Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, agosto 31, 2007

Vamos de férias!


P1000394
Originally uploaded by Morgy.

Etiquetas: ,

quinta-feira, agosto 30, 2007

roupinhas

Vocês sabiam que na Decathlon há roupas muita giras prós miúdos??? (a partir dos 6 meses) E têm saldos até 15 de Setembro.

Etiquetas:

terça-feira, agosto 28, 2007

4 meses

P1000359

É um bebé que exige muita atenção, são raros os momentos em que se contenta a brincar sózinho. Gosta de estar no meio da actividade, é capaz de ficar satisfeito se estiver sentado na espreguiçadeira na cozinha, enquanto preparamos o jantar. Mas é preciso ir-lhe dando risota de vez em quando :)
Evoluiu imenso nas últimas semanas, o que mais quer agora é rastejar. Se o deito, vira-se logo de barriga e começa a levantar o rabo, e se antes só fincava os joelhos agora já o vi fincar os pés também.
Cada vez mais só quer estar de pé, sacanita do puto, ainda não se sabe sentar e só quer estar de pé!
Começa a ser um perigo iminente trocar-lhe a fralda ou vesti-lo depois do banho, lá está ele a virar-se todo para a esquerda e não há forma de se manter quieto. Estica-se todo para a esquerda para agarrar o que quer que veja, o resguardo do trocador, torneiras, roupa, caixa de fraldas, etc ele quer alcançar e agarrar.
Gosta muito de cantoria, quando cantamos ele pára e ouve, e ri-se, ri-se muito!
Para dormir de dia é a mesma dificuldade de sempre, a diferença é que já me conformei para o facto de dormir pouco e organizo as coisas em função disso.

P1000361

Agora que bebe suplemento à noite começou a dormir mais ainda de noite, a hora da primeira mamada passou das 6h/7h para as 7h/8h e até já tem acordado depois das 9h.
A seguir a esta mamada continua a brincar um bocadinho e depois dormir uma soneca de mais 2h/3h.
Para adormecer não há nada como o colinho da mãe para acalmar os estímulos e preparar para adormecer.

[Foste hoje levar as vacinas e ficaste muito sentido. Berraste como ainda nunca tinhas berrado depois de umas vacinas. Em casa estavas tão irritado que precisaste mamar para te acalmar e mesmo assim só adormeceste enrolado numa mantinha, estás a dormir há quase uma hora e ainda não acordaste. Ainda nunca fizeste reacção a nenhuma vacina, espero bem que esta não seja a primeira.]

P1000386

Etiquetas: , , , , ,

segunda-feira, agosto 27, 2007

terapia

Acordo com as mamas desconfortáveis de tanto leite. Estão tão grandes que o que me acorda são as dores nas costas, insuportáveis, devido às más posições a dormir por causa destas mamas tão cheias que nem consigo baixar os braços convenientemente.
Depois o bebé mama. Às vezes estão tão cheias que chegam a doer e tenho mesmo que tirar o leite com a bomba.
Fico melhor mas não por muito tempo. Agora a mamada não parece satisfazer o bebé. Será possível que eu já não tenha leite? Mas ele não quer mais leite? Esteve aqui tão pouco tempo. Bom... ele não parece estar a resmungar. Deve ter querido comer pouco.
Chega a próxima mamada... agora não está mesmo satisfeito. Eu bem tento que pegue na mama, mas ele não quer e larga logo a seguir. Chora zangado. E mais uma vez tento que ele pegue na mama. Apalpo-a. Parece ter leite? Está molinha? Não o quero a chorar. Passo-o para a outra mama. Agarra-se a ela desalmado, mas dura pouco tempo. Já a largou e está outra vez zangado. Acabo por lhe oferecer um biberão de suplemento. Ele bebe o que lhe apetece e termina com um sorriso.
Eu é que não sorrio por dentro, ou melhor, fico felicissima e muito aliviada do ver satisfeito, mas pouco depois começa a remoer. Porque tenho tanto leite ao acordar e depois me falta??? Porquê tanto desconforto se depois lhe tenho de dar suplemento???

A roupa é outro problema. Durante a gravidez são só atenções para a mãe. Assim que o bebé nasce a mãe não passa para segundo plano. A mãe simplesmente deixa de ser importante. Toda a gente vem com uma prendinha para o bebé. Muita roupinha para o bebé. Ele precisa é verdade. E tantas, tantas roupinhas que lhe deram e ele nem as vai chegar a vestir. Ou porque são muito grandes, ou muito frescas, ou muito quentes.
E para a mãe? A mãe também não tem o que vestir! Porque não trazem uma prendinha para a mãe?
Estou tão cansada de não ter o que vestir. De colocar todos os dias as mesmas tshirts desengonçadas. De não conseguir vestir o que quero. De procurar qualquer coisa gira no guarda-roupa e nada me servir. Não me servem as calças, não me servem as camisolas, não me servem as camisas, nem as tshirts, nem os soutiens!

E também já não posso ouvir as avós. Faz-me confusão a capacidade que as avós têm para deixar o bebé a chorar desesperado. No fim de semana fizemos visitas a amigos, já a pensar que se calhar lá voltariamos com um bebé irritado e a chorar superestimulado para casa. E afinal não, o bebé ficou feliz da vida.
E no entanto, bastam umas horas (às vezes até só uns minutos) com uma avó, para o bebé ficar zangado e vermelho de tanto gritar.
Nós parvos, tentamos ajudar o relacionamento avó/neto. Quando o bebé começa a estar cansado, falem baixinho com o bebé (o gabriel assusta-se com todos os sons altos), falem-lhe devagarinho, assim calminho.
As avós também não sabem reconhecer que já não têm a idade de antes. Estão convencidas que o neto é o filho ou a filha que tiveram há trinta anos atrás. O bebé já lhes pesa nos braços e em vez de o darem a outra pessoa continuam a agarrar-se a ele e tentam sentá-lo em cima de uma mesa ou em cima do sofá. Depois o bebé cai, escorrega por ali abaixo, assusta-se e chora desalmado.
Querem à viva força trocar-lhe a fralda em cima de uma mesa ou em cima do sofá, por mais que digamos que seja no chão. Do chão ele não cai.
Teimam em abaná-lo dum lado para o outro quando ele já grita de tão estimulado. Querem sempre ser elas a tentar acalmá-lo ao colo e acabam por desistir com ele já a berrar desesperado (obrigadinha, agora já tenho o bebé em sofrimento e vai ser mais difícil acalmá-lo).
Acabam muito ofendidas com o que lhes dizemos. Eu já te criei a ti! Eu já criei muitos meninos! Há trinta anos já fazia assim!

Há trinta anos não haviam cadeirinhas para o carro. Há trinta anos nem sequer era obrigatório o uso de cinto de segurança. Há trinta anos as camas de grades não tinham uma distância regulada entre as grades. Há trinta anos era moda dar leite de lata. Há trinta anos chamavam ao colostro aguadilha e esperavam pelo leite a sério para dar de mamar aos bebés.

Daqui por outros trinta anos as coisas vão concerteza ser muito diferentes do que são agora. E ainda bem, é um sinal de evolução. Mas chateia-me pensar que daqui por trinta anos eu vou, se calhar, acabar como as avós do gabriel.


Nota: este post não tem comentários, isso quer dizer que não é para comentar. Se realmente acharem que têm mais qualquer coisa a dizer mandem um mail, não comentem nos outros posts.

Etiquetas: , , , , ,

sexta-feira, agosto 24, 2007

o meu leite

Não me interessam todos os factos e argumentos sobre a produção de leite, aqui o que interessa é apenas esta mãe e filho e as mamas da primeira.
Tal como cada bebé é único e até têm umas vezes mais fome outras menos, cada mãe também é única e o seu corpo e produção de leite únicas também.

Eu acordo TODOS os dias (TODOS!!!) com as mamas carregadinhas de leite. Estão tão cheias que é desconfortável e às vezes até um pouco doloroso.
É tanto leite que na primeira madada o Gabriel demora entre 30min a 40min a esvaziar uma só mama. Depois ainda lhe ofereço a outra que está ali à espera a latejar de tão cheia. Só mama uns 5 minutos e chega-lhe. Fico com uma mama vazia e outra mantém-se a rebentar.
Finalmente chega a segunda mamada do dia, finalmente aquela mama é esvaziada. O bebé bebe dum lado e do outro e eu lá fico mais confortável com as mamas equilibradas.
Terceira mamada do dia - mama dos dois lados, geralmente 20min dum lado mais 10min do outro. Quarta mamada igual à terceira mas já menos demorada, muitas vezes é 10min mais 10min.
Chegamos à quinta, ele agarra-se ao mamilo e ao fim de 5min a 10min deslarga e faz um choradinho. Volto a colocá-lo na mesma mama. Ou tenta sugar mais qualquer coisa e lá fica 1min ou 2min ou deslarga imediatamente e o choradinho torna-se em irritação maior. Passa para a segunda mama. Lá fica uns 10min, deslarga e irritação grande. Isto é fome, isto são mamas vazias e bebé com fome.
Na sexta mamada a cena repete-se. Agora depende se o bebé já estava a dormir ou não. Se estava acordado vai ficar ainda mais irritado pela falta de leite. Se já estava a dormir, ele quer é dormir e o pouco que estiver na mama chega-lhe.

Eu não vou dar leite de lata ao puto enquanto houver leite na mama. O bebé é um indivíduo e tem direito a estar chateado, irritado e aborrecido e isso não ter nada a ver com fome.
Da mesma forma eu também não vou deixar o meu bebé a chorar de fome enquanto espero que a mama encha mais qualquer coisinha.

Sim, eu sei que quanto mais a mama for estimulada e vazia, teoricamente produz mais leite. Isso não está a acontecer. Não só o bebé não suga por muito tempo na mama vazia, como a experiência do tirar leite com a bomba também não resulta.

Eu comecei a tirar leite para guardar para levar para a creche. Se acordava com as mamas tão cheias é porque tinha leite suficiente para guardar. Aliava o útil ao agradável e já não aguentava as mamas a rebentar tanto tempo.
Só que quando tiro leite chego à quarta mamada do dia e o bebé esvazia a mama e chora com fome. Isto é porque o meu corpo não produziu mais apesar de ter sido estimulado a produzir pela bomba. E se calhar eu até posso estar a fazer qualquer coisa mal, mas se estou não sei o que é e eu faço o melhor que posso.

Acredito que isto tenha a ver com o facto do bebé estar a demonstrar estar preparado para se iniciar nos sólidos e ao começar a substituir mamadas por uma refeição de sopa, por exemplo, o meu leite já será suficiente para o dia do bebé, e já não será necessário o suplemento.

Apesar da OMS recomendar o aleitamento materno em exclusivo até aos 6 meses eu acredito que é o bebé que nos mostra quando está pronto a passar para a fase seguinte. Seja isso quando ele tem 4 meses, ou 5, ou 6.


E finalmente, o meu bebé não tem horários. Ele acorda de manhã à hora que quiser e depois costuma fazer um intervalo entre 3h30 a 4h e depois faz intervalos geralmente de 3h e ocasionalmente de 2h30. Se até às 21h só tiver mamado 5 vezes e adormecer eu acordo-o às 23h, antes de me deitar, para ele mamar mais uma vez. Faço isto porque já notei que se ele não mamar esta sexta vez no dia ele acorda um pouco mais cedo e já a chorar de fome (e também o ouço a lamuriar-se sem acordar).
Quando acorda de manhã ele está sempre bem disposto a sorrir, nunca acorda a chorar.

Etiquetas: , , ,

quinta-feira, agosto 23, 2007

oito ou oitenta

Nos últimos tempos, assim de vez em quando, o pequenote queixava-se de fome à noite. Não havia grande problema, descongelava-se um saquito do meu leite e o puto lá ficava satisfeito. Ora nos últimos dias a coisa estava a tornar-se repetitiva, até que aconteceu num dia que tinha tirado leite de manhã, o puto a meio da tarde a berrar-me de fome. Lá marchou mais um saquito do meu leite, mas eu peguei no puto e fui logo comprar suplemento. Uma coisa é ele ter fome numa mamada do dia e eu dar-lhe do meu leite tirado previamente, mas tendo fome em mais do que uma mamada o meu leitinho já não chega.
Pois que nesse dia, para além das maminhas, ainda bebeu mais 120ml de suplemento às 20h e outros 120ml às 23h. No dia seguinte acordei com duas pedras em vez de mamas e resolvo dar um descanso à bomba. Só quis suplemento* às 20h (100ml) e às 23h (70ml).
Hoje só tirei uns míseros 50ml de manhã e por enquanto o puto ainda não se queixou de fome. Os 50ml nem sequer os vou congelar, vou-lhos dar quando tiver fome, mais logo.
Alterações de comportamento: não houve! Ou melhor, a haver foi menos sono, ontem o puto das 11h às 21h30 só dormiu 40min por volta das 16h e foi no carrinho! O pai até perguntou se o suplemento não teria cafeína, a verdade é que fui ver os ingredientes daquilo e não é que tem taurina??? (red bull = taurina / red bull dá-te asas! ;) ) LOL raisparta o suplemento!

Entretanto, este miúdo é só novidades. Ontem começou a rastejar. É lindo lindo! Vira-se para baixo, levanta o rabiosque, finca os joelhos e lá vai ele :)
Também já deu a primeira gargalhada! Foi ontem, para mim!!! Só para mim! Que isto de aturar a criaturinha berrante também tem que ter as suas vantagens!
E ainda, hehe, hoje virou de barriga para baixo para a direita!!! Precisou de um bocadinho de incentivo, mas lá conseguiu fazer tudo sózinho!

E hoje, até agora está a portar-se lindamente!!! Viva, viva!


*Fui oferecendo o suplemento desde a mamada das 14h, nunca quis, estava satisfeito e não queria mais leite, só às 20h é que bebeu.


ps. Ainda lá tenho uns saquitos de leite congelado, mas é coisa pouca, uns 125ml por saco, acho que os vou guardar para as papas. Também me parece que vou deixar de tirar leite, não vale a pena andar a tirar leite e congelar umas quantidades minúsculas para depois ainda ter de dar suplemento ao puto porque falta leite na mama. É que tenho a distinta sensação que o leite que tenho de manhã é praticamente o que fica para todo o dia. Quando tiro leite de manhã o bebé pede mais e mais cedo o suplemento.

ps outra vez. Pfff que cheiro horrível tem o suplemento!!! Nem sei como o bebé consegue beber aquilo, mas ele não se queixa e ainda bem! E agora digo adeus às cagadas líquidas e não muito mal cheirosas, ontem saiu-lhe uma bomba de creme esverdeado pelo rabo, um pivete que não se aguentava!

Etiquetas: , , , , ,

sábado, agosto 18, 2007

sobre o berreiro

(um post matinal para não ser tão catastrófico)

Fome não me parece que seja, é verdade que lá para o meio da tarde às vezes fica irritado quando uma maminha se esgota, até seria engraçado de ver se não fossem as minhas maminhas a ser esticadas e pontapeadas :) Mas eu passo-o para a outra e ele mama até largar sózinho. Foram raras as vezes em que não ficou satisfeito com a segunda, mas quando aconteceu volta à primeira que já deve ter fabricado mais qualquer coisa e o puto fica feliz.
A dizer a verdade berrar, berrar é mais quando tento que durma e ou ele ainda não quer dormir ou já está exausto e precisa berrar para afastar todos os estímulos.
A verdade é que quando passamos dias e dias a ouvi-lo gritar tanto tempo, tantas vezes, o mínimo grito torna-se logo um grito a mais para os nossos ouvidos.
Ao final do dia não só o puto está cansado como eu também já estou muito cansada de o ouvir.
O não dormir de dia só me chateia porque noto que o bebé não está bem. Eu vejo que ele está cansado e que precisa de dormir. E depois ele grita, não é? Frustrante é mesmo não conseguir que ele durma o suficiente, é tê-lo a acordar a chorar em vez de a sorrir e tê-lo a mostrar sinais de cansaço quando ainda nem acordou bem.
É uma espiral de cansaço, não dorme bem, não mama bem, dorme ainda pior, mama muito agitado... até que finalmente cai a noite e ele adormece até ao dia seguinte.

A minha mãe diz que eu não chorava assim e que ela me pousava no berço e eu adormecia sózinha, mas eu sei que este feitiozinho sai todo a mim, TODO!!! E até já o pai fez notar que se a mãe nunca consegue dormir de dia é natural que o puto seja igual!

Etiquetas: , ,

sexta-feira, agosto 17, 2007

a nossa rotina

Acordas entre as 6h e as 7h, mamas muito calmo e apesar de estares sonolento queres sempre brincar um bocadinho. Adormeces uma meia hora depois de mamar (e eu aproveito para dormir também) e depois voltas a acordar entre as 10h e as 11h. Mamas novamente com gosto e depois vais contente para a espreguiçadeira.
Levo-te comigo para a casa de banho e tomo o meu banho. Às vezes ficas bem disposto até eu terminar, outras vezes ficas farto e cansado e o banho é animado pelas cantorias da mãe que são das únicas coisas que te faz parar de chorar e reclamar.
Depois do banho dormes um bocadinho (aqui já começa a ser difícil adormecer-te, com um bocadinho de colo para acalmar, acabas por adormecer por ti). Quando acordas brincas um bocadinho, mas depressa a fome aperta e dou-te de mamar.
É agora a altura da mãe almoçar, são agora 13h ou 14h. Tu observas com muita atenção a mãe a comer.
Novamente cansaço e nova soneca (já é difícil adormeceres, a esta hora é preciso mais colinho e só te posso colocar no berço de olhos fechados, tu agitas a cabeça dum lado ao outro, mas acabas por adormecer). Acordas, mamas e a mãe faz-te uma massagem. São agora cerca de 16h.
Geralmente depois da massagem já estás a reclamar de cansaço. É certamente cansaço e sono porque esfregas muito os olhos e se te pego arqueias as costas e atiras-te para trás.
Apesar do cansaço não queres dormir e ainda vou dar uma volta contigo para veres a rua da janela. Ficas calmo mais alguns minutos até rebentar o berreiro.
Eventualmente lá adormeces (muito, muito difícil para dormir, são raros os dias que não adormece de exaustão).
Quando acordas mamas e depois tomas banho. Não adoras, nem desgostas do banho. Ficas calmo e ris-te se canto para ti. Quando sais do banho e é preciso limpar-te, pôr cremes e vestir-te começas a ficar farto e impaciente. São agora umas 20h.
Estás cansado mas já só adormeces depois das 21h. Se tiver sido um dia de visitas é provável que já só adormeças depois da última mamada entre as 22h e 23h.
A seguir à última mamada do dia adormeces sózinho no berço. 23h30 / 0h00 a mãe vai dormir também.

P1000324

Etiquetas: , ,

para a "tia" sofia


P1000346
Originally uploaded by Morgy.


P1000345

P1000344

Etiquetas: ,

o lado lunar

Eu tento não escrever no blog em dias maus, dias de gritaria sem fim, dias em que os sorrisos se contam pelos dedos da mão e os berros fazem muita dor de cabeça, já para não falar em muitas dores de alma.
Eu tento, mas estes dias também fazem parte e também devem ficar registados porque ser mãe não são só sorrisos, e não é maravilhoso como diz a sogra. Vai ser, mas é daqui por uns tempos quando o mau estiver esquecido e só ficarem os sorrisos.

Não sei o que fazer, aliás não sei o que ando aqui a fazer. O puto grita e berra o dia todo. Ri um segundo e berra durante o minuto seguinte. Berra porque está aborrecido, berra porque está cansado, berra porque tem fome, berra porque está farto daquela maminha, berra porque quer arrotar, berra porque se bolsou, berra porque está mijado, berra porque se cagou todo, berra porque tem a roupa molhada de tanto se babar, berra porque tem sono, mas só adormece depois de berrar até à exaustão e acorda 20 minutos depois a berrar...
Sinto-me totalmente incompetente de cada vez que leio em mais algum sítio que as mães aprendem a diferenciar os choros do bebé. Ele está quase a fazer 4 meses e para mim é tudo igual - palra em desagrado, grita e berra.

As avós não compreendem... "tu não choravas assim", "ele é um menino tão lindo, ele não chora, pois não?", "vai ver, ele agora dorme muito bem, está tão cansado". A piada é que depois ainda ouço a história da vez que vieram as visitas não sei de onde e o bebé não dormiu durante dois dias e duas noites e que se afligem é quando ficam todos vermelhos. Isso para mim acontece todos os dias, todo o dia. Até tenho vergonha de o dizer, mas há alturas em que estou desejosa que ele vá para a creche.

P1000349

Etiquetas: , ,

Dia a dia

Não tem sido fácil tratar das pestezinhas lá de casa. Ás vezes perco a calma como atesta a mossa na parede do quarto ao tentar levar o berço para a sala. Mas apesar de tudo há uma coisa nova que faz com que um dia de trabalho se torne mais fácil. Os sorrisos com que sou presenteado de manhã ou a ao chegar a casa, tornam um dia difícil sempre o novo melhor dia da minha vida.

É dificil conciliar as nossas tarefas do dia-a-dia com a presença do sapinho (para o pai). Fazer compras ainda acaba por ser o mais fácil dependendo do estado de humor do macaquinho (para a mãe).

A Mãe essa anda cansada. Reafirmo as vezes que forem precisas que ela só vai descansar quando for trabalhar, por muito deprimente que isso seja. Os sonos continuam a ser o mesmo martírio de sempre. Mesmo eu que pouco tempo passo com a criança me sinto quase que desesperado quando a peste não dorme (Nem quero imaginar como a mãe se sente). Somos capazes de estar uma semana a insistir em uma rotina para ele dormir... mas basta às vezes uma visita ou presença de amigos ou avós para ele não querer dormir e termos o caldo entornado. Claro que eu com isto não estou a dizer para não aparecerem lá por casa... isto é algo que faz parte. As avós aos poucos e poucos lá se vão apercebendo das dificuldades que enfrentamos. Deixarmos a criança a chorar(entenda-se berrar) uns 5 ou 10 minutos no colo delas ajudou a perceberem que nem tudo é sorrisos.

Entretanto comecei a "treinar" a criança em beijinhos. A princípio ele achava muito estranho eu dar-lhe muitos beijinhos, mas agora eu rio-me para ele depois de uma sessão de vários beijinhos na cara e ele ri-se de volta! ;)

E Como vão poder constatar ali em baixo nas fotos, ele anda todo "fashion" com o seu lenço na cabeça. As fotos não são as melhores devido a usar o telemóvel. Com ele temos de tirar fotos rápidas ou então nada feito...



Etiquetas:

terça-feira, agosto 14, 2007

os pés

Já anda muito concentrado a tentar chegar-lhes :D

Etiquetas: ,

sexta-feira, agosto 10, 2007

3 meses e meio

Continuas muito divertido a virares-te sempre que podes :) Cada vez o fazes melhor, já coordenas melhor os braços com o resto do corpo e já não ficas com o braço preso tantas vezes :)
Outra novidade divertida tem a ver com os sólidos :) Eu sempre quis dar mama em exclusivo até aos 6 meses. Agora já não tenho tanta certeza. Daqui por um mês o Gabriel já vai para a creche e eu não vejo forma de tirar leite para ele.
Quando tento ou não sai nada (umas gotinhas que nem enchem o fundo do biberão) ou então não sai mais do que cerca de 40ml / 50ml o que é muito pouco.
Tirei uma vez 100ml, mas foi a meio da noite porque acordei com duas pedras em vez de mamas e não conseguia dormir.
Continuo a acordar com os pedregulhos por volta das 6 da manhã, mas prefiro dá-los directamente ao puto do que não dormir e andar a tentar tirar com a bomba.
Outra razão é que o Gabriel anda muito interessado na comida a sério. Segue muito atento o percurso mão / boca e depois desfaz-se em sorrisos e até deita a língua de fora :)
Qualquer dia vou experimentar dar-lhe a provar um bocadinho de banana para ver a reacção e já lhe comprei colheres todas janotas para ele se ir habituando.

Aquilo que continua a ser muito difícil são os sonos durante o dia. De noite adormece por volta das 21h, volta a mamar cerca das 23h e depois acorda entre as 6h00 e as 7h00. A seguir a esta mamada quer brincar um bocadinho, mas depois dorme mais 2h/3h.
Depois já é muito difícil que durma. Para me ajudar tenho usado as teorias da Tracy Hogg. Gostei muito do livro e ajudou-me a entender muitas coisas do Gabriel.
Durante uma semana começámos uma rotina de sestas e com o cuidado de levar o bebé para dormir assim que mostrava o primeiro sinal de cansaço.
Estava a correr muito bem, o bebé já nem chorava quando era altura de dormir. Foi aí que cometi um erro gravissimo ao tentar que a minha mãe aprendesse a adormecer o bebé.
Desde essas tentativas que o Gabriel voltou a chorar até à exaustão sempre que é altura da sesta e mostrou estar cansado :( É desesperante tê-lo aos gritos e a contorcer-se. E se na semana anterior já conseguia que dormisse 45m agora já só dorme 30m outra vez.

Etiquetas: , , ,

sexta-feira, agosto 03, 2007

Desenvolvimento do bebé - 1 a 6 meses





Child's Age Mastered Skills (most kids can do) Emerging Skills (half of kids can do) Advanced Skills (a few kids can do)
1 month Lifts head when lying on tummy
Responds to sound
Stares at faces
• Follows objects briefly with eyes
• Vocalizes: oohs and aahs
• Can see black-and-white patterns
Smiles, laughs
• Holds head at 45-degree angle
2 months • Vocalizes: gurgles and coos
• Follows objects across field of vision
• Notices his hands
Holds head up for short periods
Smiles, laughs
• Holds head at 45-degree angle
• Makes smoother movements
Holds head steady
• Can bear weight on legs
• Lifts head and shoulders when lying on tummy (mini-pushup)
3 months Recognizes your face and scent
Holds head steady
• Visually tracks moving objects
• Squeals, gurgles, coos
• Blows bubbles
• Recognizes your voice
• Does mini-pushup
Rolls over, from tummy to back
• Turns toward loud sounds
• Can bring hands together, bats at toys
4 months Smiles, laughs
• Can bear weight on legs
• Coos when you talk to him
• Can grasp a toy
Rolls over, from tummy to back
Imitates sounds: "baba," "dada"
Cuts first tooth
• May be ready for solid foods
5 months Distinguishes between bold colors
• Plays with his hands and feet
• Recognizes own name
Turns toward new sounds
Rolls over in both directions
• Sits momentarily without support
• Mouths objects
Separation anxiety may begin
6 months • Turns toward sounds and voices
Imitates sounds
Rolls over in both directions
Is ready for solid foods
• Sits without support
• Mouths objects
• Passes objects from hand to hand
• Lunges forward or starts crawling
Jabbers or combines syllables
Drags objects toward himself


Advanced skills!!! baba, baba, baba! Agora que descobriu que consegue virar-se está sempre a fazê-lo, não pára! E quando fica de barriga para baixo tenta avançar e depois dá muitos gritos de frustração porque ainda não consegue :)
Fica ali a nadar no ar, hehe!

Etiquetas: ,

quinta-feira, agosto 02, 2007

rollover

O meu filhote acabou de fazer esta mega proeza! Fez a volta completa, agora de barriga para cima, segundos depois de barriga para baixo! E fez duas vezes seguidas!
A primeira não fez lá muito bem, ficou com um braço preso debaixo do corpo e lá rebolou de volta com a barriga para cima. Logo a seguir fez uma nova tentativa, soltou o braço preso debaixo do corpo e ainda conseguiu trazer o outro braço também!
Fiquei tão orgulhosa e com tanta baba que liguei logo ao pai a contar a novidade!

Bem que ele andava a tentar virar-se todo desde ontem ;)

Etiquetas: ,