Lilypie 1st Birthday Ticker

segunda-feira, julho 16, 2007

roupinhas e maminha

O Gabriel é um bebé pequenino. Lembro-me de ter ficado quase desiludida quando numa das últimas ecografias me terem dito que o puto era percentil 50. Quer dizer... fiquei muito feliz de o saber grande e bem alimentado, mas sempre esperei ter um bebé pequenino.
Agora que está cá fora foi logo fixar-se no seu percentil pequenino.

Como sempre achei que vinha aí um bebé pequenino, comprei roupas minúsculas para levar para a maternidade. Às 39 semanas fizemos mais uma ecografia que situava o Gabriel num percentil 50/75 e quase 3,5Kg. Comecei a ficar preocupada com o tamanho das roupinhas e juntei à mala de maternidade mais duas mudas do tamanho acima (50's da HM).

Ele realmente nasceu grande. Junto com os outros bebés nascidos no mesmo dia, o Gabriel parecia ter mais um mês. E no entanto as roupas que lhe serviam bem eram as tais roupinhas minúsculas (45 la redoute e 50's petit bateau).

Com uma semana as minúsculas continuavam a servir e os "nascitta" da chicco (44's chicco) deixaram de estar a nadar.

Com um mês começou a usar 50's da chicco e 50's da HM.

Com dois meses começou a usar os 56 da HM, mas só agora deixaram de estar a nadar.

O puto é pequenino e cresce devagarinho. Claro que isto tem vantagens, ele usa, e usa, e usa a roupa dele. Não me posso queixar de lhe comprar roupa e ele só usar uma vez. Até tive o problema contrário, faltava-me roupa pequenina. Os primeiros tempos foram um stress porque não tinha roupa suficiente. Estava sempre a fazer máquinas de roupa com as quatro mudas que ele tinha.

O Gabriel não só é pequenino como parece contentar-se com pouca comida. Tapa o buraquinho e fica logo satisfeito. É mais importante para ele dormir que comer. E eu a desesperar a olhar para a balança, a tirar leite e a ver que não sai nada e sempre na expectativa de ter de lhe começar a dar o "pão com chouriço".

Ainda nunca se queixou de fome depois de comer, e a crescer eu sei que está. Não é preciso olhar para as roupas que deixam de servir, ou deixam de estar largas. Basta olhar para os refegos que lhe aparecem nas pernas. Mas o peso deixa-me ansiosa.

Estou constantemente a pensar que não engorda o suficiente. Que lhe vão querer dar suplemento, que devo estar a ficar sem leite.


Os pesos:

à nascença - 3450gr
com 7 dias - 3200gr
com um mês - 3630gr
com 2 meses - 4350gr
ontem - 4730gr

(diz a pediatra que deve engordar 500gr por mês)

quanto deve aumentar um bebé amamentado?

Etiquetas: , , ,

16 Comments:

Blogger Mafalda said...

A minha Maria nasceu com 2.700 kg. (às 37 semanas). O pediatra recomendou (e ainda bem) que esquecesse a balança e "olhasse" para a miúda para ver se ela estava a crescer e a engordar. Foi o que fiz e ainda bem! Amamentei em exclusivo até à introdução dos sólidos e ainda hoje aos 10 meses é o único leite que bebe.
Claro, que continua minorca mas os bebés não se medem aos palmos. :)

7/16/2007 11:40:00 da manhã  
Blogger )0( said...

Acho que se dá demasiada importância ao peso dos bebés.
O que interessa é se ele está bem e feliz.

Beijos para vocês

7/16/2007 11:47:00 da manhã  
Blogger mãe said...

Ora nem mais. Se o bébé está bem e anda satisfeito, claro que não tem fome. Isto dito assim soa muito bem, mas deixa lá que eu já vou no 4º mas ainda olho para a balança e ainda me pergunto se ela estará a comer bem. E já vamos em 6 meses só com maminha, mas as dúvidas temo-las sempre.

7/16/2007 12:26:00 da tarde  
Blogger Happy Belly said...

Não tendo nenhuma experiência em bebés já nascidos, deixa-me que te diga. O Gabriel está com um ar muito saudável, feliz e esperto. Não me pareceu de todo, que esteja mal desenvolvido, tem uma grande força no pescoçinho e está atento a tudo.
Apesar de haver um padrão, nem todos somos iguais, e ele aumenta de peso todos os meses, não é? Se não o fosse, aí sim podia ser preocupante, mas bolas... Está ou não saudável?
Não te preocupes little Mamma.

7/16/2007 01:45:00 da tarde  
Blogger Sara said...

Eu acho que os percentis só servem para deixar as mães preocupadas. De facto, é como alguém ai em cima diz, se ele dorme bem e está tão esperto e sorridente, é porque não precisa de mais. Nem todos os bebés são gordos, esse tempo já lá vai, mas deixa-me dar-te um conselho ainda que não o tenhas pedido ;) o facto de o pesares todos os dias é um factor de stress enorme para ti e se calhar para ele também, mas com certeza sabes isso.

7/16/2007 02:16:00 da tarde  
Blogger Grey´s said...

Bebés não tenho, mas pelas fotografias do Gabriel, parece me um bebé muito desenvolvido e o mais importante feliz! Aproveita bem esta fase, passa tão depressa!
Beijinho grande

7/16/2007 02:53:00 da tarde  
Blogger gralha said...

Eu também andava sempre nesse stress (o que não ajudava nada ao leite, claro!) mas temos de aprender a relaxar. Cada um lá cresce ao seu ritmo e se estão saudáveis e a ganhar peso, então o melhor é não nos preocuparmos. E também tive falta de roupa - isto de dizerem "não comprem, não comprem que depois não veste"... Tretas!
De certeza que a maminha é boa e suficiente. Se não fosse, ele não dormia tão bem :)

7/16/2007 03:10:00 da tarde  
Blogger Catarina Santos said...

já disseram tudo, mas queria ainda acrescentar que ele parece mesmo tão bem nas fotos!

desde que aumente o mínimo e ande satisfeito com a vida...

em relação a pesar pesava uma vez por mês durante o 1º ano, mas apenas pq queria ter os registos, pela pediatra seria somente aquando as consultas de rotina.

beijinhos*

7/16/2007 03:20:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá Morgy,
Sigo o teu blog há algum tempo e mais assiduamente desde que ficámos grávidas na mesma altura e com bebés previstos para o mesmo dia! A minha filha nasceu, após indução iniciada às 10 da manhã do dia 24, de cesariana à 1:04 do dia 25 de Abril. Tenho acompanhado com muito gosto o desenvolvimento do Gabriel. A minha filha nasceu com 2985 Kg, após 7 dias tinha 3025 Kg, no 1º mês tinha 3580 Kg e no 2º mês 4380 Kg. A última vez que foi pesada, ao 2º mês e 7 dias, tinha 4540 Kg. Estou a amamentá-la, mas por vezes, após a última mamada, ela continua insatisfeita o que faz com que lhe dê, por indicação do Pediatra, suplemento. Não há um padrão definido, por exemplo, a semana passada bebeu suplemento 4 noites, mas desde 3º feira que não bebe. Não te preocupes muito com os números, porque quando um bebé tem fome nada o acalma. Se quiseres trocar mais impressões diz-me está bem?
Desejo-vos tudo de bom,
maf

7/16/2007 05:30:00 da tarde  
Blogger Supertatas said...

o meu nasceu com 3,240 e chegou a perder mais de meio quilo com o ar que saía da minha maminha, pobrezinho. depressa recuperou e na consulta de um mês já tinha o peso no percentil 50, que eu julgo ser o da média, por ser 50, pelo que fico mto satisfeita de ele estar na média :) o que é preciso é ser-se normal nesta vida!
nunca mais o pesei entretanto, precisamente por isso - porque o vejo bem disposto e a crescer, e nota-se muito bem que cresce!!! já cresceu mais de 10 cms desde que nasceu :| já vai na roupa de 3 meses da H&M, é comprido e magrito, quer dizer, não é magrito mas parece face ao comprimento, e tb é cabeçudo, mãozudo e pézudo :P
créditos à nestlé, essa minha amiga :')

7/16/2007 10:33:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Acima de tudo, não stresses. Como diz a tua pediatra (que foi minha professora de Pediatria na faculdade :-), o leite vem da cabeça! E o bem-disposto do Gabriel não tem ar de quem passa fome, pelo contrário!
se calhar não é grande ideia teres uma balança em casa.eu só peso o meu de 2 em 2 semanas, e também está em amamentação exclusiva.
um beijinho e força!

7/17/2007 06:49:00 da tarde  
Blogger Unknown said...

tens no site da OMS uns graficos para bebés amamentados.
lê - Mi niño no me come. do Carlos Gonzalez. acho que ainda não está traduzido, mas le-se muito bem. e ficaras muito mais tranquila. ele é pediatra.

se o teu bebé não perde peso, e se está activo. descontrai.

7/18/2007 01:25:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O Tiago nasceu com 3,077 e chegou aos 2,200 graças aos dias em que não foi alimentado. Hoje (fez ontem 1 mês) está com 3,430 e tem vindo a aumentar progressivamente.

Eu também me vi sem roupa para ele e ainda tive que ir comprar mais (toda a gente diz para não comprar muitos tamanhos pequenos e ainda por cima quase que só me ofereceram roupa a partir dos 3 meses).

Também tem sido só mama e eu claro que andava preocupada e só hoje fui dispensada de ir pesá-lo todas as semanas ao centro de saúde. Mas no meu caso ele mama bastante tempo, cansa-se é muito pelo meio e adormece, é um jogo de paciência, mas pelos vistos está a resultar.

Eles têm tempo para crescer e engordar, o importante é estarem saudáveis.

Eu também vou tirando leite durante o dia, junto e dou-lhe tudo à noite, porque a essa hora temos menos leite e acho que lhe está a fazer bem.

O importante é não stressar! E já agora, o Gabriel parece óptimo, feliz e saudável, por isso, confia no teu leitinho.

Beijos

7/18/2007 06:07:00 da tarde  
Blogger Sofia Quintela said...

Pois o Rodrigo � mesmo o contr�rio. Nasceu grande, perdeu peso porque desidratou e baixou os niveis de a�ucar (por isso foi internado) precisamente por precisar de muito alimento. O Rodrigo mama muito e nunca fiva satisfeito. Acaba de comer aquilo que s� deveria estar a comer daqui a um m�s e chora porque quer mais, � um abuso. Quanto � roupa hoje fui comprar-lhe roupa porque a del dura-lhe apenas 2 semanas ou tr�s no m�ximo, � um desespero, ando sempre �s compras para ele. Hoje o numero comprado foi o 68!!!
Estamos com 7 quilos de beb�. � brutal... Toda a gente me diz que ele parece um beb� de 6 meses.
A mim n�o sai... Sou e sempre fui minuscula, parece que o paizinho dele � que nasceu com 54 centimetros e 4 quilos e tal...

7/20/2007 09:20:00 da tarde  
Blogger Sofia Quintela said...

Porque é que todas as palavras onde coloquei acentos ficaram codificadas??? Raios...

7/20/2007 09:21:00 da tarde  
Blogger Repolha said...

Tens que ver que após saírem cá para fora os genes começam a falar mais alto. Há crianças que assimilam mais do que outras, tal como acontece com os adultos - isso não está propriamente relacionado com a qualidade do leite. Porém, quando existe introdução de suplemento isso não significa o fim da mama (há também bebés que "exigem" mais). É possível amamentar e dar suplemento.

Os bebés quando nascem, após perderem cerca de 10% do peso de nascença, devem aumentar um mínimo de 150gr por semana (o que dá cerca de 500/600gr por mês). Nessa altura é importante pesá-los e ouvir-lhes o choro: porque muitas vezes as cólicas ou a "embirrice" não passam de fome. Mas a partir dos 2 meses, em que se começam a mexer mais, não vale a pena andar com a balança atrás. Porque ao mexerem-se gastam energias e é natural aumentarem menos de peso. Após os 3/4 meses então não vale mesmo a pena pesá-los constantemente: basta observar os intervalos, os sonos e o estado de espírito.

Não te preocupes.

Beijinhos

7/30/2007 12:47:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home