Lilypie 1st Birthday Ticker

segunda-feira, junho 19, 2006

Etimologia


Lyra
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Lyra é uma constelação do hemisfério celestial norte. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Lyræ. A Constelação de Lira tem como estrela principal a estrela Vega, a alfa Lyriae. "A Constelação de Lira não é observada pelos que habitam abaixo do Equador". As constelações vizinhas são Cygnus, Draco, Hercules e Vulpecula.

Afinal, à última da hora acabamos por decidir pelo nome Lyra. Não ficou Dharma que também era um nome muito bonito, mas certamente que a próxima gata terá esse nome... ;)

Etiquetas:

8 Comments:

Blogger Co(S)mic Gal said...

Bem escolhido...mas dharma era mais xike :P
Muitas Bjokax

6/20/2006 06:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ola, desculpem mas encontrei este sítio por acaso. É que tenho uma filha que se chama oriana (17 de Maio de 2004) e, enquanto andava à procura do que é que existe na net com este nome, enconttei-vos. Porque um site com este nome? Quem é que se lembrou?

6/23/2006 01:03:00 da tarde  
Blogger morgy said...

Chama-se "oriana" porque é o nome que gostariamos de dar a uma filha que venhamos a ter. http://um-dia-chega-a-oriana.blogspot.com/2005/09/o-que-eu-queria.html

6/23/2006 02:43:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ah, que engraçado. Eu decidi chamar Oriana à minha filha, inspirada na fada e no conto da Sophia. E vocês? Porquê esse nome?

Quando decidi pôr este nome todas as pessoas torceram o nariz. E na rua fazem sempre confusão com Ariana.

O meu nome é Mafalda.
Felicidades para vocês e para a vossa Oriana. Já vem a caminho?
Gostei imenso de ter encontrado este blog sobretudo por causa do nome. Foi, aliás, a primeira vez que participei num blog.

Mafalda Leitão.

6/26/2006 12:34:00 da tarde  
Blogger morgy said...

ola Mafalda
A oriana por enquanto ainda não vem a caminho, ainda está em projecto ;)
Eu sou uma apaixonada por fadas, como tal o livro da Sophia também teve o seu peso na escolha.
Quando penso em nomes gosto que sejam bonitos e únicos, até porque um nome marca a personalidade e sempre achei que "Oriana" era um nome lindo.
Também gosto de outros nomes mais "normais", mas quando eu e o tiago discutimos nomes de menina acabamos por concordar em "Oriana".
Beijinhos para ti e para a tua Oriana pequenina ***

6/26/2006 01:06:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigada. Eu também penso assim em relação aos nomes. Escolhi "Oriana" porque tem um significado especial para mim.

Tenho andado a ler o vosso blog e reparo que tens um desejo enorme em ser mãe. Mas atenção não se pode ficar muito preocupada com essa ideia. É, aliás, quando menos se espera que isso acontece. Foi assim que aconteceu com a minha fada ;) que veio numa altura em que eu estava fora do mercado de trabalho (andava às voltas com uma tese de mestrado). E foi difícil. Não foi bem o sonho que eu esperava quando um dia fosse mãe. Desejar ser é uma coisa e quando se é é outra. Mas, havendo condições, é realmente o melhor do mundo.

Também gostei muito do texto que decidiste colocar aqui do Mário Cordeiro. É muito difícil ser mãe e ter de ir trabalhar as oito horas por dia. Mas também digo que é muito difícil ser mãe sem trabalhar fora de casa. Penso que o part-time seria uma boa alternativa.

Esta fase da vida - dos zero aos três - está de facto pouco apoiada na nossa sociedade (portuguesa)apesar dos discursos frequentes sobre a centralidade das crianças que se pensa ser hoje muito maior do que noutras épocas.

É uma fase de vida fulcral no desenvolvimento do ser humano, naquilo que ele vai ser no futuro. Muito se decide agora até aos três. Infelizmente muitas crianças passam quase o dia todo longe do ambiente familiar nesta fase. E isso terá consequências. Sabe-se pouco sobre os bebés. E o que se sabe só interessa à sociedade de mercado do ponto de vista dos produtos que pode vender. Infelizmente ainda não interessa tanto o ponto de vista do que é formar seres humanos. Porque também penso ser impossível responder às necessidades que eles têm neste período estando tantas horas ausente. Ver de manhã duas horas e à noite mais outras três não me parece suficiente nem saudável.

Por outro lado, também não será saudável estar em casa com um bebé quando se está emocionalmente ausente.

O melhor seria mesmo o direito de opção. Quem sabe agora, em breve, alguma coisa mude.

A escola é outro problema. Doze ou catorze crianças fechadas numa sala de uns tantos metros quadrados? Quanto tempo? Quantas pessoas para estar com elas? Que ar respiram?

Bem, fico-me por aqui. isto é polémico.

Desejo que a vossa Oriana chegue o mais breve possível.

Beijinho,
mafalda

6/27/2006 02:52:00 da tarde  
Blogger Mary_lucifer said...

Acho que ela tem mais cara de Lyra que de Dharma, fizeram bem. É linda a gatita...

6/30/2006 11:08:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Olá... eu sou Oriana, mas já à 30 anos. Fico contente por saber que as Orianas estão a multiplicar-se. É pena que nos perguntem tantas vezes, de onde veio este nome??... sinal que poucos conhecem "A Fada Oriana" de Sophia Mello Breyner, ou então Amadis de Gaula,de Afonso Pais (se não estou em erro), onde uma das personagens é a princesa Oriana. e ainda a Oriana Fallaci, conhecida jornalista italiana, que faleceu à pouco mais de uma ano. Boa sorte para essa pequenina Oriana que vai nascer :)

9/10/2007 02:08:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home