Lilypie 1st Birthday Ticker

quinta-feira, maio 10, 2007

ai as minhas maminhas

Amamentar é difícil, amamentar é muito difícil.
Gabriel abre bem a boca. Vá não sejas preguiçoso, abre bem a boca. Não me magoes Gabriel. Não me empurres. Não me dês murros. Não arranhes a mãe. Abre bem a boca. Au! Porra!
Costumam ser assim os primeiros 5 a 10 minutos de cada mamada. Está muito melhor, já foi assim pelo menos meia hora. E eu sei que a culpa é toda nossa.
Apesar de saber muito bem que nada de chuchas, nem tetinas, acabamos facilmente por ceder à tentação.
Houve aquela noite que a mãe esteve sózinha na maternidade e já só conseguia acalmar-te com o dedo mindinho e acabou por pedir que lhe trouxessem uma chucha. Depois houve aquele dia na maternidade em que a tua mamada foi saltada por causa do estúpido do banho. Já estavas muito sôfrego de fome e não havia forma de pegares. Acabamos por te dar suplemento com tetina, porque com o copinho tu engolias muito ar.
Em casa, apresentamos-te até uma chucha nova, daquelas com o formato xpto para se parecer o mamilo da mãe. Só que o mamilo da mãe não é propriamente normal. Na maternidade chamaram-lhe plano, como tal não tem aquele biquinho xpto.
E depois houve ainda aquele dia em que todos dormimos. O bebé dormiu, a mãe dormiu e o pai dormiu. Quando a mãe acordou já tinham passado umas horas da tua hora de comer. Já estavas muito esfomeado e não pegavas. Tirei leite com a bomba e nem pensei duas vezes, foi logo de biberão e andou.
Filhote, ainda estamos a aprender a ser pais. Já banimos as chuchas todas, se bem que de vez em quando o teu pai ainda pense em ir buscar uma, vê-se logo que não se trata das maminhas dele!

Enfim... na maternidade foram buscar-me mamilos de silicone para ser mais fácil o bebé puxar o leite. Na maminha direita, este apetrecho fez logo ferida, porque com ele tu mamavas só na pontinha. Deixei de o usar e passaste a pegar muito bem.
Na maminha esquerda fizeste umas feridas ainda maiores, e tinha mesmo que usar o mamilo de silicone porque as dores eram imensas. Cheguei mesmo a chorar de tantas dores.
Com a ajuda do PureLan fui conseguindo largar totalmente os mamilos de silicone, as dores já eram idênticas com e sem aquilo. Na maternidade as enfermeiras ajudaram-me imenso. Até porque entretanto os problemas multiplicavam-se. Não só os mamilos estavam em ferida, como o bebé começava a ter dificuldades a pegar e eu estava a começar com a subida do leite.
Para o bebé pegar foi necessário persistência, para a subida do leite o bebé tinha que me esvaziar as maminhas, o que implicava mamadas de uma hora ou mais, depois colocavamos gelo durante 15 minutos nas maminhas. Para as feridas, era deixar as maminhas ao ar e colocar o PureLan. Indicaram-me ainda que devia colocar discos de hidrogel Aquamed e o creme Cicamel.
Foi no dia que saimos da maternidade que tive a subida do leite. As maminhas muito quentes e completamente infladas. Parecia que tinha posto silicone e iam rebentar a qualquer momento.
Foi esse o dia que compramos de urgência a bomba tira leite, mas não a conseguia usar. Fartamo-nos de procurar os discos Aquamed, mas não os encontravamos em farmácia nenhuma. O que valeu foram as duas anjinhas que foram lá a casa fazer uma visita rápida e acabaram a massajar-me as maminhas. Já tinha caroços e tudo. A Cátia e a Pat puseram mãos à obra e com muita água quente, creme gordo e toalhinhas turcas resolveram o problema da subida do leite.
O Tiago acabou por descobrir que na chicco também haviam uns discos de hidrogel, e foi logo a correr comprar. As maminhas começavam a sentir-se melhores.

Agora é esperar com paciência que os mamilos se regenerem e curem. O Gabriel ainda não pega à primeira, como tal ainda dá umas sugadelas mal posicionadas de vez em quando. Eu vou alternando entre cremes e discos de hidrogel. O bicharoco já deve ter comido tanto leite como PureLan, Cicamel e Bepanthene :)
Quando ele pega bem, amamentar é até um prazer. Ele não magoa nada e é uma sensação muito boa. Mas todo o resto do tempo sinto os mamilos doridos.

Anseio pelo dia em que vou tomar banho e a água do duche e a toalha não me vão magoar.

Etiquetas:

9 Comments:

Blogger moca said...

Ola

como eu sei o que é isso embora não tenha tido tantas dores, a mariana também é uma louca a mamar e eu tenho imenso leite. O que me valeu foi a bomba da avent (manual) e a pomada gretalvite que me deram na maternidade.
Bj

5/10/2007 09:23:00 da manhã  
Blogger CC said...

Cada vez que me lembro do que sofri ao tentar dar de mamar, até me arrepio... Mas ainda fico mais arrepiada ao ler este post...

Oh Gabriel, sê meiguinho com a mamã. Ela sofre para te dar o melhor do mundo: O teu leitinho que tu tanto necessitas e gostas.

Quanto à mamã, se precisar de mais alguma massagem está à vontade para ligar à madrinha :-)

Jocas

5/10/2007 10:01:00 da manhã  
Blogger )0( said...

Ai que dores só de me lembrar! Eu sei o que isso é. E também sei o que é recorrer à bomba e sair mais sangue do que leite..
Nem preciso dizer que desisti!! A minha filha sempre se deu bem com o outro leite, mas recriminaram-me muito por isso no hospital(por ter desistido) só que as maminhas (de bico plano)eram minhas e as dores também.

Sinceramente espero que consigas ultrapassar esta fase porque todos sabemos que o leite materno é insubstituível. Tenta não ceder à tentação de desistires!

Um beijinho para vocês e melhor sorte nessas pegas!

5/10/2007 11:05:00 da manhã  
Blogger Mia said...

Olá

visitamos por acaso este cantinho e adoramos. O Gabriel está lindo dentro do sling..que doçura!
Se me permites uma sugestão.. os meus mamilos também gretaram ainda na maternidade, usei purelan e nada fez, antes pelo contrário, parecia que ainda ardiam mais e não aguentava nada em cima deles. Cada vez que o Tomé pegava na maminha a sensação era..fechar os olhos: vá lá filho..come..come..lol
Solução: Existem umas conchas protectoras da Avent ISIS, servem para proteger os mamilos inflamados ou gretados e aliviam o ingurgitamento. Usei-as até me sentir totalmente "curada" da sensibilidade nos mamilos.
Deixei de colocar purelan..no final da mamada passava com um pouco de leite e deixava secar(as conchas são excelentes para isso), em dois dias.. não havia mais gretas nem sombra delas!

Desculpa o testamento (logo numa primeira visita!!) mas são situações mesmo muito dolorosa e desesperantes!

beijocas grandes
(espero que nos visites:)

5/10/2007 11:10:00 da manhã  
Blogger Raquel said...

Corajosa! Grande mulher! Eu desisti ao fim de 3 dias, depois do Gabriel nascer, e logo na maternidade quando foi a vez da Diana.

Por isso, a ti, faço-te uma vénia!

Beijo

5/10/2007 11:24:00 da manhã  
Blogger claudia said...

Não faço ideia das dores que passas ,mas digo-te até me arrepiei ao ler.

Muita força e as melhoras rápidas.

Gabriel sê bonzinho pra Mamã,um beijo.

5/10/2007 02:49:00 da tarde  
Blogger sandraalmeida said...

Olá "vizinha"... em 1º lugar quero pedir desculpas mas só hoje é que vi o email que me enviaste...ups!!!
Depois quero te informar que os nossos piolhos têm 1 dia de diferença... o Vasco nasceu no dia 24 às 39 semanas e 1 dia!
Quanto ao leite... amiga nestes 1º dias não tires o leite com a bomba pois vais estimular o peito e fazer com que tenhas ainda mais leite... quando tiveres o peito cheio de leite o bom mesmo é tirares com as mãos... demora mas é muito melhor.
Eu tive sorte, não gretei... embora tenha descoberto que tenho glandulas mamárias debaixo do braço o que originou que eu ficasse parecida com uma galinha (de braços abertos). De resto acho que consegui fazer uma boa gestão do leite... benditas aulas de preparação para o parto!!!
Tenho o teu nº e se não te importas um dia ligo-te para irmos passear os cachopos!
Beijos e boas noites (que eu também ando meio zombie)
Activestresss

5/10/2007 08:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nunca tendo passado por isso, até me arrepiei ao ler o teu relato. Estás a ser muito valente, eu não sei se aguentava.
A mim sempre me recomendaram o purelan, mas pelo que vejo não te deu grande resultado.
Também já ouvi que o nosso leite é a melhor pomada e que as tais conchas da Avent são boas porque deixam os mamilos secar, assim como deixá-los apanhar sol...
As melhoras rápidas!

5/10/2007 08:41:00 da tarde  
Blogger 1gota said...

É preciso ter muita força de vontade para amamentar. Acredita que é só no início, depois é sempre a melhorar. Depois passou a ser uma maravilha.
Não tive tantos problemas como tu, mas ainda assim tive de recorrer ao Purelan, aos bicos de silicone e aos paninhos com água quente. (utilizei muito aquelas cenas de gel para os olhos que se vendem na natura que eu aquecia em banho maria, fazem o mesmo efeito)
Mas uma coisa que funcionou mto comigo para descer o leite qd as mamas estão a rebentar é o Syntocinon (acho q é assim q se escreve), que se inspira 5 min. antes da mamada. O leite desce que é uma maravilha e ele suga melhor. Não sei se ainda estás "nesta fase", se estiveres aconselho-te vivamente.

Beijinhos,
1gota

5/14/2007 09:11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home