Lilypie 1st Birthday Ticker

sexta-feira, junho 29, 2007

para o pai


P1000032
Originally uploaded by Morgy.

O pai queixa-se que não lhe tiram fotos com o bebé...



Notinha: fomos à pediatra. Tu estás óptimo. Espevitado, chorão e a engordar bem. No último mês cresceste mais 3 cms e ganhaste mais de 700gr. E é só maminha da mãe ;D

Etiquetas: ,

uma maravilha


P1000041
Originally uploaded by Morgy.


Tás a ver puto, nós somos uma maravilha! Tu, eu, o pai, o gato lyra e a gata astra. Mas tu, tu és a estrela, claro. A maravilha maior!

E quando nos dão estas prendas assim, temos que agradecer. Obrigada à pat, à mia e à katya. Para nós vocês também são uma maravilha!

Ora, reza o regulamento que temos que nomear mais 7 maravilhas. And, the winner is:
* mãe samurai
* sofia
* madame super mamã
* CC
* pat
* ynismon
* sonia e mi

Etiquetas:

quinta-feira, junho 28, 2007

berra berra berra

Todo o dia é um loop. Mama, arrota, fica feliz, sorridente e bem disposto durante meia hora a uma hora. Depois berra, berra, berra.
Ponho-o no sling. Canto. Ando à volta da mesa da sala. Começo a ficar tonta. Ele berra, berra, berra. Cospe a chucha e berra, berra, berra. Adormece. Eu tento sentar-me. Ele acorda e berra, berra, berra. Mais umas voltas à mesa da sala. Adormece. Eu sento-me. Ele continua a dormir. Penso: espero 20 minutos para que durma profundamente e vou tentar pô-lo na cama. Ao fim de 15 minutos ele acorda e berra, berra, berra... Quando dou por isso já são horas de mamar outra vez e ele começa com o choradinho de fome. O ciclo reinicia.
Começa a faltar-me a calma que tantas vezes recomendei à sofia. Os dias fora de casa correm bem. Desde que ele esteja no ovo e com algum tempo no carro em andamento.
Hoje eu já estava a entrar em curto circuito. Antes que me desse um colapso como aconteceu na passada terça feira, fui sair, meti-o no carro e fui buscar umas análises. Quando voltei fiquei uns largos minutos sentada no carro a ganhar coragem para o tirar do ovo e trazê-lo para casa.
Voltou o berreiro. Eu convenci-me de que ia colocá-lo na cama e ficar ali a pôr-lhe a chucha, a fazêr-lhe festas, a pôr o mobile a tocar o tempo que fosse preciso, mas ele havia de ali ficar. Faltava pouco mais de uma hora para ele mamar, anyway.
Fiz isso e em pouco tempo o berreiro acalmou e ele adormeceu (e daqui a meia hora já lhe vou dar de mamar...).
Agora questiono-me: será que todos os meus esforços para o fazer adormecer não-lhe causavam simplesmente mais estímulos tornando-lhe impossível adormecer?

Etiquetas: , ,

quarta-feira, junho 27, 2007

A dona tem um brinquedo novo


Lyra
Originally uploaded by Morgy.

Etiquetas: ,

A mamã tem um brinquedo novo


P1000008
Originally uploaded by Morgy.

Etiquetas: ,

segunda-feira, junho 25, 2007

2 meses de Gabriel

Meu amor, hoje já fazes 2 meses!
Estás grande, grande! Sorris muito, falas muito, já descobriste as tuas mãos e passaste de acertar com murrinhos na testa para olhar para elas e enfiá-las inteirinhas dentro da boca. E também berras muito!
Estás cada vez mais tempo acordado, dormes muito bem de noite, mas não importa a hora a que foi a última mamada, às 6h em ponto acordas para a brincadeira.
És um sabidão, se te ponho no berço a essa hora tu dás gritinhos a chamar para te tirar de lá. Vens para a cama dos pais, desfazes-te em sorrisos e ali ficas todo contente. Nos últimos dois dias até adormeces lá ao lado dos pais.
Apesar de fazeres intervalos maiores entre as mamadas e já teres o teu próprio horário, o teu intervalo maior em vez de ser durante a noite é ao início da noite, quando adormeces depois da grande birra do dia, as tão conhecidas "cólicas" do pôr do sol.
Isto é um pouco chato porque quanto maior é o intervalo que fazes, mais curtos vão ser os intervalos seguintes. E lá anda a mãe a acordar de 3h em 3h ou de 2h em 2h durante a noite.
Fazes umas cagadas monumentais, e não passa um dia sem cagares a roupinha! Ainda agora voltámos das vacinas (portaste-te muito bem, uma grande choradeira por cada pica, mas ficaste calminho num instante) e eu bem ouvi fazeres duas das tuas mega cagadas. Mas olha filhote adormeceste tão bem quando chegámos a casa, que não valia a pena ir acordar-te para te trocar a fralda e muito provavelmente a roupa também.

Agora eu
Não tenho muito de que me queixar. De vez em quando acordo com dores na zona da costura. Doi-me e sinto aquilo tão quente, principalmente do lado direito (é onde ainda está mais empolado por dentro). O médico já me disse que é normal e vai continuar pelo menos até aos 3 meses.
A roupa é uma chatice, eu gosto de andar de calças, mas só as saias me servem bem. Ainda não consigo usar as minhas calças pré-gravidez e as que comprei entretanto já me estão largas. As tshirts também são uma chatice, para servirem no peito têm que ser enormes, mas como sou baixinha depois são muito compridas.
E comprar roupa é bastante complicado agora, quase tudo o que gosto nem sequer experimento porque não são compatíveis com amamentar e soutiens largos e grandões de amamentação.
Apesar da barriga não acho o meu corpo feio, até tenho saudades do meu barrigão. Nunca me senti tão bonita como na gravidez. O que me chateia é mesmo a roupa, parece que nada fica bem e faz-me sentir gorda. Usar a sling com o bebé é uma maravilha, não há melhor para disfarçar a barrigota ;) tanto que me estão sempre a dizer que já nem tenho barriga nenhuma! Está bem disfarçada!

Etiquetas: , , ,

serviço público - gripe water

Ontem passámos pelo Exotic Asia Market e reparei que têm lá à venda o Gripe Water que muitas mamãs encomendam pela internet. Lá custa 8,95€.

Etiquetas:

sexta-feira, junho 22, 2007

será possível arrotar tanto?*

*pois tá claro que é possível... sais à tua mãezinha!

Sinto que descobri a pólvora. Não, o puto continua a berrar. Mas agora berra menos!
E não tem nenhuma aversão ao sling como eu já estava a pensar.

Ele tem é muito arrotão para sair. É que depois de o ouvir dar uns dois ou três arrotos bem dados eu achava que o berreiro já não podia ser arroto. Pois, mas era!
A seguir às duas últimas mamadas fui pô-lo na espreguiçadeira enquanto ainda estava bem disposto e cada vez que o ouvia a rabujar, lá vinha ele pró ombro e era com cada arroto!
Quando finalmente chega um berreirinho que já não acalmava ao ombro, aí sim, veio para o sling e acalmou instantaneamente! Até estou espantada. Afinal era tão simples.

Eu devia era ter perguntado à minha mãe quantas vezes eu arrotava. É que isto dos arrotos é muito bonito, mas andava sempre a perguntar-me: como é que eu sei se ele arrota o suficiente?

Etiquetas: ,

berrando na sling


berrando na sling
Originally uploaded by Morgy.

Puto, a sério... não podias ter vindo com manual de instruções?

Etiquetas: ,

olá mamã!!!


olá mamã!!!
Originally uploaded by Morgy.

(nem só de berros é feito o meu dia)

Etiquetas: ,

A mãe canta para ti

Madalena senhora corajosa
Quando vê um cão
Importante e toda majestosa
Faz-lhe festas com a mão
Madalena sentada não chega os pés ao chão

Madalena menina traquinas
Quando vê um gato
Corre logo a esconder-se numa esquina
E dá-lhe com o sapato
Madalena não é coisa que se faça ao gato!

Madalena perde o ar valentão
Se ao pé de mim vem
Não tem medo do gato nem do cão
Ah mas de mim tem
Madalena as barbas não fazem mal a ninguém

Etiquetas:

tenho sono mas não quero dormir

A minha mãe não sabe muito bem o que é que eu tenho. Depois de mamar muito bem e brincar um bocadinho, sempre muito bem disposto, de repente desato num berreiro.
Põe-me na sling e eu berro ainda com mais força. Ela canta a canção da madalena e eu acalmo um bocadinho e depois berro com mais força ainda!
É nesta fase que a mãe começa a desesperar... começa a percorrer kms lá em casa ao mesmo tempo que me enfia a chucha e continua a cantar.
Eu vou adormecendo... Depois às vezes ainda não estou bem adormecido e dou-me conta que ela parou de andar e de cantar. Assim não pode ser mãe!!! E berro outra vez com mais força!

Oh mãe, não te preocupes, a sério, é que eu tenho sono mas não quero dormir!

E olha que eu até sou bonzinho, antes de dia que de noite, não é?

Etiquetas: ,

terça-feira, junho 19, 2007

Mãe Galinha

opáaaaaaaaaa quem é que me oferece este sling pá quem é???
eu gostava tanto tanto!!!

Não esquecer - o link é este e o tamanho é o S!!!

Etiquetas: ,

o dia seguinte

Não chegou a dormir e continuou sempre a berrar de vez em quando. Como já tinham passado algumas horas fui dar-lhe de mamar. Voltou a ficar muito irritado, mas entretanto fez uma grande cagada e derreteu-se em sorrisos para mim, como que a dizer obrigado mamã, por me aturares.
Depois de trocar a fralda continuava muito agitado, mas pelo menos já não berrava. Fui pô-lo no berço e fui eu também tentar dormir que bem precisava. Ele continuou sempre muito agitado e cheio de gases. Adormeceu passado umas duas horas, depois de muitas massagens na barriga (daquelas que parece que estamos a espremer um boneco anti stress) e muitas recolocações de chucha. Só acordou com fome passado três horas! Três horas que eu dormi que foi uma maravilha. Ele mamou e voltou a ficar agitado, mas desta vez adormeceu mais rápido para só acordar outras três horas mais tarde. Desta vez mamou mas já não dormiu até à mamada seguinte. Ia alternando períodos calmos com de alguma agitação. Eu consegui ir dormitando mais uma hora. Agora de manhã esteve um período calmo que me permitiu tomar banho (obrigada filhote!) e depois voltou a berrar um bocadinho. Acalmava-se no ombro, em posição de arroto, mas não havia forma de arrotar. Pu-lo na sling, mas hoje já foi calmante quase imediato. E o melhor de tudo foi que consegui colocá-lo na caminha de grades embrulhadinho a dormir. Acho que agora deve fazer um intervalo grande, já que à bocado não chegou a dormir e mamou muito bem.

Por causa disto ontem já nem vimos o pai, e hoje também não o vemos porque é dia de ele ir jogar à bola :(

Etiquetas: , ,

segunda-feira, junho 18, 2007

dia para esquecer

Durante a noite acordaste a intervalos de 2 horas a berrar com cólicas. Já não tinhas cólicas há tanto tempo que eu já nem sei tratar disto. E tem sido assim o resto do dia, acordas, mamas e desatas num berreiro dilacerante. Eventualmente acabas por adormecer. Já não sei o que hei-de fazer.
Ponho-te no sling e percorro a casa dum lado ao outro ao mesmo tempo que vou cantando o repertório José Barata Moura. Aos poucos vais acalmando. Se me tento sentar começa de novo e lá vou eu andar outra vez pela casa.
Depois de arrotar pareces ficar ainda mais irritado. Não deitas bolsado para fora, mas dá para ver que tens bolsado na boca... será azia?

Banda sonora do post: gritos desesperados do gabriel, voz da mãe a cantar em tom cansado e muitos passos pela casa...


Estou cansada.

Etiquetas: , ,

Paternidade I

Estou a atravessar uma fase de maior trabalho na empresa. Torna-se muito difícil conciliar o tempo de trabalho que me obriga a feriados e fins-de-semana estar afastados deles.



No entanto nem tudo são coisas más. Parece que a criança apercebeu-se dos meus horários acrescidos e agora já costuma estar bem disposto ao final do dia, quando me presenteia com os seus lindíssimos sorrisos.



Ontem fomos ver a avó paterna que teve direito a ser a segunda pessoa a dar biberão(de leite materno) à criança. A baba era tanta que a criança deve ter bebido tanto de leite como de baba. A Avó até se esqueceu de almoçar...







Powered by ScribeFire.

Etiquetas:

sexta-feira, junho 15, 2007

1 mês e 3 semanas

DSC00653

Estás mais bem disposto que nunca e ficas cada vez mais tempo acordado. Se antes só distribuias sorrisos às 6 da manhã, agora é a qualquer hora do dia. Gostas particularmente de rir e palrar para os bonecos do ginásio. É uma alegria que nunca vi! :D
Se andei um bocadinho atarantada com o facto de estares ou não a ganhar peso suficiente*, acabei por alugar uma balança e constatar que não só estás a ganhar peso mais do que suficiente como engordaste 100gr em dois dias (costumavam ser 150gr por semana)!
Mas ainda mais interessante que o teu desenvolvimento de bebé é o meu como mãe. Nas últimas semanas aprendi a ver quando me dizes que precisas arrotar (até já temos a canção do arroto), como mais recentemente (hoje!) aprendi quando me estás a tentar explicar que tens sono e precisas de ajuda para adormecer.
Esperemos que não seja vez sem exemplo, mas hoje ainda nem vieste para o sling. Até estou com saudades de sentir o teu peso, confesso. Mas por outro lado fico muito contente por te entender e ajudar-te (e finalmente consegui lavar a tua roupa piolho! estava a ver que ficavas só de fralda!).
Estás agora a começar a largar as fatiotas 50 e começares a vestir as 56 :)

DSC00668


*que raios, se o puto é saudável, atento, caga e faz xixi, anda para aí a distribuir sorrisos, aparecem-lhe refegos nas pernocas e a roupa parece que encolhe que treta é esta do peso suficiente??? é só para causar stress às mães e vender suplemento, de certezinha!

Etiquetas: , ,

Mitos há muitos

Colo: Há que desmistificar a ideia de que o colo vicia os bebés. Sentir a presença da mãe ou do pai, pele com pele, é o melhor bálsamo para um recém-nascido.

Ver e ouvir: Agir como se o bebé não visse nem ouvisse, ignorando o efeito benéfico ou nefasto dos sons, da luz e da cor, impede os pais de conhecerem melhor as reacções do bebé.

Choro: Conhecer o bebé passa por investigar o que o faz sentir-se bem e o que lhe provoca desconforto e sofrimento. Pensar «faz-lhe bem chorar» não ajuda muito.

Gente: Saltitar de ama em ama, de creche em creche e de avó em avó implica uma adaptação constante. A irregularidade na prestação de cuidados pode fazer com que o bebé se sinta inseguro e criar-lhe dificuldades futuras na criação de laços afectivos.

Dormir na cama dos pais: A tese não é consensual, mas o pedopsiquiatra Pedro Caldeira aconselha as mães de bebés difíceis a colocá-los na sua cama. «Há bebés que precisam de dormir com os pais para se sentirem bem. E a natureza explica isso: as crias humanas tinham de dormir acompanhadas para não serem comidas», diz.

Estímulos: Mais do que insistir para que os bebés aprendam coisas, é importante gozar o prazer da relação e dos afectos.

Pais perfeitos: «Pais perfeitos fazem mal aos filhos», provoca Pedro Caldeira. A pensar nos miúdos mais crescidos, o especialista condena a tentação de criar «um ambiente familiar em que não há afectos negativos ou frustração». Na sua opinião, é positivo que as crianças experimentem uma gama variada de sentimentos, o que inclui por vezes odiar os pais, ter medo deles ou sentir-se injustiçado. Negar-lhes essa oportunidade faz com que abdiquem dos seus sentimentos mais autênticos e prepara-os mal para as dificuldades. A vida é assim, alerta o especialista.

http://www.paisefilhos.iol.pt

Etiquetas: ,

sábado, junho 09, 2007

Sobre a Paternidade



O primeiro mês foi sem dúvida maravilhoso. Uma vez que tive o privilégio de o poder passar em exclusivo com o eles os dois. Nas primeiras 3 semanas fiz tudo. Não estou a exagerar, fiz tudo menos dar de mamar. Dei banho troquei todas as fraldas menos a primeira de todas... Mas vamos começar do início...

Noite de 24 para 25:


Deixei-me dormir a ver televisão. Adormeci por volta das 4h00 para ser acordado por volta das 5h30 por ela a dizer que lhe tinham rebentado as àguas. Como qualquer pai a minha resposta foi: "Estás a brincar?". O Espanto inicial foi substituido por uma certa alegria por FINALMENTE a peste vir cá para fora. Ela disse que ainda ia tentar dormir mas a excitação era grande e foi apenas tomar um duche. Pensei também em dormir um pouco mas também eu fui assolado pela excitação pré-paterna e dei por mim a preparar as coisas e a colocá-las no carro para ir para o hospital e a dar comida aos gatos enquanto dava os parabéns ao Lyra que fazia nesse mesmo dia 1 ano de vida.
Chegamos às 07h11 como o ticket do parque indica (voltarei ainda a falar deste ticket). Ás 08h00 já estávamos no quarto à espera da criança. 8 horas passadas com dores, contracções e overdose de oxitocina; quando a Ali-Bábá diz a palavra mágica: "I want drugs". Fui corrido pelo anestesista para a encontrar pouco depois com o melhor sorriso desde antes da gravidez. Drogas são porreiras! Pelo meio de tudo isto recebo os telefonemas da praxe das avós-to-be em que desculpei a ausência dela à mãe dela com um simples ela está a tomar banho (verdade - tinham rebentado as àguas e ela estava toda "lavada") e à minha mãe disse-lhe apenas que ìamos hoje às compras (verdade também - tínhamos pensado em ir nesse dia feriado às compras). Basicamente menti-lhes com quantos dentes tinha e não me arrependo uma vez que elas faziam questão de ligar TODOS os dias na esperança de nos apanharem em trabalho de parto. Tudo porque lhes avisamos previamente que só iríamos ligar depois de a peste estar cá fora, para muito descontentamento delas.

17h50: A Médica constatou que depois de 10 horas de trabalho de parto ela apenas passou de 1 dedo de dilatação para 2 dedos (eram necessários 10!). Cesariana.


18h00: Levam-na para o bloco de partos onde me dizem que a anestesia demorava 20 minutos a fazer efeito pelo que eu podia ir dar uma volta. Fui lanchar. Não sabia quando voltaria a poder comer pelo que fui ler o jornal na cantina.


18h15: Fui para o Berçario onde 5 minutos depois veio uma auxiliar minorca dar-me os parabéns. Mais 5 minutos volvidos e vejo pela primeira vez a criatura que me mudou a vida. Calminho, pequenino e eu com receio de lhe pegar ao colo.


18h30: Família reunida. Com mais ou menos problemas, mas nada de novo a contar que ela já não tivesse contado.
Adormeci por volta das 23h00 cansado. Fui acordado algures de noite por ela a perguntar-me se eu queria mudar a fralda. Eu cheio de sono à espera de um cagalhão que se visse deparo com um caramelo preto. Disse-lhe claramente: "ESTA muda tu que eu não consigo". Foi a única fralda que me recusei a mudar como seria de esperar. Afinal, se eu limpo o rabiosque dos meus outros dois "filhos" peludos, não haveria de mudar da minha mais recente pestezinha? Antes dessa noite ainda tive oportunidade de ligar às avós em horário propositadamente escolhido para que não houvesse tentações de visitas nesse mesmo dia. Começou aqui a nova alcunha das avós - As Bruxas.

Dia 26
Visitas que não tinhamos pedido surgem. O dia perfeitamente normal de uma criança de 1 dia e de pais de 1 dia também. Centenas de SMS's enviados e recebidos. Saí no final desse dia depois de pagar pelo ticket de estacionamento 11,40 euros. No feriado nada se pagava, mas o dia 26 esqueci-me e o carro pagou um dia inteiro. Ainda antes disso a novidade da criança ainda afectou alguns ânimos. Uma das avós fez um comentário que em outro dia qualquer seria perfeitamente inócuo mas que dada a circunstância ainda fez a recém-mamã verter algumas lágrimas. Foi aqui que começo a minha versão "paninhos quentes". A outra avó depois de um par de meses antes ter-se queixado da minha avó insistir em pegar o meu irmão ao colo com 4 meses, e ele durante os dias seguintes chorou com sonos desregulados. Acreditam que a primeira coisa que essa avó disse quando viu a criança a dormir foi: "Posso pegar-lhe?". Resposta pronta: "Não!" Fui dormir a casa onde alimentei gatos de comida e mimos e escrevi aqui a novidade natalícia. Pouco dormi.

Dia 27
A mãe não dormiu quase nada. A criança precisou de consolo constante durante a noite, obrigando-a a pedir uma chucha que não queríamos usar. A Avó anteriormente referida falou comigo ao telefone efectuando mais alguns comentários que embora pacíficos para mim, se ela os ouvisse a reacção seria semelhante à do dia anterior. Disse à recem-mamã que ia falar qualquer coisa com a enfermeira e pirei-me para telefonar à avó. Acabei por dizer às 2 avós de uma forma muito sucinta que quando viesse fazer visitas vinham lá só para ver e ouvir. Mais nada. Comentários ficavam lá fora. Ali dentro era só para ver e ouvir.

Dia 28
Regresso a casa. Avisamos que no fim-de-semana não queríamos visitas e cumpriram. Correu muito bem. Estivemos bem organizados e demos conta do recado sozinhos. Ela no sábado não saiu do quarto. Saía da cama para a cadeira de amamentação ou para a casa de banho apenas. No Domingo obriguei-a a sair do quarto. Disse-lhe para ir ler os blogs à net, mas ela disse que não dava para levar o berço para escritório. Lembrei-a da alcofa portátil e lá foi... consegui tirá-la do quarto.

3 semanas seguintes
Tudo fiz menos dar de mamar. Gostei muito e cada vez que tinha de me ausentar era atacado por saudades da nossa pestezinha. Considerando a quantidade de fraldas que troquei acho que tive muita sorte. Apenas fui presenteado com 2 chichis de mangueira à solta prontamente debelados e um cocó "sui generis". Tinha ele o rabiosque assado e uns pedaços de cocó secos quando peço a ela para acender a luz de cima... pego noutra toalhita e nesse intervalo ele desata a borrar-se todo para o chão para o trocador. Pensamento rápido e coloquei a minha mão à frente do rabiosque dele para acabar com o espalhar desenfreado de fezes. Depois de tudo terminado limpo tudo e reparo que para juntar à festa, a peste ainda tinha mijado a própria cara... Tudo porque demorei mais tempo que o normal. Habitualmente mudo uma fralda (com despir e vestir roupa, cremes e toalhitas incluído) em menos de um minuto.

4ª semana
Nada fiz. Propositadamente. Aproximava-se o dia que ela iria ficar sozinha e era necessário que ela ganhasse experiência no assunto. Ajudei sempre que me foi pedido no entanto.

De volta ao trabalho
Muitas saudades da peste pocaião que só faz pocaía. Cansado com falta de ritmo de trabalho. comecei a trabalhar em horário nocturno com as manhãs livres o que me permitiu ver os primeiros sorrisos dele (Ele só costuma estar bem disposto de manhã). No dia 1 de Junho, Após a mamada matinal ela deitou a criança como era habitual na cama entre nós os dois. Desta vez não acordei, e ele começou a fazer uns: "ah!" até eu acordar. Abro os olhos e digo "Olá bebé!" e ele ri-se de boca toda aberta... No dia seguinte, sábado, a mesma dose mas eu ao telefone com a minha mãe a contar-lhe o episódio do dia anterior e ela diz ao telefone: "Mas ainda é muito cedo para ele fazer esses sons. Normalmente..." O nosso filhote interrompeu-a com os seus sonoros "ah's" só que desta vez fez muitos seguidos mostrando à avó (que ouviu tudo pelo telefone) que ela estava enganada!

Hoje
Já segura muito bem a cabeça e tem muita força nos braços e pernas para orgulho babado dos papás. Anseio pela hora de chegar a casa para estar com eles...

Etiquetas: ,

jantar fora

Ontem apeteceu-nos e fomos jantar fora :) Tu portaste-te muito bem.
Eu já ia preparadinha para desatares num berreiro e ter de jantar contigo na sling, mas apesar de ser a hora da agitação tu foste um lindão.
Quando chegamos estavas de olhinho bem aberto, claro que não houve empregada que não se deliciasse contigo. Passado um bocado é que começaste a ficar agitado. Sacamos da arma secreta, a chucha! E a mãe foi passear-te lá fora. Bastou duas voltas ao parque de estacionamento para fechares os olhinhos.
Quando a mãe voltou colocaram-lhe logo o prato à frente e tudo. Perfeito, tal e qual como a Uma Thurman fala com o John Travolta no Pulp Fiction não é maravilhoso quando vamos à casa de banho e voltamos para encontrar a comida já à nossa espera?.

Etiquetas:

sexta-feira, junho 08, 2007

das cólicas

Está muito melhor. Claro que continua a berrar de vez em quando, mas em vez de acordar cheio de dores, faz alegremente os seus puns e cocós sem acordar e sem um chorinho.
Para compensar notamos agora a típica agitação do final de dia. Começa a meio da tarde e atinge o seu pico depois das 19h. Entre o banho e a última mamada antes do soninho da noite nem o consigo tirar do sling. Aparenta adormecer e acalmar-se e vindo do nada lá vem um berro sofrido.

O que fiz para as cólicas e vou continuar a fazer:
1. comecei a beber chá de funcho da milupa, marcham quase 2 litros por dia
2. deixei de lhe dar o colimil
3. passei a mastigar dois comprimidos de aero-om depois das refeições

Etiquetas: ,

Sinais que nos podem dar a indicação de que o bebé está a receber leite suficiente

O bebé mama várias vezes ao dia (o recém-nascido deve mamar 8 a 12 vezes por dia);
Parece satisfeito após a mamada (embora alguns bebés possam ser pacientes após a mamada)
Parece saudável e atento;
Urina várias vezes ao dia;
A urina não tem um cheiro forte;
Durante mais ou menos as 6 primeiras semanas de vida defeca entre 2 a 5 vezes por dia (depois das 6 semanas pode haver bebés que estejam alguns dias sem defecar, isto não constitui nenhum problema desde que o bebé esteja a ser exclusivamente amamentado);
O bebé aumenta de peso
Durante a primeira semana de vida, o bebé perde cerca de 10% do seu peso inicial, entre a 2ª e a 3ª semana de vida o bebé recupera o peso com que nasceu.

Aumento médio peso por semana:
até ao 3º ou 4º mês de vida - 113 a 227 g/semana
entre o 4º e o 6º mês de vida - 85 a 142 g/semana
entre o 6º e o 12º mês de vida - 42 a 85 g/semana

Informação daqui

Etiquetas:

segunda-feira, junho 04, 2007

manhãs


manhãs
Originally uploaded by Morgy.

Etiquetas: ,

baba muita baba :D

O meu macaquinho de circo já faz novas habilidades. De manhã acorda muito bem disposto e fala, fala :) Fala e ri-se muito para mim e depois vira-se para o lado do pai e não pára de o chamar até ele acordar e virar-se para ele! Até já falou ao telefone com a avó!
Também já se tenta virar muitas vezes, e no sábado a mãe pôs-te na manta das brincadeiras de barriga para baixo e em meio segundo viraste-te para cima! Até assustas-te a gata que resolveu ir deitar-se ao pé de ti :D
E seguras cada vez melhor a cabeça, ontem o pai tinha-te no babybjorn e nem querias para nada o apoio de cabeça!

Etiquetas: , , ,