Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, outubro 13, 2006

Enxoval

Retirado do blog da Cátia:

...VESTUÁRIO

- Babygrows (cardados e de algodão)
- Bodys
- Calcinha interiores
- Meias, botinhas de lã e sapatinhos janotas
- Casaquinhos (algodão, lã, ...)
- Camisolas, T-shirt's, Pólos
- Calças e jardineiras
- Gorros, chapéu e boné



... BANHO / HIGIÉNE / MUDA

- Muda fraldas
- Banheira
- Termómetro aquático
- Toalhas com capuz
- Esponja natural
- Loção
- Mustela Hidra bebé corpo
- Mustela Hidra bebé rosto
- Mustela Dermo lavante (para cabeça e corpo)
- Água de limpeza URIAGE
- Óleo Johnson
- Fraldas 3-6 kg's e 4-10 kg's
- Toalhitas
- Creme vitaminado para o rabinho
- Tesoura e corta unhas
- Escova e pente
- Álcool a 70º
- Ligadura ultra elástica para o umbigo
- Compressas esterilizadas
- Óleo de amendoas doces
- Soro fisiológico
- Cotonetes
- Aspirador nasal



... ALIMENTAÇÃO / SUCÇÃO

- Chupetas
- Suporte para a chupeta com mola
- Biberons
- Bolsa térmica para biberons
- Escovilhão e escovilhão para tetinas
- Escorredor de biberons
- Babetes normais, plastificados e toalhas de apoio
- Medidores de Leite em pó
- Termo (grande para casa e pequeno para viagem)
- Aquecedor de Biberons
- Fervedor
- Esterelizador
- Colheres de Silicone
- Pratos para as papas



... PASSEIO

- Carrinho (Chassi, ovo e cadeira + acessórios chuva e sol)
- Mala para o bébé
- Mala da Maternidade



... SONO

- Alcofa
- Almofadas para alcofa
- Lençóis para a alcofa
- Saco bebé para dormir
- Cama de grades
- Colchão
- Resguardo para o colchão da cama de grades
- Lençóis para a cama de grades
- Almofada para cama de grades
- Resguardos laterais
- Intercomunicadores
- Cobertores, edredons e mantas
- Rolo
- Luz de presença



... OUTROS

- Fraldas de pano
- Detergente para a roupa de bebé
- Tapete de Actividades
- Espreguiçadeira
- Termometro digital
- Bonecos para as gengivas
- Peluches



>>> AINDA FALTA:

- Cama de viagem
- Cadeira de comer
- Cadeira Auto
- Brinquedos aquáticos
- Mobile para a cama de grades com bonecos, luzes e música
- Parque (O empréstimo já está prometido)

.... (é o que me lembro!)



Okkkk, posto isto eu preciso saber quantidades, tipo mas quantos bodys??? e de que tamanho? e quantos babygrows? quantos cardados? O que são calcinhas interiores??? Serão calças de algodão para complementar os bodys? ou são cuequitas tipo cueiros?
Não quero nem botinhas nem sapatos, quero muitas e muitas meias (se a criança sair à mãe chega sempre a casa já só com um ou nenhum sapato!!!). Mas, e os tamanhos???
Gorrinhos quero!!! Os bebés perdem calor é pela cabeça não é pelos pés. Até é normal as extremidades estarem frias e azuladas e não ser devido a frio nenhum. Quero gorrinhos de algodão!
Ligadura pro umbigo, uns dizem que sim, outros dizem que não... esclareçam-me!
Chupetas, não resisti e já comprei umas pequeninas - isto para mim é uma coisa polémica, não quero habituar a criança a chupetas, mas reza a história que eu era viciadissima... e adoro ver bebés de chucha!
Toda a parafernália relativa a leite em pó não se pode deixar para depois? Eu quero amamentar e por muito tempo. Por isso se calhar juntava à lista era sacos e contentores para armazenar o meu leite congelado e uma bomba. Ouvi dizer que são melhores as manuais. Mães que amamentam deiem uma opinião!
O carrinho e o ovo são outro assunto ultra polémico. Estou apaixonadissima pelo topo topo de gama ever, com um preço altamente proibitivo e para o qual tenho de comprar um ovo à parte. Para quem quiser saber é o Stokke Explory. Pode ser que mo ofereçam, como a minha mãe diz ainda vem aí o natal, e os teus anos e a páscoa.
Na parte do sono, acho que tivemos sorte de jackpot e vamos herdar provisoriamente o kit completo :) Obrigada Pat.
Ainda não decidi se queremos espreguiçadeira. Há estudos que dizem que os bebés estão melhores deitados no chão num tapete de actividades ou mesmo só numa manta. Vou esperar para ver.
Bonequinhos já temos :) Um monstrinho feito pela mãe e reutilizando uma antiga tshirt do pai e uma avestruz amorosa a que a mãe não resistiu ;) De qualquer forma as prendas vão ser de certeza mais que muitas e os bebés também só demonstram interesse por bonecos um bocadinho mais tarde.

Etiquetas:

10 Comments:

Blogger morgy said...

Para já concordo contigo. Detesto microondas. E químicos também não me parece uma boa opção. A Cátia (DolceAndre) acho que tem um a vapor.

10/13/2006 11:36:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo bébé! Uns conselhos: em vez de calças interiores, collants de algodão. Dá para rapaz e rapariga e são muito mais confortáveis. Eu comprei imensas calcinhas interiores da pré-natal e não as usei porque não são práticas. Mas os collants são óptimos. Esterilizador: o da Chicco, a vapor, ou outro do género, desde que sem muitos rocócós. Quanto mais simples, melhor. Carrinho: o princípio é basicamente o mesmo, ou seja, convem que seja simples de montar e arrumar. O carrinho vai andar no porta-bagagens e ocupar um espaço imenso. Conselho extra: não vás na conversa de quem diz que só vale a pena comprar roupa para 1 mês pq os bebés nascem grandes e não dura nada. è horrível os recem nascidos com roupa a boiar. O meu filho nasceu com 3.500 e 50 cm e os bodies tamanho 0 duraram-lhe imenso tempo. Ah! Os bodies quanto menos fitinhas e lacinhos tiverem melhor. Os melhores são os brancos da pré-natal com molas entre as perninhas. É que vão estar sempre na agua e ficam por dentro...
Bjs
Rita

10/13/2006 11:46:00 da manhã  
Blogger Rosinha said...

Olá e muitos parabéns!
Eu sou mãe há 2 anos e oito meses e também tive todas essas dúvidas.
Em relação ao número e bodys a comprar, posso dizer-te que mais nunca é de mais. Podes começar por comprar uma meia dúzia de bodys tamanho 0 porque são os mais pequeninos e independentemente do tamanho com que ele nascer eles servem muito bem nos primeiros dias e ficam mais aconchegados. Depois podes compra o tamanho 1 que serve, possivelmente para os 2 seguintes, a partir daí já vais saber qual a necessidade, até porque o crescimento não é igual para todas a crianças.
As calcinhas interiores são calças com pé de algodão que se usam por cima do body. Em relação às meias, existem as de tamanho 0 (passando a publicidade, comprei muitas na C&A), as seguintes vais adquirindo conforme o desenvolvimento do bebé.
As chupetas só resultam se o bebé gostar e, nesse caso, convém utiizar apenas se for necessário acalmá-lo ou para ajudar a adormecer.
Bem, em relação ao carro, ele está à venda na Pré-Natal, e quando o vi pela primeira vez fiquei de boca aberta com tamanha evolução. Já vi mães a transportarem os bebés nestes carros e o que se sente é que é o carro perfeito para eles. Conforto e ergonomia para pais e bebés. Espero que o consigas adquirir ou receber de oferta, o que seria ainda melhor.
Vou ainda dar-te um conselho, a compra da roupa básica para o bebé torna-se mais económica se optares por grandes superfícies. Eu faço compras no Continente (roupa interior) onde encontras packs de bodys e das tais calcinhas de interior a preços muito bons e com qualidade. Outra loja que aconselho é a C&A que tem uma secção de bebés muito boa e com colecções muito giras, tanto para menino ou menina. Se tiveres menino não te aconselho a ires à Zara porque tem pouca oferta para bebés até, mais ou menos aos 18 meses, mas se tiveres menina é um paraíso de moda.
Espero que tenha sido útil, e vou acompanhar a tua gravidez de longe, e sempre que tenhas dúvidas, vou tentar ajudar-te! Continua assim... Beijos, Rosa

10/13/2006 12:27:00 da tarde  
Blogger morgy said...

Amar, sobre as ecos eu faço na mesma clinica onde dá consultas a minha médica e nem sequer sei como se chama o médico das ecos. É a policlinica Andrea.
Faço tudinho no mesmo sítio, análises, consultas, ecos, TUDO!!!

10/13/2006 12:33:00 da tarde  
Blogger morgy said...

Ai sonia, não gosto nada do quinny zapp. Foi das primeiras opções que estive a ver e a olhar para as reviews. Afastei-o logo da ideia porque a cadeira não dá para inclinar, nem deitar, nem virar para trás.
A do Stokke não sei se é assim tão pequena, a mim pareceu-me normal e tem a mariquice de se poder ajustar o repousa pés, para pernas mais ou menos curtas ;)
Enfim, é uma paixão. Mais tarde logo decidimos.

10/13/2006 04:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

estas listas assustam-me mas sempre mas enquanto lia a que deixaste aqui fui-me lembrando de alguns conselhos que aprendi na maternidade enquanto lá fiz o estágio. vou deixá-los aqui para se quiseres.

enquanto recém-nascido (alguns pediatras e enfermeiras de pediatria aconselham falam até aos 6 meses, o bebé não necessita de grandes produtos de higiene. um sabonete de glicerina para o banho e o oleo de amendoas doces para a hidratação chega perfeitamente. caso prefiras uma gama de produtos especifica, compra tudo da mesma marca. tudo mesmo. para o caso de haver alergias poderes identificar bem de onde vêm.

se o teu bebé vai nascer por volta de abril, não são necessárias as tais calcinhas interiores, vulgo cueiros ou collants porque o sobreaquecimento do bebé também pode ser negativo.

há medida que fores vendo o desenmvolvimento do bebé podes ter mais a noção de tamanhos mas para os primeiros tempos não compres muias peças porque eles crescem mesmo num instente!

nas aulas de preparação para o parto vão explicar-te tudo isto mas ficam aqui estas dicazitas que as enfermeias do meu estágio me passaram e quase me obrigam a passar a futuras mamãs!

um beijinho!

10/13/2006 04:35:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bolas.....já percebi que os conselhos de maternidade estão para o mulherio como as estratégias de football estão para os homens :)

Eu também tinha alguns, mas lembro-me de estar grávida, e ouvir centenas de conselhos contraditórios, e de poder ficar baralhada (não fiquei, mas isso agora não interessa nada).

Cada mãe é uma mãe diferente e sente/pensa/precisa de coisas diferentes. Tu não serás excepção. Cria as tuas próprias rotinas, e cria as tuas próprias experiências. Que body usar? Compra vários, um de cada modelo, adopta aquele de que gostares mais :)

É esse o meu conselho no que se refere aos "periféricos" que não tenham a ver directamente com questões de saúde (roupas e afins).

Quanto às restantes temáticas, aí sim, estou à vontade para te dizer: faz como eu. Compila uma lista de perguntas e questões.
Leva essa lista para a consulta pré-natal que já deves ter marcado com 2 ou 3 pediatras. Coloca-lhes essas questões, e mediante as respostas logo vês que pediatra é que escolhes.

Se já tens pediatra (se alguém recomendou, ou assim), faz-lhe essas perguntas. Não há ninguém melhor que um pediatra para te dizer o que fazer.

10/16/2006 03:30:00 da tarde  
Blogger Repolha said...

Uau! Que novidade linda (e eu ainda em falta com as receitas...)! Parabéns!!!

Se puder ajudar de alguma forma:
Nasce na primavera, não é? nota que já não estará frio de rachar e provavelmente algum calor, logo as calças interiores são dispensáveis - qt muito compra um par... Bodies de manga curta e comprida - tens máquina de secar ou nem por isso? Com máquina de secar não precisarás mais do que meia dúzia (pq crescemmmmm num instante) e muito provavelmente muitos dos dias de Maio serão quentes o suficiente para andar quase peladinho(a). Meias e gorros voltamos ao mesmo - será abril/maio com temperaturas provavelmente nos 25º.
Biberons, antes dela nascer comprei apenas um - caso houvesse necessidade - e umas pastilhas da chicco para a esterilização muito boas. Dispensa os discos de amamentação que são os grandes causadores de gretas e afins e aposta numa bomba eléctrica - a manual a mim doeu-me bem mais, mas tb não sou uma boa conselheira neste aspecto - a moça só agarrava mesmo na mama.
Ligadura para o umbigo - segue o que te disserem na maternidade ou o que o pediatra disser e está a andar...
Chupetas - boa compra! Adorava que a minha gostasse... snif (lá vai dedo)
Espreguiçadeira é útil para andar com o monstrinho de um lado para o outro, mas tb sou uma ferverosa adepta do chão (do chão não caem lol).
***

sobre o que está em cima
Termómetro aquático é inutil - cotovelo é o melhor conselheiro
Marcas de produtos de higiene - evita a Johnson (têm sido registados casos de alergia)

Fraldas - pelo menos um pacotinho ou dois das de recém-nascido

Colheres de Silicone e Pratos para as papas - LOL (deixa lá isso para um bocadinho mais tarde e atenção às colheres; nem sempre as supostamente indicadas são as que mais se adequam às bocas deles)

Almofadas para alcofa (?)

Cobertores, edredons e mantas - mais vale vesti-lo mais composto e ter só um lençolzito.

"Ajunta" à lista: aero-om ou similar e bebegel. Para as ocasiões fora de horas ;)

BEijinhos grandes

10/17/2006 11:12:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

boa tarde! primeiro que tudo parabens pelo bebe!
Eu sou uma estudante de design de equipamento e estou a projectar um novo carrinho de bebés! queria fazer uma pergunta ás mamas e papás que ja se depararam com obstaculos como subir escadas, entrar no autocarro, no autmovel, e outros, com o carrinho. Acham que seria util e faria sentido um carrinho de bebe cujo chasis e rodas se recolhecem sempre que tivessem de ultrapassar por um desses obstaculos e que depois voltaria a erguer-se formando novamente o carrinho? Por favor, a vossa opiniao é muito importante para mim! Obrigado!

11/16/2006 03:30:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, seria mais fácil responder-te se tivesses deixado algum tipo de contacto.
Acho que recolher as rodas todas não seria uma grande ajuda, é que aquilo é pesado e depois mais o peso do bebé... uma canseira.
O carro que escolhi é o Stokke Explory e recolhe metade das rodas tornando o contorno de obstáculos hiper fácil.
Podes espreitá-lo aqui: http://www.xplory.com/

11/17/2006 10:09:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home