28 semanas
Entramos no 3º trimestre. A partir de agora já só faltam mesmo algumas semanas. Praí umas 10, 14 no máximo.
Na semana passada comecei a trabalhar todos os dias a partir de casa. Tirando um dia ou outro com mais dores, tenho-me sentido muito bem. A continuar assim poderei adiar mais algumas semanas o pedido de baixa.
Para a semana vou estar de férias, e (espero eu) vai-me saber maravilhas poder dedicar os dias a fazer as bolsinhas com a roupa dos primeiros dias do bebé e outros preparativos. Às prestações vou começando a lavar as coisas do bebé e a guardá-las nos sítios certos.
Já não falta muita coisa nas nossas listas: o ovo já está escolhido e será oferecido pela avó paterna, ainda não nos decidimos verdadeiramente pelos intercomunicadores e como queremos amamentar a parafernália de biberões, esterilizadores, bombas, etc ainda nos deixa baralhados, mas já sabemos onde ir comprar caso a emergência apareça. Ainda nos faltam uma mochila muda-fraldas para quando sairmos com o bebé, um termómetro de ouvido e bonecos para as gengivas.
Decidimos que há algumas coisas com que só nos vamos preocupar mais tarde como a cadeira de comer, a cadeira auto (mais de 9Kg), brinquedos para o banho, pratos e colheres, copos e um carrinho de passeio.
Da lista da mãe faltam soutiens de amamentação. Mas isto é uma história complicada.
No início da gravidez foi fácil comprar soutiens, avancei para o número acima do normal e durante alguns meses tive soutiens óptimos. Mas agora a coisa está difícil. Por altura do natal fartei-me de procurar o tamanho 95C que era precisamente o único que estava sempre esgotado. Acabei por comprar um 90C e usá-lo na posição máxima, mas logo se tornou desconfortável. Depois comprei um 95D, está óptimo, embora um bocadinho grande na copa. No outro dia achei finalmente o dito 95C e comprei de amamentação um 100C, já que por todo lado aconselham que o de amamentação seja um número acima do que estamos a usar. Ora, não é que me sinto desconfortável com o 95C? Agora uso o de amamentação 100C e o normal 95D. Como tal vou continuar a adiar a compra de soutiens de amamentação, sabe-se lá a que numeração eu chego!
A entrada no terceiro trimestre fica ainda marcada por uma constipação daquelas que, concerteza, ainda me irá acompanhar pelo menos mais uma semana. Uma semana de tosse e expectoração, a pior fase possível da constipação.
E hoje começámos finalmente o curso de preparação para o parto. Para já gostámos bastante. Das coisas mais importantes que tive em conta quando pesquisei os cursos era que fossem dirigidos também aos pais e não só às mães. Na generalidade, os cursos que existem são para as mães existindo uma ou duas aulas para os pais. O que vamos fazer já foi pensado para que o pai vá a todas as sessões. A primeira sessão que nos calhou não podia ser mais apropriada, a psicóloga falou sobre o papel do pai e a fisioterapeuta abordou as lombalgias. :) Já vim para casa com mais uns exercícios, uns que consigo fazer sozinha e outros que o tiago tem de me ajudar.
Nas últimas noites tem sido mais difícil dormir, não só por causa da constipação, mas por uma dor que teimava em aparecer na barriga. Tanto doia para a esquerda como para a direita. Com a fisioterapeuta ficámos a perceber o porquê. O senhor Gabriel resolveu alojar-se todinho do lado direito, pontapés para a esquerda e rabiosque todo à direita. Vamos ter que tentar fazê-lo mudar um bocadinho de posição com umas festinhas do lado esquerdo (deve ser para ver se ele vai lá ver o que é). Mas realmente, quando pensei nisso, reparei que faço mais festinhas do lado direito, e ele deve gostar das festinhas no rabo.
O curso é acompanhado por uma psicóloga (com quem fizemos uma avaliação hoje), uma fisioterapeuta e uma enfermeira e inclui ainda o pós-parto já com os bebés.
Parece-me ser um acompanhamento mais próximo e mais preventivo do que os outros cursos que vi.
Uma das coisas que me preocupa é a depressão pós-parto, e hoje depois da conversa com a psicóloga (que pretende exactamente prevenir essas situações) vim muito mais segura. Com a sensação de ter uma rede para me apanhar na queda :)
Na mesma clínica têm aulas de baby ioga :) Ficámos os dois entusiasmados com a ideia. Veremos mais tarde se as fazemos ou não. De qualquer forma já ficámos a saber que nas sessões de pós parto está incluída uma aula de baby ioga.
27 semanas e 3 dias
Originally uploaded by Morgy.
Etiquetas: 28 semanas, amamentação, baby ioga, enxoval, foto, gravidez, preparação parto, soutiens
10 Comments:
Gosto muito de ler o que escreves.
Tudo muito organizado, planeado, é bom sentir isso :))
Parabéns , a barriguinha está linda!
Estás com uma barriga muito bonita!
Estás linda de morrer!!!!
Um beijo enorme
Inês Mendes da Silva
Estás linda! E é bom ter notícias vossas. Bjocas
gira
ohhhh :') como é o baby yoga? eu faço yoga mas lé não há bebes :(
onde é isso?
Parabéns miúda .. barriguda! tás linda e com um brilho próprio desta fase!! muito contente por te ver assim ;) beijos
Já ouvi falar de vários sítios onde existe ioga para bebés.
Nós fazemos o curso de pre e pos parto na Clínica das Conchas no Lumiar.
Vimos lá que têm duas classes de baby ioga, uma desde as 6 semanas até começar a gatinhar e outra acho que do gatinhar ao andar.
Apenas um adulto pode acompanhar o bebé. Ainda não sabemos preços, mas era uma vez por semana.
http://www.clinicadasconchas.pt/
Ola**** Primeiro parabens pela barriguinha =P ta mto bonita.. a minha bebe tambem esta prevista quase pra mesma data..26 a 29 de abril.. espero que essa constipaçao passa rapido.. nao te quero assustar mas nao tenho mto boas recordaçoes da tosse.. a ultima vez que assim..tava com quase 5 meses..e fui parar ao hospital.. fikei internada varios dias.. pois estava a perder liquido amniotico.. devido a tosse =/ e tive em risco de perder a minha princesa.. mas felizmente e graças a Deus tudo correu pelo melhor.. e aqui tou eu e nha princesinha =) mas nao te preocupes que nao ha-de ser nada.. daqui a nada tas boa.. felicidades pa ti e po teu bebé*
Já falta pouquinho e está mais que na altura de te mimares e descansares muito porque depois o tempo é escasso:)Muito bom estares a prever as depressões e pedires já ajuda,a mim aconteceu e foi horrível,nem médico nem mãe nem marido por perto,só eu sozinha e sem rede e não recomendo....foram quase 2 meses a atrofiar e a não conseguir controlar choros e crises mas o teu maridão está tão envolvido que de certeza que nem vais dar pelo descontrolo das hormonas!com mimo,carinho e ajuda tudo vai ao sítio rapidamente:)
estás com um barrigão enorme e confessa lá:não te sentes o máximo?eu já tenho saudades da barriga,estranho...beijinhos!!!e tudo a correr MUITO bem!
Enviar um comentário
<< Home