco (desde 22 de Fevereiro) e também foram necessários todos esses documentos, mas em relação ao tempo de espera foi bem menor! Os meus primeiros 12 dias já foram processados... talvez porque a minha médica de familia quanto passou o CIT entregou-me os outros papeis que eu entreguei de seguida na SS.
Uma dica para os medicamentos de 21%: tenta pedir a receita médica para eles, junta às facturas da farmácia, que eles passam a ser dedutíveis no IRS, para as vitaminas já é uma ajuda...

3/14/2007 06:57:00 da tarde  
Blogger PatLeal said...

Bolas e eu a pensar que tinha tido má sorte nas minhas baixas. Graças a Deus já as recebi, agora vou mandar os papeis para a licença. Espero que não demorem a pagar.

Jocas e espero que se resolva tudo, gostei de vós ver.

3/14/2007 07:09:00 da tarde  
Blogger Supertatas said...

eu cá tomo pregnacare e pago apenas 8 euros por mês, mas imagina agora não tendo qualquer seguro de saude, no final do ano recebi uma carta da medis a dizer que já me tinha comparticipado mais de 500 euros em ecografias e consultas e analises etc :O

3/15/2007 12:45:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu não tive dificuldade nenhuma nisso,a minha médica passou-me os cit e foi só enviar,a empresa pagou-me as baixas e a seg.social pagou á empresa;só tomei ácido fólico e ferro e por pouco tempo;pedi o subsídio de maternidade e o abono 2 dias depois de ter saído da maternidade e foi relativamente rápido entregar a papelada,o subsídio demorou 3 semanas a ser pago e o abono 4 meses mas veio com retroactivos:)em relação aos medicamentos essa cena da receita é verdade,desde k tenha receita médica podes deduzir no irs,eu pus o creme Barral por exemplo:)

3/15/2007 12:11:00 da tarde  
Blogger mãe said...

olha... magnesio, pede que a tua médica te passe a receita de magnesona, ampolas bebiveis.é comparticipado e bebe-se muito bem.

3/15/2007 03:32:00 da tarde  
Blogger Sónia e MI said...

Eu estou à espera que me paguem desde Outubro...

3/16/2007 12:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ola eu sou professora e fiquei colocada a muitos quilometros de casa, o que não me é possivel fazer porque viagens de seis horas de autocarro não consigo devido as complicações da minha gravidez. Estou a tratar das papeladas da minha gravidez de risco para pedir para vir para perto de casa, mas ja vos digo isto não tem nexo nenhum devia ser decisão do proprio estado facilitar uma gravidez tranquila a todas as mulheres, uma vez que é um estado de sensibilidade total e necessidades acima do normal. Não pedimos para não trabalhar enquanto podemos apenas penso que devia ter em consideração a área de residencia, porque eu por exemplo não posso fazer viagens longas devido as dificuldades que sempre tive desde o inicio da gravidez, ja estou de cinco meses.

9/25/2010 12:46:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home