Lilypie 1st Birthday Ticker

terça-feira, janeiro 31, 2006

update a 3 meses e meio do dia C

Os convites já estão todos feitos! Terminei-os no sábado e no domingo fomos imprimir os croquis a casa do tiago.
Agora é entregá-los :)
Grande parte vai ser entregue na minha festa de anos, vai ser o anúncio oficial aos amigos (se bem que a maioria já sabe ;) )

Etiquetas: ,

segunda-feira, janeiro 30, 2006

Já tenho padrinho!!! :D

Etiquetas:

moving on to plan B

A minha ideia inicial foi sempre a de convidar para meus padrinhos de casamento os meus padrinhos de baptismo (apesar de ao mesmo tempo pensar sempre na opção B caso eles não aceitassem).
Liguei agora para a minha madrinha para passarmos lá por casa, levava o tiago e a prendinha de natal e logo fazia o convite.
Acontece que eles estão prestes a ir para o brasil para umas feriazitas... esperar mais 20 dias ou perguntar se podemos lá ir durante a semana?
Óbvio que a madrinha viu logo a hipotese de casamento à vista e depois disse que eles já não aceitam ser padrinhos de casamento de ninguém :( Foram uma vez e o casal separou-se num instante!

Por isso, moving on to plan B. A madrinha que eu quero é a Cátia, e o padrinho, depois de pensar muito, gostava que fosse o Pecus.
Problema nº2, a Cátia tem a data prevista para o parto para 10 / 13 de maio, logo existe a possibilidade de ela não poder ir ao casamento.
Como tal, a minha pomboquinha vai ter que estar pre-avisada de que poderá vir a ser minha madrinha junto com o maridinho pecus!
Ou então convido a Sofia para madrinha?

Agora... quando os convido?



Lista actualizada de convidados para almoço (updated 16/03/2006)

Eu e Tu
Mãe Ema
Mãe Madalena e Pai Manuel
Irmão Carlos + Lina + João Miguel
Padrinho Rui
Padrinho Pecus + Patricia
Madrinha Joana + Jorge + Vasco
Madrinha Sofia + André

Etiquetas:

casamento em vários actos

Ora, nós desde o início que definimos que o casamento seria pequinino e sem festa típica com quinta e dj e refeição de três pratos. Como tal, sempre dissemos que mais tarde fariamos uma festita pros amigos lá em casa.
Dois actos.
Depois foi o pai que ficou triste por avó e tias não irem ao almoço e logo teve a ideia de fazer mais tarde um almoço para aquela parte da família.
Três actos.
A mãe do tiago ao ouvir a bela ideia do meu pai, achou que também era uma hipotese para ela...
Quarto acto em suspenso.

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 20, 2006

O Gaijo...

... apenas vai de encontro aos desejos de outrem que não quer pensar no que fazer e a que horas com mais do que 2 dias de antecedência... :p
Se quiseres um plano mais completo, diz que eu faço import da agenda da PDA :p e re:p

Ah! e esqueci-me de dizer que estou fazer um novo Croqui. Um decente baseado no Mapquest... OK!? ;)

mais uma vez...

... se descobre que o gaijo daqui do tasco pensa em curto prazo e a gaija a longo prazo.

Basta ler com atenção as listas de prioridades. A minha fala de meses e projectos com limite temporal, a dele parece uma agenda - hoje, amanha, domingo, segunda, terça e quarta... haja paciência!

Under Pressure

Nota: Trabalhar bem sobre pressão não significa gostar de o fazer.

Nota adicional: Após essa conversa, falei com o construtor no próprio dia. E a peça da banheira foi encomendada no dia seguinte.

Lista de prioridades (Imprimir para obter papelinho ;) ):

Hoje:

Reunião de condomínio e escolher o modelo do Esquentador (Wiht You)

Amanhã:

Eventualmente, depois de dormir bem, ir ver Esquentadores desde que o Rui hoje me dê a lista de revendedores Se possível comprá-lo e marcar data de instalação(With or Without You as you wish)

De Tarde um Lanche no Cais do Sodré enquanto acompanho o Encontro de Tricô (With You)

Domingo:

Talvez mostrar a casa à minha mãe e Irmão Não é Obrigatório (Without you? Probably)

Segunda:

De Manhã ir fazer o contrato do gás(Without You).

Acompanhar a instalação de àgua e luz em casa de tarde(Without You).

Quarta:

Ir de tarde tratar das papeladas na Paróquia por causa do casamento(With you).


O resto logo se vê... (With You)

a minha lista de prioridades

1º o projecto de trabalho - aqui está a minha maior fonte de stress e pressão, um projecto importante, do qual já passei muito tempo à espera que os outros se entendessem e que agora subitamente recai tudo sobre mim... basicamente tenho constantemente uma equipa de 6 programadores a desenvolver trabalho que eu sozinha produzo, se demoro um bocadinho mais numa área, eles começam a ficar idle... e isso não pode acontecer.
até ao final de janeiro - fazer todos os convites de casamento (a minha parte eu consigo fazer, mas começa a stressar-me a parte do croqui e contactos que devia ser o tiago a fazer, mas obviamente que vai acabar por vir ter a mim) A parte dos convites é particularmente stressante porque preciso pelo menos de um totalmente pronto para ir com o tiago visitar os meus padrinhos e convidá-los para o casamento. Como quero que sejam também meus padrinhos de casamento convém fazer isto o mais rápido possível.
ao mesmo tempo que faço os convites temos que dar início ao processo de casamento na minha paróquia (uma vez que ele esteja iniciado, só teremos que nos preocupar com o CPM e o processo civil a iniciar no final de Fevereiro / início de Março).
após todos os convites prontos tenho, no máximo, até dia 15 de fevereiro para fazer o projecto "second string", que inclui uma série de coisinhas feitas à mão
preparar a minha festa de aniversário onde vou anunciar e convidar os amigos para o casamento
pelo meio de todas estas coisas, tratar da casa... ir limpá-la, comprar electrodomésticos e mobílias (mas só consigo pensar nisto como hobby, como uma coisa que se vai fazendo e não tem um tempo limite)

Neste momento acredito que para o tiago a sua prioridade nº1 é a casa, ou como ele disse uma vez a um amigo "vou fazer a minha mudança em tempo record". Eu acho que as coisas da casa se podem ir fazendo e uma vez que o casamento esteja encaminhado lá para início de março, dar-lhe mais atenção.

Tanta coisa tem acontecido ultimamente que me tenho andado a sentir muito cansada e muito perdida. Coisas que aconteceram há dois dias eu sinto que já foram pelo menos há duas semanas, tal é a enormidade de coisas que tenho para fazer e resolver.


PS. Já fiz a eco e está tudo bem, e ao olhar para aquele ecran com a imagem do meu útero não pude deixar de pensar: "por enquanto ainda sem bebé".

sob pressão

Achei uma certa piada ler lá do teu outro lado que gostas é de estar sob pressão, quando ainda há uns dias atrás estavas a explodir comigo por te estar a pressionar e como eu não te estava a ajudar... (só porque eu achava que não se devia esperar mais de um dia para comunicar ao construtor que a banheira tinha uma peça partida).
A verdade, verdadinha é que estamos os dois sob pressão e constantemente a arrancar a cabeça um ao outro à dentada. Acho que se deve ao facto de termos prioridades diferentes, mas como somos um casal acabamos por juntar as duas coisas e partilhar as prioridades... ou melhor juntamos as prioridades de um às do outro e ambos sentimos que temos demasiadas coisas nas mãos e que fazemos tudo sozinhos.
Alas... tudo se vai resolver.

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Sabiam que...

... Temos de ter uma Certidão Livre para casar? Esta certidão certifica que nunca antes fui casado pela Igreja...

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 17, 2006

O que faltou dizer...

...foi que a conchinha é uma Vieira. E que a vieira foi comprada por mim em Santiago de Compostela na tua presença e na da Cassy... ;)

Etiquetas:

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Comunicado aos nossos futuros filhos

Serve o presente para informar que eu e a vossa futura mãe designada como Morgy, já arranjamos um ninho para vocês.

Perfect

No sábado estava mesmo a terminar com as limpezas e arrumações e resolvi pôr a tocar o CD novo dos Fairground Attraction. A meio do "peeeeeeeeeeeeeeeerfect" tocam à campainha.
Eu espreito pelo buraquinho e fico muito espantada com o que vejo lá fora. Está uma caixinha pendurada à minha porta! Mas o tiago... puff nada. Saí, pulei para tirar a caixinha, espreitei escada acima e escada abaixo. Não o vi, e toda sorrisos entrei, fechei a porta e comecei a olhar para a minha caixinha.
É linda! tem gnomos :) E lá dentro estava um papelinho com uma flor que dizia assim: "Queres casar comigo?" :D
E debaixo do papelinho, numa conchinha, vinha um anel. (lol aquele que eu disse "olha este é giro!" quando tinhamos andado a escolher as alianças).
Liguei-lhe porque não havia meio do tiago aparecer, voltei a dizer SIM e agora só tiro o anel para tomar banho e dormir.

Foi perfeito :) como a música!

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 13, 2006

PÁRA TUDO!

Já está marcado. Uma celebração simples às 11h30 de dia 20 de Maio... com um padre à volta dos 60 anos mas com 3 anos de experiência sacerdotal...

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Cada vez...

...que penso no quarto que vai ficar vazio, imagino sempre como vai ficar pintado...
Hoje fui ver as obras da casa (Já bastante adiantadas por sinal) e fiquei uns minutos a olhar para a parede desse quarto...

P.S. As Alianças já cá cantam na minha mão!!! ;)
P.S.2 E Domingo devo ir oficializar as coisas com o pai dela... ;)))

Etiquetas: ,

já chegou!

Finalmente já chegou a minha certidão de nascimento :)
A minha mãe tinha-me dito que o meu pai me tinha ido registar logo no dia a seguir a eu nascer assim tipo: vá agora tenho que ir registar a menina!!!
Mas ela ainda devia estar sob o efeito da anestesia porque o meu pai só me registou no dia 14 :) O mesmo dia que depois lhe ofereceu os livros "Meu Filho Meu Tesouro" do Benjamin Spock.

Etiquetas: ,

terça-feira, janeiro 10, 2006

a confirmação

"É um André :-) lindo, lindo, lindo..."

Eu não disse que tinha sonhado com o André a noite toda?


ps. começamos a precisar de meninas na lista... está a ficar muito desequilibrada!

Etiquetas: ,

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Checklist

Alianças: Checked.
Igreja: Checked.
Restaurante: Testado e aprovado.
Falar com as Mães: Checked.

Falta tratar:

Papeladas, roupagens, Restaurante, Convites, Mapa, Levantar as alianaças, CPM e sei lá que mais...

Etiquetas:

afinal o padre...

... parece que é este:

Nome Eduardo Luís da Costa de Oliveira Nobre
Diocese Setúbal
Data Nascimento 21/08/1946
Data de Ordenação 08/12/2002


Adenda: Acho extremamente curioso o padre estar quase nos 60 e no entanto só ser padre há 3 anos

Etiquetas:

andanças deste fim de semana

Já escolhi o vestido :)
Não foi nada díficil, não é aquele que eu estava à espera (até porque não ficavam nada bem, parecia literalmente um saco de batatas!), mas é o mais bonito que eu já tinha visto. Foi o primeiro que experimentei e parecia que tinha sido feito para mim!

Tirando a altura eu até tenho corpinho de modelo ;)


Já escolhemos as alianças!
Novamente não era bem o que eu tinha imaginado, mas a verdade foi que quando olhei vi que era aquilo mesmo! Muito fininhas, diferentes e baratas hehe! (for the record: a medida dele é o 20 a minha é o 12)


Já fomos à igreja!
Aliás ao Santuário de Nossa Sra Atalaia. Temos disponível o nosso dia e hora, está feita a pre-marcação, falta saber se o padre não terá já outra celebração na outra paróquia.


ps. a mãe dele, o irmão e a cunhada tb já sabem a notícia

Etiquetas: , ,

a surpresa da mãe

Mãe: Atão onde é que vamos?
Eu: Não desconfias?
M: Não, não faço a menor ideia.
E: mmmm, tens a certeza??
M: errrr... vamos ver a casa?
E: Não, vais ver-me experimentar vestidos! :)
M: :D de noiva?
E: :D sim
M: :D :D :D que BOM!!!

Etiquetas: ,

depois da consulta

Mais tranquila. Aparentemente está tudo bem. Um tratamento rápido para as comichões e vamos fazer uma eco para ter a certeza que está mesmo tudo bem. E já tenho uma receita de acido fólico para começar um mês antes de querer começar a tentar engravidar.

Etiquetas:

sexta-feira, janeiro 06, 2006

:(

Começo a ficar preocupada.

O que li sobre pequenas perdas de sangue a meio do ciclo é tudo indicativo de que se trata de uma situação normal, mas depois li isto Spotting does NOT define the first day of menstruation. The first day of menstruation should always be the first day of actual bleeding. e fiquei muito preocupada.

Acho que quando falei disto à minha médica já há bastante tempo atrás sou capaz de não me ter explicado bem quando lhe disse "agora ao princípio vem muito poucochinho", e de isto ser afinal uma situação que requere mais atenção.

Estou preocupada comigo, com a minha saúde, a minha fertilidade e a minha capacidade para vir a ser mãe.

Etiquetas:

sangue a meio do ciclo

Há cerca de mês e meio relatei o facto de ter tido um dia um corrimento acastanhado não relacionado com o período.
Neste ciclo estou a deparar-me novamente com o que para mim não é normal.
Tenho uma tendência para desenvolver facilmente a bactéria da candida. Basicamente tenho-a sempre presente e ela aproveita a mínima hípotese para se desenvolver activamente.
Ultimamente algumas noites são cheias de comichões e ontem (depois de uma noite extremamente comichosa) reparei na toalha do banho umas manchas de sangue. Muito poucochinho, mas levemente preocupante. Durante o dia o corrimento pareceu-me ser o equivalente ao de uma infecção de candida...
Hoje também notei uma pinguita na toalha, pelo sim, pelo não, resolvi marcar logo uma consulta para a minha ginecologista. E à hora de almoço reparei que estou com o corrimento castanho. :(

Tip: Mid-Cycle Spotting
Some woman may spot a tiny bit of blood during ovulation. This is normal and occurs when the egg pops out of the ovary. If the bleeding continues for more than a day - seek the advice of your doctor.

Spotting that occurs in the middle of your cycle or spotting that occurs some ten to fourteen days prior to the start of the next cycle is normal too. This spotting may occur during ovulation. Seeing a spot of blood during ovulation is considered an excellent fertility sign. It is thought that mid-cycle spotting occurs for one of two reasons. First reason is possibly that when the egg bursts through the follicle, a little bleeding may occur. This blood will then make its way out and show up as ?spotting?. Or, during ovulation, the level of estrogens rise, and this sometimes prompts the uterus to shed a bit of lining, which shows up in the form of ?spotting.?
http://www.beyondfertility.com/art238.htm

Etiquetas:

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Ansiedade e Emoção

Não. Não é um Livro da Jane Austen. É como me sinto e tenho feito sentir. A minha mãe essa ainda não sabe de nada, mas eu sou filho da minha mãe... a esta hora ela já deve suspeitar de qualquer coisa... Estou ansioso em saber a reacção da mãe dela no sábado. Será que aprova, ou não? Seja como for estou a contar pedir a ela em primeiro lugar e depois, como manda a tradição, pedir ao Pai dela. Tenho a distinta sensação que se vão rir na minha cara... mas o futuro o dirá.

Já contei a novidade ao Jorge e à Joana. Ficaram muito contentes e deram-me de imediato os parabéns. O mais engraçado foi quando Disse à Joana que ela iria ser a minha madrinha de casamento. Disse-lhe que originalmente a minha Madrinha seria sempre uma outra amiga minha, mas como a festa do casamento está limitada a Pais, irmãos e Padrinhos eu pura e simplesmente disse-lhe que não concebia um casamento meu sem a presença deles. Disse-lhe que eles é como se fossem minha família e têm de lá estar. A Joana emocionou-se de imediato quase a chorar... foi um momento muito bonito...

Um aparte: Quando lá cheguei comecei a brincar com o Vasco a estalar a minha língua. Logo a seguir retomei a minha conversa com os pais do mesmo. O Miúdo não se fez de rogado e começou a fazer barulho e a esbracejar, a tentar chamar a minha atenção... só parava quando eu voltava a brincar com ele enquanto ele se desfazia em sorrisos... A Joana disse que foi a primeira vez que ele tentou chamar a atenção a alguém... ;)

Etiquetas:

pedir certidões de nascimento

A certidão pede-se na conservatória onde foi registada, ou então online.
Online, ou já se sabe qual é a conservatória onde fomos registados ou procura-se de acordo com a localidade em que nascemos (a naturalidade do BI).
Eu sou natural de Alvalade / Lisboa, ou seja, 7ª conservatória de lisboa.
Ontem recebi um telefonema da conservatória porque não encontram o meu registo. A senhora anda desesperada a procurar.
Há muitos anos atrás não se registavam os bebés na conservatória da localidade onde nascem, mas sim na conservatória da morada da mãe.
Eu disse que era Marvila, na Rua Vale Formoso de Cima.
A senhora perguntou-se se eu não conseguia saber qual tinha sido a conservatória ou se tinha a minha cédula. Pois... não tenho e não queria estar já a contar aos meus pais para lhes perguntar isso.
Hoje a senhora liga-me novamente, está à procura de muitos processos e a ligar a toda a gente ;). Ontem esqueceu-se de anotar que a minha mãe morava em Marvila, e voltou a despedir-se como ontem: Deixe estar, vou lá então procurar na nona!

Continuas a achar que isto é rápido amori?

Etiquetas: ,

frio na barriga, borboletas, nervoso miudinho

Liguei à minha mãe* a dizer-lhe que no próximo sábado tem que vir comigo a um sítio. Que é surpresa. Que tem que estar pronta às 10h e não se pode atrasar.
Enfim... não revelei nada, mas bastou isto para me deixar cheia de borboletas na barriga. Já ando a ensaiar o que lhe vou dizer no sábado.
Mas se fico assim por causa de um casamento, como será quando chegar o dia em que lhe vou contar que vai ser avó?


*aliás ligou-me ela a mim depois de eu ter tentado ligar várias vezes e deparar-me sempre com o telele desligado e acabar por lhe enviar um mail.

Etiquetas:

terça-feira, janeiro 03, 2006

papelada simplificada

Decidiu-se casar? Então terá de ter em atenção que a partir deste momento é desencadeado uma série de processos, mais ou menos complexos, de acordo com a cerimónia pretendida. Para poder efectivar a união tenha em conta os seguintes passos:

1. Reúna os documentos necessários, que são os seguintes:
*Bilhete de Identidade de cada um dos nubentes;
*Respectivas Certidões de nascimento, emitidas há menos de seis meses;
*Caso um dos nubentes seja estrangeiro terá de pedir na sua embaixada um certificado de capacidade matrimonial;
*No caso de não pretender casar segundo o Regime de Comunhão de Bens Adquiridos terá de apresentar a certidão da escritura ou auto da convenção antenupcial.

2. Dois a três meses antes reúna os documentos anteriormente referidos e dirija-se à Conservatória do Registo Civil para poder dar inicio ao processo de casamento.


No caso de pretender celebrar um casamento religioso ainda terá mais alguns passos a efectuar, para além dos anteriores.

*Dirija-se à Igreja onde pretende casar para preencher os papéis necessários;
*Caso um dos noivos não pertença à paróquia onde o casamento se vai realizar, este terá de obter junto do padre da paróquia da sua residência uma certidão onde confirma a "leitura de banhos" para entregar ao padre que vai celebrar o casamento;
*Após ter sido dada a autorização para que se efectue o casamento pelo Conservador, a Conservatória passa um certificado de capacidade matrimonial aos noivos, que tem de ser entregue ao padre para que o processo continue na Igreja;
*A igreja católica exige a prova de baptismo dos noivos, ou de um dos noivos, dado que já é permitido o casamento católico desde que um dos nubentes seja baptizado;
*No caso de apenas um dos nubentes ser baptizado é necessário efectuar um pedido ao Bispo para que o casamento se possa concretizar, pedido este feito pelo padre da paróquia onde o casamento se vai realizar.

http://www.e-noivos.com/

Etiquetas: ,

sem pinças!!!!!

até pode ser Giovanni Gallo ou outra cena foleira qualquer, com pinças é que não!!!! Vê-se mesmo que não prestas atenção ao "what not to wear" ;) !

calças com pinças? NO TE LO PONGAS!!!


PS. eu ofereço-te o fato se tu me ofereceres o vestido ;P

PS2. a minha primeira prova é já este sábado dia 7 (era isso ou não ter vestido)

PS3. tinha-me esquecido de um item muito importante na nossa checklist, vou actualizá-la hoje :)

Etiquetas: ,

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Oh Meu Deus...

...Eu criei um Monstro!!!! ;)

Depois da piada óbvia, a parte séria e adulta (que eu não possuo):

Comprar um Fato para o casamento prende-se com:

Fato: Não gosto de Preto. Azul parece-me inadequado. Gosto de Cinza. Um Cinza com colete da Giovannni Galli foi a minha primeira opção. Mas ela quer que seja da Boss. Não cheguei a perceber se isto era uma oferta para ela o Pagar ou não. Calças com ou sem Pinças? Ainda não sei...

Camisa: Branco está fora de questão. Azul-Cinza Claro é uma boa opção.

Gravata: Azul. O Padrão tem de ser minimamente simétrico. Não gosto de gravatas com riscas só para um lado.

Meias: Brancas com Raquetes. Ou então pretas. Ainda não decidi.

Roupa Interior: Sem roupa interior.

Sapatos: Mocassins Pretos. Sem Berloques.

Cabelo: Rapado.

Barba: Aparada.

Unhas: Roídas como sempre.

Etiquetas:

hoje

Já me informei de uma série de coisinhas burocráticas.
Já vi fotos de pousadas.
Já vi sapatos no site da camper.
Já vi centenas de vestidos de noiva (só num site vi 398...).
Já enviei um mail para as estilistas mas ainda não tive resposta.
Já contei à cátia, porque precisava partilhar todas estas coisas e ter alguém que me ajudasse a tirar dúvidas.
Tenho uma vontade gigante de contar a toda a gente, mas ainda não posso.
E já pedi uma certidão de nascimento online (veremos se é "rápido" como diz o tiago).

Etiquetas:

a noite de nupcias

Estive a ver fotos e gosto bastante da pousada de alcacer do sal (historica design)
Uma suite + 35% do quarto duplo.
Um quarto duplo €200

E claro, ADORO a pousada do Crato, mas já fica um bocadinho longe! Os preços são os mesmos.


A título de curiosidade, uma suite no lawrence's custava em 2005 €360.

Etiquetas: ,

a papelada

Civil

http://www.diasfelizes.iol.pt/artigo1.php?div_id=1999&id=355618

Três meses antes do casamento*, os noivos devem dirigir-se à Conservatória do Registo Civil da área de residência da noiva e dar andamento à papelada. Preenchem um formulário para, posteriormente, a conservatória mandar afixar os editais nas freguesias dos noivos, durante oito dias, com o objectivo de averiguar se existe algum impedimento.
Quando forem à conservatória, os noivos não devem esquecer os seguintes documentos:
- certidões de nascimento de narrativa completa e passada há menos de seis meses (peça a sua certidão na conservatória onde ficou registado o seu nascimento. Caso tenha nascido noutro país, dirija-se à conservatória dos registos centrais. Custam 15? cada).
- Bilhetes de identidade dos noivos.

Qual o Custo?
- Pelo processo de casamento - € 51
- Requerimento para a instauração do mesmo elaborado na Conservatória - € 2,99
- Por cada certidão de registo - € 15

Conservatória do Registo Civil - Montijo
Av. Dr. Paulino Gomes - Palácio da Justiça
2870 MONTIJO
Tel: 212326650 Fax: 212326659

!ADENDA!
A primeira vez que se vai à conservatória basta ir um dos noivos desde que leve ambas as certidões e os dois BI. A primeira visita serve para dar início ao processo e preencher uns papéis.
É marcada uma segunda visita para assinar os papéis a determinada hora marcada (!) e pagar pelo processo. Só depois destes papéis assinados é que é colocado o dito edital.
Aos €51 do processo + €2,99 do requerimento juntam-se ainda €16 (para algo que não percebi o que era) + €35 para o assento.
Isto faz um total de €104,99 (sem contar com o que já desembolsaram para pedir as certidões).


!ADENDA 2!
Os €16 para algo que não percebi o que era, é afinal para o documento que a conservatória prepara em como não existem impedimentos para o casamento e que tem que se entregar ao padre.



Igreja

http://www.diasfelizes.iol.pt/artigo1.php?div_id=2000&id=357588

Um dos passos iniciais é marcar um encontro com o padre da igreja onde se realizará o matrimónio.
Para se realizar um casamento católico, é necessário possuir-se comprovativos de que nada impede o matrimónio, como por exemplo a existência de um anterior casamento celebrado pela igreja.
Três meses antes do enlace, os noivos têm de entregar os mesmos documentos que são necessários para o casamento civil. Depois de preenchidos os impressos, os editais serão afixados na paróquia e ficarão a "banhos" (ou seja, expostos ao público) durante oito dias. Durante esse período, e autorizado o casamento pela conservatória, o padre também irá averiguar se há ou não impedimentos.
Se o noivo e a noiva viverem em paróquias diferentes, ambos os padres deverão ser visitados. Na igreja onde o casamento não se realizará, são necessários os mesmos documentos. Para não terem de se preocupar com estes processos burocráticos, os noivos podem solicitar que seja a igreja a tratar de todos os papéis e pagar por esse serviço.
É de esperar que o sacerdote com quem os noivos devem falar assim que decidem dar este passo indague se são baptizados e se frequentam a missa com regularidade. Um padre tem o direito de recusar a celebração de um casamento se tiver razões para acreditar que o casal não se entrega aos ideiais do casamento da igreja católica.
Não havendo impedimentos, o casal será convidado a participar em sessões de preparação para o matrimónio - CPM.


http://www.igrejacampogrande.pt/matrim.html

O matrimónio católico tem também efeitos civis, pelo que se torna necessário organizar dois processos.
O processo civil trata-se na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos.
A paróquia onde será realizado o matrimónio é da escolha dos noivos, uma vez obtida a anuência do respectivo Pároco.
O processo religioso é organizado na Paróquia da noiva; mas se o casamento for celebrado na Paróquia do noivo o processo pode aí ser iniciado.
Para o processo religioso, torna-se necessário apresentar as certidões de baptismo e os Bilhetes de Identidade.
Para comprovar o acto, deverão ser indicadas duas testemunhas, vulgarmente designados por padrinhos, os quais deverão ser maiores de idade.
As certidões (civis) só têm validade de seis meses. Concluído o processo civil o casamento tem três meses para se efectuar.


http://www.patriarcado-lisboa.pt/vida_igreja/sacramentos.htm#matrimonio

A celebração do matrimónio católico tem dois processos prévios visto que o matrimónio católico tem também efeitos civis. O processo civil trata-se na Conservatória do Registo Civil e o processo religioso trata-se habitualmente na paróquia da noiva. Se o casamento for celebrado na paróquia do noivo é conveniente tratar aí o processo. A paróquia onde será celebrado o matrimónio é da escolha dos noivos uma vez obtida a anuência do respectivo pároco.
Para o processo religioso, habitualmente só é necessário o Bilhete de Identidade dos noivos e as respectivas Certidões de Baptismo e Atestados de Estado Livre, estas últimas facilmente obtidas através da paróquia que organiza o processo. Para testemunhar o acto é necessário apresentar duas testemunhas que entre nós, vulgarmente, se chamam padrinhos.

Nome - Montijo
Diocese - Setúbal
Arciprestado - Montijo
Orago - Divino Espírito Santo
Morada - Igreja Paroquial do Divino Espírito Santo, Pr. da República
Código Postal - 2870-235
Localidade - MONTIJO
Telefone(s) - 212310401
Pároco(s) - Carlos Gonçalo da Costa Álvares Rosmaninho (carlosrosmaninho@msn.com)

Nome - Atalaia (quasi-paróquia)
Diocese - Setúbal
Arciprestado - Montijo
Orago - N. Sra. da Atalaia
Morada - Santuário de N. Sra. da Atalaia, Atalaia
Código Postal - 2870-704
Localidade - MONTIJO
Telefone(s) - 212300956
Página Web - pwp.netcabo.pt/paroquiaatalaia
Pároco(s) - Abraão Kasisa

http://www.agencia.ecclesia.pt/anuario/pesquisa_paroquias.asp

http://www.mun-montijo.pt/historia/patrimonio.htm
http://geo.ya.com/travelimages/portugal-se36.jpg


*20 de fevereiro

Etiquetas: ,

a nossa checklist

Checklist

DONE! - decida a data - 20 de Maio às 11h30
DONE! - decida o tipo de casamento - religioso
DONE! - descobrir toda a burocracia - (em post próprio) (já estão pedidas as certidões de nascimento)
DONE! - processo civil (3 meses antes do casamento)
DONE! - processo religioso (na paróquia da noiva)
DONE!- estabeleça quem vai pagar - em principio vamos nós pagar tudo
DONE!- lista de convidados
DONE!- anunciar aos pais - umas 2 semanas após a escritura da casa? previsto para o final de janeiro
- vai ter que se realizar um almoço/jantar para as duas famílias se conhecerem - costuma ser conhecido como o jantar de noivado - deve ser das primeiras coisas que os pais vão querer fazer assim que souberem a notícia, como tal convém já estarmos preparados
DONE! - anunciar aos amigos - se calhar a viagem a londres fica para outra altura e contamos aos amigos na minha festa de aniversário a 10 de fevereiro, vamos estar a 3 meses da cerimónia
DONE! - em que igreja quer realizar - existem várias possibilidades, está em primeiro lugar a da Atalaia (santuário de nossa sra atalaia - atalaia - montijo)
DONE! - locais para recepção - não vai haver pos-festa apenas um almoço/jantar para a família mais chegada (pais. irmãos e padrinhos), se a cerimónia for na atalaia este almoço/jantar pode ser no nobre Está decididissimo... falta ir lá marcar (lá para o início de maio)
DONE! - escolha o fotografo - não queremos fotografo teremos que arranjar quem queira tirar fotos ou distribuir descartáveis - O tiago sugeriu dar a LCA ao Jorge e eu quero convidar a Sofia, falta escolher quantas e quem vão ser as pessoas com descartáveis, pela piada era giro o João Miguel tirar umas fotos
- decida o tipo de transporte - é-me indiferente, o meu pai leva-me
DONE! - comece a pensar no vestido de noiva - big problem :) um vestido tradicional ou algo que se possa voltar a usar mais tarde? Tenho algumas ideias para saia + top, mas vou precisar de costureira (A não esquecer: something old, something new, something borrowed and something blue)
DONE! - os sapatos - uns babies da camper, brancos ou a combinar com uma cor do vestido
DONE!- a cerimónia religiosa - queremos curta, sem missa
DONE! - convites de casamento - vão ser feitos por mim (50 convites até 10 fev!)
DONE! - lua de mel - 2 weeks, all included, local por decidir - Bahia Principe Akumal - junior suite - all inclusive - 1 week
- noite de nupcias - local por decidir, possivelmente uma pousada historica, palmela por exemplo (uma suite em maio nesta pousada custa por noite €270 / um quarto duplo custa €200)
- menino das alianças - é o joão
- fato do noivo - isto é com ele
- flores para a cerimónia - como vai ser o meu bouquet? a cor vai depender das cores que utilizar no vestido, se o vestido for todo branco/bejes as flores poderão ser azuis, laranja, tulipas amarelas... mas tinha pensado numa saia com tons de rosa... decorar a igreja???
DONE! - escolha as alianças
DONE! - faça a lista de prendas - (ikea!)
- bolo? - se houver tem de ser bolo do chocolate com recheio de brigadeiro
- enviar os convites - quando?
- cestinho das alianças (a fazer por mim)


O nosso casamento

Cerimónia curta na igreja, para a qual convidamos a nossa lista curta de convidados. Não há típica festa após a cerimónia, apenas um almoço/jantar para o núcleo principal: os noivos, os pais, os irmãos e os padrinhos (14-16 pessoas)

Etiquetas: