Lilypie 1st Birthday Ticker

quarta-feira, dezembro 27, 2006

O segundo trimestre

Todos os sites, todos os livros, todos os "especialistas" podem discordar em muitos aspectos da gravidez, mas num costumam estar de acordo. O 2º trimestre é o tal estado de graça. A barriga não é muito grande e ainda não incomoda, temos mais energia, dormimos bem, os enjoos foram embora e não andamos sempre a correr para fazer mais um xixi.
Bullshit! Pelo menos para mim o 2º é bem pior que o primeiro. Para começar tive a bela da infecção acompanhada de cólicas renais. As dores nas costas estão ainda piores, agora acompanhadas pela dor na costela (ou costelas). Amanhã recomeço o trabalho e estou mortinha de medo de como me vou sentir. Se antes as dores pareciam controladas em casa e insuportáveis no trabalho, imagine-se agora que me doi em casa. Qualquer saída é uma chatice, não consigo estar sentada uma refeição inteira sem me começar a doer as costelas e as costas. Viagens de carro de duração superior a uma hora são impossíveis.
Descobrir que os meus intestinos estão comprimidos pelo útero e alojados cá em cima junto às costelas e saber que a dor nas costelas de um dos lados pode ser uma acumulação de gases causada pela pressão do útero. Para ajudar à festa começar a tomar ferro extra (para além da dose que já está no multivitaminico) e saber que isso ajuda a criar obstipação. Felizmente para já tenho conseguido fazer todos os dias, mas de cada vez está tão rijo como se não fizesse à dois dias...
Dormir também é um problema. Enquanto tive as cólicas renais compramos um segundo colchão mais fofinho para colocar por cima do nosso que é ortopédico e rijo. O objectivo era minimizar as dores das cólicas e conseguir dormir. Resultou. Também já tinha lido que colchões ortopédicos e logo mais rijos podem provocar mais dores nas costas. No entanto depois de várias semanas o tal colchão mais fofinho já lá tinha duas covas do sítio onde dormimos, para além de que a cama fica muito mais alta e já tenho dificuldades a deitar-me e levantar-me. Resolvi experimentar tirar e ver se conseguia voltar a dormir com o colchão normal. Nem duas horas aguentei... lá tivemos que andar a desfazer e a voltar a fazer a cama à meia noite. Para conseguir dormir já uso uma segunda almofada mais uma almofada daquelas que também são usadas para a amamentação e que me apoia o corpo todo (foi uma prenda de natal, uma grande surpresa e chegou mesmo em boa hora). Começa a haver falta de espaço naquela cama, e mesmo assim passo a maior parte da noite acordada. A virar-me dum lado para o outro e a reajustar as almofadas, a levantar-me várias vezes para fazer xixi, a simplesmente não dormir por causa das dores.
Cada vez estou mais convencida de que venho mais cedo para casa.
As coisas boas do 2º trimestre: senti-lo a mexer-se, reconhecer as suas rotinas, ficar na ronha na cama por que sei que ele acorda pouco depois de mim e faz a sua ginástica matinal.
E apesar de tudo adoro a minha barriga e adoro estar grávida, vá-se lá perceber...

Etiquetas: , , , , ,

3 Comments:

Blogger Supertatas said...

tb recebi uma almofadinha dessas, é tão simpática :')

12/28/2006 01:00:00 da tarde  
Blogger Ana Rute Oliveira Cavaco said...

as melhoras...
para mim o 3º trimestre é que não devia existir. acabava a gravidez com 25 semanas!

12/29/2006 10:59:00 da manhã  
Blogger Eva Lima said...

Conselho (será mania de multi-mãe?):
sofri muito com obstipação até que descobri que comendo todos os dias, em jejum, all brans da Kellogs com leite, resolvia a situação. Ainda hoje o faço, no dia seguinte está resolvido.

(conversa tãããão interessante... dizem eles.)

12/29/2006 03:31:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home