Lilypie 1st Birthday Ticker

quarta-feira, novembro 30, 2005

Tenho sonhado imenso...

Todas as noites sonho. Isto por si só já é extraordinário, mas torna-se ainda mais estranho sabendo que o tema é sempre o mesmo. Noite após noite o meu inconsciente prepara-me estórias e mais estórias sobre bebés e gravidezes. Geralmente são sobre bebés e gravidezes à minha volta, mas de vez em quando é um bebé para eu cuidar e ontem pela primeira vez sonhei que estava grávida. Uma grande barriga achatada (ao invés de bola de futebol) e dizia eu no sonho que estava prai com 3 a 4 meses e tinha descoberto há pouco tempo que estava grávida. Ora eu vou passando fases em que sinto mais aquela urgência de ser mãe, e agora por acaso até estou numa daquelas fases muito calmas, em que não se sabe muito bem quando nem se alguma vez acontecerá. Mas essa é definitivamente a parte psicológica da coisa, serão os sonhos uma urgência física? Ou será tudo ao contrário? Anyway... todas as noites estórias de mães, gravidezes e bébes estão na minha cabeça!

Etiquetas:

segunda-feira, novembro 28, 2005

e ao 1º dia do ciclo (26/11)...

... como um relógio, o período lá apareceu. Nem podia ser de outra maneira, resta aquele dia estranho com um corrimento fora do normal.

Etiquetas:

sexta-feira, novembro 25, 2005

antes que me esqueça

No dia 22 do ciclo deste mês (na noite de 16 para 17 de novembro) tive um pequeno corrimento castanho como se o período estivesse a chegar nos dias seguintes. Achei que era um ciclo muito curto mas não liguei muito. Entretanto chegamos ao dia 30 do ciclo e período nem vê-lo... Duvido muito que esteja grávida, até porque não houve grande possibilidade para tal, mas preocupa-me estes ciclos descontrolados com atrasos e corrimentos a meio do ciclo. Anyway, atrasado ele ainda não está, é esperar para ver.

Etiquetas:

sexta-feira, novembro 18, 2005

:D

Hoje, às 17h38 o meu telemóvel manifesta-se e diz que lhe chegou uma mensagem escrita. Peguei nele e tinha à minha espera uma mensagem da Regina, amiga desde os meus 2 anitos e com quem tenho andado a tentar contactar no último ano sem sucesso, basicamente a rapariga nunca me atende o telefone! Mais surpresa ainda tive quando li a dita mensagem. Li e reli, aquilo parecia-me uma brincadeira, totalmente inacreditável. Tão inacreditável que contra o meu "better judgement" tive imediatamente que lhe ligar (aleluia! e desta vez ela até atendeu).

Reza assim a mensagem: O gustavo mia em vez de chorar, faz caretas feias, e - confirma-se! - tem o nariz do pai. Mas dorme como um colo e, garantem os pais babados, é o bebé + lindo.

Nasceu hoje às 3 da manhã, está tudo bem, a voz da mãe era de felicidade absoluta, e nasceu de parto natural, na MAC.


(até tremo de tanta emoção, apetece-me contar a toda a gente!!!!)

Etiquetas: ,

quinta-feira, novembro 17, 2005

:|

Começo a sentir-me como a Carrie quando experimentou um vestido de noiva horroroso e teve um ataque de ansiedade tão grande que lhe provocou uma reacção alérgica... Eu não ando a programar casamentos ok? É que aquele típico casamento com as montanhas de convidados, o vestido, as quintas, as ementas, etc, etc... simplesmente não é para mim. Não, não e não!

... e por isto o pormenor de andarem por aí a espalhar o boato de que eu ando a falar sobre casamento até me dá arrepios, pô! eu só não quero é que as crianças sejam filhas de mãe solteira...

Etiquetas:

A Pergunta

Eu: "Jorge, quando me começam a falar em casamento... é grave?"

Etiquetas:

quarta-feira, novembro 16, 2005

amoriiii....

(vê-se logo que vou pedir qualquer coisa, não é?)

...olha... eu sei que isto parece tremendamente antiquado, só que eu até sou uma menina tradicional, por isso quando eu engravidar, ou até antes disso, tu casas-te comigo, não é? É que eu não quero que os nossos filhos sejam registados como filhos de mãe solteira.

Etiquetas:

segunda-feira, novembro 14, 2005

eu voto em gaijo!

No outro dia sonhei com a cátia. Fui vê-la e estava muito sorridente. A barriga já grandita e eu pus a minha mão na barriga dela e senti o bebé a mexer :)
Acho que vem aí um André... mas daqui por umas semanas já me confirmas, né?

Etiquetas: , ,

sexta-feira, novembro 11, 2005

future reference

http://www.dgert.msst.gov.pt/legislacao_seguranca/dec-lei_194_96.htm

Etiquetas: ,

quarta-feira, novembro 09, 2005

Protecção no despedimento

A cessação do contrato de trabalho de trabalhadoras grávidas, puérperas ou lactantes, promovida pela entidade empregadora, carece sempre de parecer prévio da entidade que, no âmbito do Ministério do Trabalho e da Solidariedade, tenha competência na área da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
O despedimento de trabalhadoras grávidas, puérperas ou lactantes presume-se feito sem justa causa.
O parecer referido deve ser comunicado à entidade empregadora e à trabalhadora nos 30 dias subsequentes à recepção do processo de despedimento pela entidade competente.
Se o parecer for desfavorável ao despedimento, este só pode ser efectuado após decisão judicial que reconheça a existência de motivo justificativo.
É nulo o despedimento de trabalhadora grávida, puérpera ou lactante caso não tenha sido solicitado o parecer, cabendo o ónus da prova deste facto à entidade empregadora.
A suspensão judicial do despedimento de trabalhadora grávida, puérpera ou lactante só não será decretada se o parecer for favorável e o tribunal considerar que existe probabilidade séria de verificação do motivo justificativo.
Se o despedimento de trabalhadora grávida, puérpera ou lactante for considerado inválido, esta tem direito, em alternativa à reintegração, a uma indemnização em dobro da prevista na lei geral ou em convenção colectiva aplicável, sem prejuízo, em qualquer caso, de indemnização por danos não patrimoniais.

Etiquetas: ,

Dispensa para amamentação e aleitação

A mãe que, comprovadamente, amamenta o filho tem direito a ser dispensada em cada dia de trabalho por dois períodos distintos de duração máxima de uma hora para o cumprimento dessa missão, durante todo o tempo que durar a amamentação.
No caso de não haver lugar a amamentação, a mãe ou o pai trabalhador tem direito, por decisão conjunta, à dispensa referida no número anterior para aleitação até o filho perfazer um ano.
Para efeitos de dispensa para amamentação, a trabalhadora deve comunicar à entidade patronal, com a antecedência de 10 dias relativamente ao seu início, que amamenta o filho e apresentar atestado médico que o confirme.
Se a mãe não amamentar o filho, a dispensa para aleitação até o filho completar 1 ano pode ser exercida pela mãe ou pelo pai que exerça actividade profissional, ou por ambos, conforme decisão conjunta e sem exceder a duração referida infra, devendo o titular em qualquer caso:

- Apresentar documento de que conste a decisão conjunta;

- Declarar qual o período de dispensa gozado pelo outro progenitor, sendo caso disso;

- Provar que o outro progenitor informou a respectiva entidade patronal da decisão conjunta.

Etiquetas: , ,

Artigo 72.o Dispensa para consultas pré-natais

1 - Para efeitos do n.o 1 do artigo 39.o do Código do Trabalho, a trabalhadora grávida deve, sempre que possível, comparecer às consultas pré-natais fora do horário de trabalho.
2 - Sempre que a consulta pré-natal só seja possível durante o horário de trabalho, o empregador pode exigir à trabalhadora a apresentação de prova desta circunstância e da realização da consulta ou declaração dos mesmos factos.
3 - Para efeito dos números anteriores, a preparação para o parto é equiparada a consulta pré-natal

O direito à dispensa do trabalho efectiva-se sem perda de remuneração e de quaisquer regalias.


(for future reference)

Etiquetas: ,

tic tac

No outro dia o tiago namorava a ideia de termos filhos com idades muito próximas dos filhos dos amigos, por exemplo o vasco que nasceu no final de agosto, ou o bebé da cátia que deverá nascer lá para maio do próximo ano.
Eu mais uma vez disse que isso me parecia impossível, ainda com a nuvem do possível regresso ao desemprego sobre mim. Ele concordou porque sabe que o dinheiro é importante... mas não ficou muito convencido.

Agora sou eu que pareço estar a mudar de ideias... e já me agrada a ideia de vir a engravidar tipo... daqui por 2 ou 3 meses (é giro como isto muda... primeiro era lá para agosto/setembro 2006, depois ficou para nunca num momento de desespero e agora já estou em janeiro/fevereiro 2006).

Se por um lado continua a assustar-me a perspectiva de não me renovarem o contrato (seja por estar grávida ou por me vir a tornar efectiva) e o bom senso dizer-me que se calhar devia viver com o tiago pelo menos uns meses antes, por outro cada vez acho mais que agora é a hora certa, que não importa o que aconteça tudo se vai resolver e que vamos ser muito felizes. E claro, também ajudou a minha mãe ter sugerido que deviamos abrir uma loja e eu ter respondido imediatamente que se não me renovassem o contrato faziamos logo isso... não sei bem é como nem o que vai ser.

No fundo parece-me um deja vue como com a compra da minha casa*... esperar até quando? O tempo para viver não é agora? E depois... sei lá se conseguimos engravidar logo... não seria boa ideia começar a tentar nos próximos tempos?

*(comprei a casa, a meio do processo perdi o meu emprego... tudo se resolveu :) )

Etiquetas:

segunda-feira, novembro 07, 2005

o ingrediente secreto

Dizem que os bebés têm uma série de coisinhas instintivas, o mamar, o agarrar com força, mas nós os adultos também temos um instinto qualquer, ou isso ou os bebés vêm carregadinhos de um ingrediente secreto.

Esse ingrediente secreto é o que faz amá-los perdidamente, pegar-lhes ao colo e mesmo que pesem nos braços, já não os conseguir largar.

Sentir que não os podemos largar, eles estão tão bem ali no nosso colinho, não os podemos pôr no berço ou na espreguiçadeira outra vez, não é?

E depois têm aquele cheirinho, aquela pele tão macia, o cabelinho fininho... tudo a pedir para nunca os largar e enchê-los de muito mimo.

Tá quase oriana, tá quase.

Etiquetas: