Lilypie 1st Birthday Ticker

terça-feira, setembro 20, 2005

data de concepção? lol isso só os pais é que sabem :)

Quando comecei a ir ao ginecologista alterei por completo a minha forma de tomar nota dos meus períodos. Antes tomava nota de todos os dias, e colocava um "P" vermelho em cada dia da agenda. Depois reparei que para o ginecologista o que interessava era somente o primeiro dia que tive o período. Nem sequer lhe interessava quantos dias eram, ou se no dia anterior da consulta tinha ainda estado com o período. Importante é o primeiro dia.
Eu sempre fui muito regular, vou ao calendário, conto os dias e quase que até acerto na hora a que me vou levantar para pôr o penso. Costumava ser assim: dois ou três dias de grande fluxo e depois mais dois de mijinhas, depois contava 25/26 dias para o próximo. Done, siga.
Com o tomar da pílula tudo mudou. Não cheguei a tomar a pílula durante muito tempo, acho que nem sequer chegou a um ano e mesmo assim experimentei duas diferentes.
Os meses que tomei a pílula foram dos piores meses da minha vida. Primeiro desregulou-me um bocado o ciclo (estranho não?), todos os meses a chegada do dito ia atrasando mais um dia. Sem chegar a perfazer um ano de pílula cheguei a ver que ia voltar a tomá-la sem o período chegar a vir... Depois foram as flutuações hormonais, engordei imenso e tinha alterações de humor e momentos de depressão extremamente drásticos. Um dia decidi deixar de tomar.
Continuei certinha, mas ainda hoje, vários anos depois de deixar a pílula, os meus períodos não têm nada a ver com o que eram (e a bela clara de ovo que tinha abundantemente antes de tomar a pílula só agora começa a dar uns ares de sua graça).
Agora os meus períodos não são os belos dos 5 diazitos no mês... agora são mais tipo os 10/15 dias do mês.
Começa devagar e é capaz de andar uma semana só a vir às mijinhas. Depois veêm os tais 2 ou 3 dias de grande fluxo, e depois mais uns 3 a 5 de mijinhas outra vez.
Eu considero o meu primeiro dia de período aquele em que começa a vir a sério. A partir desse dia conto 28 dias, que é quando volto a ter os primeiros dias de mijinhas outra vez.
Acontece que quando falei com a minha ginecologista sobre o facto dos meus períodos agora começarem pelas mijinhas, o que ela disse foi que não fazia mal... período é período. Mas quando for a altura de engravidar a data chave para quaisquer cálculos é o primeiro dia de período.
Esta será, provavelmente, mais uma questão a resolver com a minha médica na próxima consulta, é que se antes era só uma questão do período começar com mijinhas, para mim começa a ser desconfortável tê-lo durante tanto tempo.

Chegamos finalmente ao assunto do título :) O cálculo para a data do parto é feita a partir da data do primeiro dia do último período. Agora é que a coisa se complica, as mulheres têm ciclos diferentes, todos perfeitamente normais. E depois ainda há aquelas com ciclos irregulares.
No entanto os médicos já têm métodos eficazes para determinar o tempo de gestação de um feto. Ao fazerem a ecografia dizem logo o tempo que tem o feto e assim podem determinar com mais exactidão a altura do parto (é por isto que há por aí muitas futuras mamãs em que a barrinha lhes diz uma data de gestação e o médico diz outra ligeiramente diferente).
Claro que depois a criança também pode decidir por ela mesma quando quer sair :) Mas isso já é outra estória!

Etiquetas: , ,